segunda-feira, 10 de novembro de 2014

As Tartarugas Ninja (2014) - Um bom Recomeço!

Queridos amigos (humanos e quelônios)!

Este fim de semana vi um filme que eu estava ansioso pra assistir desde seu anúncio: As Tartarugas Ninja! Quem acompanhou o sucesso estrondoso do desenho na década de 80 e suas simpáticas adaptações para as telonas na década de 90 não poderia deixar de estar ansioso pra ver o retorno dos comedores de pizza, ainda mais com nossa tecnologia atual.

Lindão!!!!!!!!!!!!!
As Tartarugas foram criadas em 1984 por Kevin Eastman e Peter Laird nos quadrinhos pela editora Mirage Comics e alcançou o auge da popularidade com seu desenho animado em 1987 (durou 9 anos). Elas tiveram várias versões em séries animadas, filmes, quadrinhos e desenhos. São um fenômeno da cultura pop. Nos quadrinhos elas eram mais sérias e violentas, mas com o desenho animado ficaram mais leves, engraçadas e divertidas. Este filme de 2014 mescla todo esse universo num só.

As ruas de Nova York são assoladas por um grupo de criminosos que não deixam pistas chamados de Clã do Pé (porque passam por cima de qualquer um sem piedade) liderados pelo misterioso Destruidor. A aspirante à repórter April O'Neil tenta investigar as atividades do clã e acaba esbarrando com seres estranhos que os combatem: 4 tartarugas de 1,80, ninjas, que foram ensinadas por um rato gigante (Mestre Splinter) e pretendem acabar com os crimes na cidade. As 4 Tartarugas Ninja (Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello) se unirão à April e darão trabalho ao Clã do Pé.

April no centro cercada pelas Tartarugas
A história básica é essa. O filme é muito bom, possui ótimas cenas de ação, muito bom humor, referências ao mundo pop e é um ótimo divertimento. A origem das tartarugas é levemente alterada (não existe o Ooze, mas ao menos elas não são alienígenas como Michael Bay havia sugerido nos primeiros boatos sobre o filme que deixaram os fãs histéricos). Megan Fox é linda demais, mas colocar April com muito foco e ainda colocar ela ligada à origem dos nossos heróis foi algo um tanto quanto desnecessário, porém não altera tanto a história do filme em si.

O Destruidor é sombrio e sério. Sua armadura meio robotizada funciona muito bem e é muito bonita. O visual das Tartarugas, tão criticado por muitos (inclusive por mim mesmo) incomoda apenas nos primeiros minutos de filme, mas logo depois nos acostumamos e passam despercebido. As expressões faciais conseguidas com a captura de movimentos fizeram a diferença e ficaram ótimas. Raphael (sisudo e precipitado - sempre foi meu favorito), Leonardo (líder e concentrado), Donatello (mais nerd do que nunca, com direito à óculos e tudo) e Michelangelo (o malucão beleza de sempre) são bem inexperientes e tomam vários cacetes de respeito do Destruidor ao longo do filme. O duro é engolir que Splinter aprendeu toda sua arte marcial através de um livro que ele encontrou nos esgotos e ainda ensinou seus "filhos" através dele.

Destruidor encara Mestre Splinter
Destaco aqui as cenas de perseguição na neve e a luta final contra o Destruidor. São animais! Entre os atores que fizeram a captura de movimento e dublaram as tartarugas, destaco Alan Ritchson (Raphael) que fez Aquaman em "Smallville". O bicho é forte!

Pra quem ainda não assistiu ao filme por falta de tempo ou por "preconceito", deixem isso de lado e assistam porque não irão se arrepender. Como escrevi no começo, é diversão garantida. Agora é só esperar por uma sequência e que esta não demore muito. E como diria Michelangelo: "Santa tartaruga"!!!

Os atores que fizeram a captura de movimento e dublaram os heróis
Um grande abraço!


Um comentário: