segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Séries: Cobra Kai (1ª Temporada) (2018)

Poster da 1ª temporada

Duas séries
estão dominando a roda de assuntos nerds atualmente, e não é pra menos! Cobra Kai e The Boys estão deixando os fãs enlouquecidos a cada novo episódio assistido pelo público. Realmente ambas as séries são fantásticas, divertidas e possuem muitas mensagens para nos passar, mas hoje, irei falar da primeira que citei neste texto: Cobra Kai. Inspirado no filme Karate Kid de 1984, a série foi criada por Josh Heald, Jon HurwitzHayden Schlossberg, e acompanha a vida de Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johhny Lawrence (William Zabka) 34 anos após os eventos ocorridos no filme de 1984. A lista de produtores executivos da série é bem extensa, mas entre eles estão nomes como Will Smith, e os próprios protagonistas, Ralph Macchio e William Zabka. A série surgiu no YouTube Premium em 2 de maio de 2018, teve 10 episódios com duração média de 28 minutos cada, mas em agosto de 2020 migrou para a Netflix.

Johnny e Daniel se reecontram 34 anos depois

Cobra Kai acompanha a vida de Johnny Lawrence (Zabka) e de Daniel Larusso (Macchio) 34 anos após a final do torneio de Karatê Sub-18 do filme Karatê Kid (1984). Johnny tornou-se um alcoólatra, não se dá bem com seu filho, é divorciado, ele é um perdedor, que vive de bicos e tem uma vida sem nenhuma perspectiva. A derrota para Daniel vive atravessada em sua garganta até hoje em dia. Para piorar, seu eterno adversário e rival, Larusso (Macchio), possui uma vida totalmente oposta da sua. Daniel é um empresário de sucesso com uma concessionária de carros com várias filiais, possui muita grana, uma família amorosa e é considerado uma espécie de herói regional pela sua vitória no torneio de karatê de anos atrás. 

Cobra Kai e seus alunos

Por ironia do destino, Daniel e Johnny acabam se encontrando 34 anos depois e a rivalidade retorna com força total, quando Johnny decide reabrir o velho dojo do Cobra Kai, após ajudar um menino chamado Miguel (Xolo Maridueña), que estava apanhando para um grupo de valentões. O filho rebelde de Johhny, Robby (Tanner Buchanan) acaba se envolvendo na família Larusso, a filha de Daniel, Samantha (Mary Mouser) se envolve com Miguel, e tudo isso só serve para alimentar ainda mais a rivalidade e o ódio que existe entre os eternos rivais, Daniel e Johhny.

Daniel ensina o Miyagi-Do para Robby

O grande lance da série, além de toda a nostalgia para os fãs da franquia (o primeiro filme é citado e sempre é mostrado partes dele, e até mesmo o início do segundo filme também) é mostrar a visão que Johhny tem de todo o ocorrido. Claro, praticamente Cobra Kai mostra a visão de Johhny, um cara durão, com uma vida difícil, que teve seu mundo "destruído" por uma derrota no passado. Seu antigo mestre, sensei Kreese (Martin Kove), ensinou o caminho errado das artes marciais para ele, caminho esse que é o lema e o norte do Cobra Kai até os dias de hoje: sem misericórdia, atacar primeiro e atacar com força. Com tudo isso junto, é interessante ver um Johhny mais "maduro" hoje em dia, com seus alunos de karatê formados por nerds e perdedores, justamente o tipo de gente com quem ele fazia bullying no passado. 

Aisha, sofreu bastante pelo seu peso

É muito interessante ver como os garotos que sofrem bullying vão sendo moldados e modificados com os treinamentos do Cobra Kai. Até mesmo Miguel, um menino doce e tímido, vai se modificando ao longo da temporada. Outro grande exemplo disso são Aisha (Nicole Brown) e Eli (Jacob Bertrand). Aisha é gordinha e impopular. Ela era a melhor amiga de Samantha, até que foi deixada de lado e ridicularizada por todos na escola. Ao entrar no Cobra Kai aprende a se defender e até mesmo a se tornar durona e vingativa. Eli possui lábio leporino (seria um primo distante meu??) e era muito humilhado, e ao entrar no Cobra Kai, muda radicalmente seu visual e passa a se chamar de Falcão. Rapidamente se torna agressivo, autoconfiante e parece que se tornará um valentão, que fará bullying com os outros. 

Eli e seu moicano, para disfarçar o láio leporino

Por outro lado, Daniel segue com o lema oposto do Cobra Kai. O Miyagi-Do baseia-se na defesa e no equilíbrio, equilíbrio esse para tudo na vida. Toda ação gera uma reação, e por isso, o Daniel de hoje em dia tem seus momentos de "vilãozinho" e até possui algumas atitudes questionáveis na série, mas isso tudo devido ao que ele sofreu no passado com os integrantes do Cobra Kai. Até mesmo Johhny colhe os resultados das ações que ele tomou há 34 anos atrás. Assim é a vida. O que você faz hoje irá repercutir lá no seu futuro. Por esse motivo é que a série é tão boa, cativante e tão interessante.

A antiga rivalidade volta à tona

Cobra Kai teve uma segunda temporada contendo mais 10 episódios e uma terceira temporada já foi confirmada pela Netflix, mas ainda sem data de lançamento, o que tem deixado os fãs ansiosos e frustrados. Por fim, recomendo com toda certeza do mundo que vocês assistam Cobra Kai. É uma viagem ao passado de nostalgia, um presente para ser analisado e um futuro muito promissor. De que lado você vai ficar? Do lado dos que atacam primeiro, atacam com força e sem piedade, ou do lado da defesa e do equilíbrio?

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário