quinta-feira, 20 de maio de 2021

Filmes: Mortal Kombat (2021)

Um dos pôsteres do novo filme

Qual pessoa na face da Terra que na década de 90 não jogou Mortal Kombat aí? Seja no arcade ou nos consoles, o jogo de luta com extrema violência e muito sangue pirou a cabeça dos gamers mundo afora. A febre foi grande e rendeu vários jogos do que veio a se tronar uma grande franquia, rendendo revistas em quadrinhos, brinquedos, colecionáveis, desenhos animados, filmes e série de TV. Eu fui ao cinema, na época, para assistir encantado à Mortal Kombat - O Filme (1995) e torcendo o nariz ao extremo quando assisti à Mortal Kombat - A Aniquilação (1997). Após o fracasso da sequência de 1997, a Warner vinha prometendo um novo filme do jogo, com mais verossimilhança com a franquia de games desde 2010. Oren Uziel foi contratado para desenvolver a história, após a boa recepção que teve na internet com seu curta chamado Mortal Kombat: Rebirth (2010). Em 2015, James Wan foi oficializado como produtor do novo filme e em 2016Simon McQuoid, foi contratado como diretor do filme. As gravações ocorreram somente em 2019 e o filme, foi finalmente lançado para alegria (ou ódio) dos fãs em 8 de abril de 2021 nos cinemas internacionais, e em 23 de abril de 2021 nos cinemas americanos, simultaneamente com o lançamento na HBO Max.

A grande rivalidade: Scorpion VS Sub-Zero (ou Hanzo VS Bi-Han)

Para quem conhece a história dos jogos, pelos menos os dois primeiros da franquia, a premissa aqui do novo filme é a mesma: um torneio de lutas aonde os participantes se enfrentam para derrotar seu inimigo. Ponto. Esse é e sempre foi a premissa básica de Mortal Kombat. É um torneio de porrada! Lógico, que ao longo dos anos, a história foi ganhando peso e foi se encorpando. Os personagens passaram a ter um passado e objetivos diferentes. Pescando um pouquinho de cada época da franquia, mas com os pés bem fixos nos primeiros jogos, o filme nos apresenta Lord Raiden (Tadanobu Asano), reunindo os campões da Terra para protegê-la da invasão dos combatentes de Outworld, que pretendem dominar nosso planeta. Pelas regras do Mortal Kombat, o lado que vencer 10 torneios consecutivos será o grande campeão e assumirá o controle do lado perdedor. Com suas trapaças e armações, Shang Tsung (Chin Han) e seus comparsas já venceram 9 torneios em sequência e farão de tudo para alcançarem a tão esperada décima vitória, custe o que custar.

Da esquerda para direita: Cole Young, Sonya Blade, Jax, Scorpion, Sub-Zero, Shang Tsung, Mileena e Kabal

Basicamente, o filme é mais uma história de origem para a rivalidade mais intensa da franquia, quiçá, dos jogos de lutas: Sub-Zero e Scorpion. Mortal Kombat já começa seu primeiro frame mostrando o clã de Hanzo Hasashi (Hiroyuki Sanada) sendo dizimado por Bi-Han (Joe Taslim), no passado. A luta entre os futuros Scorpion e Sub-Zero, respectivamente, já é um show a parte de coreografias, ação e muito sangue. Após esse combate intenso, o filme avança para os dias de hoje e somos apresentados à vários personagens clássicos da franquia: Sonya Blade (Jessica McNamee), Kano (Josh Lawson), Jackson "Jax" Briggs (Mehcad Brooks), Liu Kang (Ludi Lin), Kung Lao (Max Huang), Mileena (Sisi Stringer), Nitara (Elissa Cadwell), Kabal (Daniel Nelson), além de Reptile e Goro, ambos feitos em CGI. 

Cole Young, o novo personagem, que se não existisse, não faria falta

Como escrevi acima, o novo filme é todo amarrado pela rivalidade entre os ninjas, mas temos um novo personagem, introduzido apenas nos cinemas, para conectar toda a trama. Cole Young (Lewis Tan), um lutador frustrado de MMA, que se vê envolvido no meio da batalha entre Reino da Terra e Outworld. Aqui, quem possui o símbolo do dragão (o logo do MK) é o escolhido para defender a Terra, e Cole é um desses guerreiros. Temos aqui a origem contada, como já escrevi anteriormente, de Sub-Zero, Scorpion e Jax. Destaco aqui Josh Lawson, que entregou um Kano sarcástico, bronco, preconceituoso e durão. Ele é o alívio cômico do filme e faz o papel do "homem comum" no meio de seres especiais. Suas falas são as melhores do filme e o bicho é bom de pancada.

Tem Goro? Tem sim, senhor!

O filme é muito bom e entrega tudo o que os fãs queriam ver da franquia: boas lutas, muito sangue, fatalities, animalities, frases do jogo, caracterização perfeita, magias e um belíssimo gancho para uma sequência. Muitos fãs não gostaram do filme e torceram o nariz, pois reclamavam de não existir um roteiro na nova película. Ora, bolas. Qual roteiro existia no primeiro jogo de Mortal Kombat? E no segundo? Era porrada, como escrevi lá no segundo parágrafo. A trama foi totalmente coerente com a história da franquia e pode evoluir mais em um segundo filme.

Liu Kang e Kung Lao

Meus únicos "poréns", que não influenciam em nada no gostar mais ou menos do filme, para mim, foi a forma animalesca de Reptile, ao qual eu prefiro mais a versão humanóide de ninja mesmo. O outro é Cole Young, que é um personagem que não faria nenhuma falta no filme. Ele poderia ter sido substituído por qualquer outro personagem da franquia que estaria de boa. O último porém meu, vai para a rivalidade entre Sonya e Kano. Na franquia dos jogos essa rivalidade é intensa, pois Kano matou o ex-parceiro de Sonya e ela queria vingança. Já no filme, houve a rivalidade sim, mas parecia mais algo de um não ir com a cara do outro. Pra mim, pareceu mais "superficial" o motivo da rivalidade do que na franquia de jogos. Não que isso atrapalhe o filme, de modo nenhum. São apenas pequenas cismas minhas. Ah! E a música tema do filme de 1995 é muito melhor do que a nova versão feita para esse novo filme.

O novo Raiden na área

Sugiro que todos que gostam de um bom de filme de artes marciais, lutas bem coreografadas, muita ação e, ainda por cima, é fã de Mortal Kombat, que assista ao novo filme. Dê uma chance ao novo Mortal Kombat e tirem suas próprias conclusões, não vão pela cabeça dos outros ou pela opinião alheia. Assistam. Escolham de que lado ficarão, Terra ou Outworld e mergulhem de cabeça na história, pois é diversão garantida.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário