sábado, 26 de março de 2022

THE BATMAN: o melhor Batman de todos? (SEM SPOLIERS)


Ainda em 2017, quando anunciaram que um novo filme do Batman estava a caminho, eu fiquei bastante entusiasmado. Eu, como fã do personagem desde os 7 anos, sentia que ,finalmente, iria ver o Batman como sempre sonhei nos cinemas: um Batman mais próximo das HQs, e apesar de eu ter gostado muito de alguns filmes do Batman do passado (não todos), ainda não era o Batman que eu sempre esperei. O Batman do Ben Affleck, de Batman vs Superman, era o que tinha chegado mais perto disso pra mim e um filme solo desse personagem, chamado The Batman, com o próprio Affleck, na direção estava sendo encaminhado.




O tempo foi passando, e depois de inúmeros problemas envolvendo Warner, Zack Snyder, Joss Whedon e o próprio Ben Affleck, o projeto The Batman acabou indo parar nas mãos de Matt Reeves, que decidiu por um novo reebot, sem ligação com o "Snyderverse" ou o DCU. Daí, então, veio o anúncio de que o Batman agora seria interpretado pelo Robert Pattinson. 

Eu disse: "O QUE?? COMO ASSIM, ROBERT PATTINSON??? ELE NÃO TEM NADA A VER COM BATMAN!". É, meus amigos... Queimei feio a língua e estou imensamente feliz por isso, porque The Batman era o Batman que eu esperei pra ver a minha vida inteira no cinema, tanto que fui outras três vezes rever o filme, que, apesar das três horas de duração, sequer vi o tempo passar. 

Em The Batman, temos o lado detetive do personagem sendo explorado como nunca antes visto em nenhum filme; a história que tem várias influências de Batman: o Longo Dia das Bruxas e Batman: o Impostor, mostra o serial killer Charada matando o prefeito e várias pessoas importantes da cidade de Gotham, e cabe ao Batman, com ajuda do tenente Jim Gordon, solucionar esse mistério, que envolve corrupção, conspiração, e segredos que podem mudar pra sempre a vida de todos, incluindo a do próprio Batman.









Matt Reeves, com o seu The Batman, foi o único que teve a coragem de mostrar, sem cerimônia nenhum,a quem o Batman realmente é: um ser atormentado, que sofre de sérios problemas psicológicos, pois um sujeito que sai toda noite vestido de morcego pra espancar bandidos não é uma pessoa normal, e a impressão que eu sempre tive dos outros filmes é os diretores anteriores meio que tentavam justificar isto, como se tentassem dizer que "não é bem assim". Até mesmo o superestimado Nolan com sua "abordagem realista", parecia que tinha vergonha de mostrar o símbolo do morcego no bat-traje, pois mal dá pra enxergar. 

Em The Batman, a loucura e a excentricidade são abraçadas como nunca visto antes; o Batman aqui tem uma pegada à lá "Michael Mayers", da franquia Halloween, da forma que chega caminhando "do nada" e assustando criminosos. Robert Pattinson, que foi extremamente criticado (inclusive por mim) entrega um Batman extraordinário, e, sim, ROBERT PATTISON É O MELHOR BATMAN DO CINEMA, no meu entender. Muitos criticam o seu Bruce Wayne ser depressivo e que não é aquele playboy milionário debochado, que sai com várias modelos ao mesmo tempo e etc. 

Muitos que criticam parecem não entender, até hoje, o que é o Bruce Wayne: que o Bruce é o disfarce e que Batman é sua verdadeira personalidade; então, aqui temos um Batman com apenas 2 anos de carreira e que ainda não desenvolveu o "personagem playboy Bruce Wayne" como seu disfarce. Todos os personagens estão incríveis, porém quem me chamou atenção foi o Pinguim do Colin Farrell, que está irreconhecível. 

Você não vê Colin Farrell no filme; você vê o Pinguim dos quadrinhos na tela. É simplesmente uma experiência indescritível ver um personagem de quadrinhos ganhando vida, de forma tão perfeita! Zoë Kravitz, pra mim, já é melhor Mulher Gato do cinema: linda, sensual e sexy sem precisar ser vulgar; o Charada, por mais que critiquem o seu visual, baseado no assassino do Zodíaco, funciona perfeitamente nessa visão do Matt Reeves. Paul Dano faz um trabalho maravilhoso e o seu Charada realmente é assustador.






Não poderia deixar de falar do Batmóvel. Afinal de contas, o que seria do Batman sem o possante mais famoso da cultura pop? E aqui, meus amigos, temos, simplesmente, um Dodge Supercharger 1969 totalmente adaptado, mais imponente e mais intimidador do que seus antecessores. Matt Reeves conseguiu transformar o Batmóvel em um demônio de metal sobre rodas no melhor estilo "Christine: o Carro Assassino": a cena da sua primeira aparição é simplesmente surpreendente, e me causou um misto de sentimentos que não tem como descrever em palavras; só assistindo pra saber. 

Enfim, diante de tudo isso, posso concluir que The Batman é o melhor Batman de todos os tempos, pois foi o único filme que apresentou quem o personagem realmente é, e, por isso, disse que esse era o Batman que esperei a minha vida inteira! Obrigado, Matt Reeves, e me perdoe, Robert Pattinson: você conseguiu calar minha boca e queimou minha língua, assim como Michael Keaton fez, há 33 anos atrás, com o pessoal que o criticava, pedindo a sua demissão. Parece que intérpretes do Homem Morcego sendo criticados não são algo novo na história da cinematografia.





Até a próxima, meus amigos!



Maluco?? Eu não sou maluco!!!

Só para não perder a piada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário