quinta-feira, 1 de abril de 2021

TOP 5: Personagens mentirosos na indústria cinematográfica




Se tem uma coisa que aprendemos é que a verdade deve ser dita, independentemente de doer ou não; não é mesmo? Desde criança somos ensinados em falar a verdade e como ela deve ser clara e direta, mas a mentira ainda é algo que faz parte de algo quase universal, ainda que não seja o melhor caminho. Hoje, 1º de Abril, é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos: aquele dia em que todos gostam de pregar uma pegadinha (Pegadinha do Mallandro..Guguiéié), contar mentiras apenas por diversão. 

A origem do Dia da Mentira começou na França, por volta do século XVI, o Ano Novo começava no dia 25 de Março e ia até o dia 1º de Abril, assim as pessoas começaram a debochar e a fazer brincadeiras para aqueles que consideravam o dia 1º de Abril como ano novo, sendo assim taxados como "bobos", pois falavam de algo que não era verdadeiro.

Depois de todo esse contexto VERDADEIRO sobre o DIA DA MENTIRA, resolvi separar aqueles personagens MENTIROSOS na indústria cinematográfica que tenho certeza que você já viu por aí, se enrolando em suas redes de mentiras. Então, "chega de mentiras, de negar o meu desejo"... Ops, não é esta música, não! Bora lá falar da lista!!


5) A Família Kim, do filme Parasita: Formado por Ki-Taek, Chung-sook, Ki-Jung e Ki-Woo, a família Kim passando aquele perrengue desempregado e sem ter o que fazer, já no início do filme, podemos ver a família tentando pegar alguns bicos como montar embalagens de pizzas e, ainda sendo mal remunerados, a situação começa a mudar quando o filho Ki-Woo recebe uma indicação de um amigo que não podia comparecer ao trabalho para ministrar aula de inglês, mesmo sem saber nada, para a filha de uma importante burguesa. 

Woo percebe então que a família Park e que a matriarca confia cegamente nas indicações, desde então o primogênito começa a pensar em "cargos" para que toda família consiga entrar na casa da família rica somente pelas mentiras; a lábia era tão grande que eles conseguiram até demitir funcionários de anos na casa por suas falsas verdades. Lógico que, no fim do filme, só podemos esperar muita gritaria e confusão.



4) Fltetcher Reede, de "O Mentiroso": Esse é aquele típico cara que vive nas mentiras tanto em sua vida profissional quanto pessoal. Tanto é, que seu filho faz um desejo para que o pai não faça isso, no dia de seu aniversário, enquanto sopra as velhinhas. 

Fletcher também não tem limites para a mentira no trabalho; a todo custo está mentindo para o seus clientes e chefes, inclusive usa isso para lucrar em sua profissão. Um longa que garante boas gargalhadas e uma ótima reflexão sobre as mentiras.



3) Aladdin, de Aladdin (1992): Um humilde ladrão que se apaixona pela princesa Jasmine ao olhar pela primeira vez, tem sua vida mudada quando um Gênio lhe concede três desejos. Já em seu primeiro pedido, Aladdin pede para que o sábio da lâmpada lhe transforme em um príncipe com o nome de Príncipe Ali. 

Desde então, aproxima-se da princesa, e Aladdin tem sérios problemas de se assumir como ladrão e sua verdadeira identidade, e cada vez mais tendo de mentir, afirmando para a princesa que sempre foi um príncipe, mas que, às vezes é necessário ter que andar disfarçado por Agrabah.




2) Ferris Bullers, de "Curtindo a Vida Adoidado": Quem nunca quis dar aquela mentirinha para matar aula? Pensando nisso, Ferris cria toda uma situação com seus pais e com o diretor da escola para poder ter seu dia de folga. Ferris mente de maneira descarada para poder se divertir por um dia, junto de seu melhor amigo, Alan, e da namorada, Mia. 

O dia rende muita confusão: além de acelerar fundo em uma Ferrari, o protagonista ainda canta Twist and Shout de Beatles em um desfile na Times Square. Enquanto Ferris se diverte, o diretor do colégio (e a própria irmã de Ferris) ficam fulos da vida em desconfiar dos passos de Bullers e que há muita mentira envolvida nisto.




1) Pinóquio, de Pinóquio (1940): Ele era só um boneco feito de Pino, ganhou a Consciência por um Grilo e mesmo assim não aprendeu que quando conta uma mentira faz o nariz crescer, como consequência. Pinóquio entrou em muitas confusões por causa de suas mentiras. Primeiro ao parar em um show de teatro de Bonecos feito por Strombolli, mas quem mentiu para que Pinóquio caísse no golpe foram os charlatões: a raposa João Honesto e o gato Gideão

O objetivo era só o boneco ir para a escola, aprender valores e princípios, mas Pinóquio deu uma de Ferris Bullers e ainda foi parar na Ilha dos Prazeres, como se fosse um Parque de Diversão. Porém, a tal ilha tinha o intuito de transformar as crianças em burros. Enfim, Pinóquio é aquele filme para aprender a não mentir e reforçar as questões de princípios e valores.




E você? Curtiu os nossos mentirosos? Faltou algum? Deixe aí nos comentários e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário