terça-feira, 7 de maio de 2019

Série: Game of Thrones - Temporada 8 Episódio 04 (COM SPOILERS)

Rhaegal é morto por Euron
É, meus amigos.... está chegando ao fim Game of Thrones.... estamos a poucos episódios do fim. Este foi um episódio bastante movimentado, mas confesso que fiquei um tanto quanto decepcionado em alguns aspectos, mas explicarei os motivos mais abaixo ao longo do meu texto. Podemos começar a destacar os principais acontecimentos que ocorreram neste quarto e antepenúltimo episódio de GOT? Nem preciso dizer que há bastante spoilers por aqui, portanto, se não quiserem saber deles, aconselho que leiam outras matérias aqui do blog.

--------------------------------------------- CUIDADO COM SPOILERS --------------------------------------


Daenerys enterra Sor Jorah
A trama deste episódio já começa com os sobreviventes da Batalha de Winterfell enterrando seus mortos. Daenerys (Emilia Clarke) sofre particularmente bastante por enterrar Sor Jorah (Iain Glen). Mas, se é tempo de chorar seus mortos, também é tempo de celebrar os sobreviventes e a vitória, então Winterfell é tomada por uma grande festa. Durante as celebrações, Daenerys legitima Gendry (Joseph Dempsie) como um Baratheon e o torna Senhor de Ponta Tempestade, mas não se enganem achando que a auto denominada Rainha dos 7 Reinos fez isso por pura bondade. Daenerys buscava agradar aos presentes e conseguir mais aliados para o seu lado, fato este que não passou desapercebido por Sansa (Sophie Turner).

Gendry é reconhecido como um Baratheon
Gendry, que já procurava por Arya (Maisie Williams) antes, a encontra e lhe conta as novidades, aproveitando para lhe pedir em casamento, o que é prontamente recusado por nossa heroína. Obviamente que Arya não foi feita para ser uma lady, casar e ter filhos. Ela é uma guerreira, nascida e moldada para o combate, além do mais, ela ainda tem alguns nomes pendentes para riscar de sua lista

Sansa conversa com Cão
Durante as celebrações, há uma conversa rápida, porém muito interessante entre Sansa e o Cão (Rory McCain), sobre o passado, as mudanças que ambos sofreram ao longo desse tempo e como ambos estão mais "fortes" hoje em dia, especialmente Sansa que mudou muito desde o começo da história, de uma menina boba e inocente para a Senhora de Wintefell, segura e desconfiada de tudo e de todos. Depois de um tempo, Arya e Cão partem para Porto Real para ajustarem suas contas com seus inimigos. Essa dupla é sinistra!

Jaime e Brienne finalmente se entregam a paixão
Também tivemos um momento bem divertido entre Tyrion (Peter Dinklage), Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), Podrick (Daniel Portman) e Brienne (Gwendoline Christie) disputando uma espécie de "jogo de verdades e mentiras", onde Tyrion deixa Brienne sem graça por dizer que ela ainda é virgem. Ela se retira da mesa, mas não antes de deixar Tormund (Kristofer Hivju) sem esperanças que realmente ocorra um relacionamento amoroso entre eles, o que fez o selvagem logo afogar suas mágoas nos braços de uma nova amada. Com tudo isso ocorrendo, Jaime vai atrás de Brienne em seus aposentos e finalmente os dois se entregam à uma paixão que já rondava os personagens há algumas temporadas atrás. Quase um final feliz de novela, não?

Daenerys observa a popularidade de Jon e até esquece o copo de café da Starbucks sobre a mesa
Daenerys observa durante os festejos como Jon (Kit Harington) é amado e respeitado pelo povo e isso a incomoda bastante. Ela tem uma conversa com ele e lhe implora para que ele não conte nada sobre a verdade de sua linhagem para ninguém, mas ele conta tudo para sua família, pois os Starks são muito verdadeiros. Jon pede segredo à todos, mas logo Sansa conta a verdade para Tyrion, e assim a informação começa a se espalhar.

Um Fantasma ferido observa de longe seu dono ir embora
É chegada a hora dos sobreviventes partirem para Porto Real e encararem Cersei (Lena Heady) e seu exército. Antes de partir, muitas despedidas são feitas, e uma que chamou muito a atenção do pessoal na internet foi a de Jon com seu lobo gigante, Fantasma, pois Jon sequer lhe fez um afago, se limitando apenas a olhar seu lobo de longe e lhe entregar aos cuidado de Tormund, para assim o animal voltar para a região da Muralha. Ora, bolas, como Jon poderia se despedir do seu fiel companheiro de anos sem cair na tentação de levá-lo consigo? Evitando o máximo o contato com ele! Claro que a cena foi de cortar o coração, com Fantasma chorando baixo e encarando Jon, mas ali não tinha jeito mesmo, além do mais, um lobo selvagem ficaria melhor solto caçando, como ele gostava de fazer (isso é bem explicado com detalhes nos livros), do que seguir para uma batalha onde ele poderia morrer. Lembrando que Fantasma já estava bem ferido da luta contra os Caminhantes Brancos.

Euron mata o dragão de Daenerys e comanda a destruição de seus navios
Chegando à Porto Real com parte do seu exército, Daenerys sobrevoa o mar observando Rhaegal, seu dragão que fora ferido na batalha se recuperando bem, quando ele é morto por Euron (Pilou Asbaek) e sua frota de Ferro. As armas encomendadas por Cersei há várias temporadas anteriores está ali agora para acabar com a principal arma de Daenerys e só resta à nossa Rainha agora fugir para manter Drogon em segurança. Esta foi mais uma grande perda para Dany. O restante do seu exército , que ia em alguns barcos, são atacados e mortos por Euron e sua frota, além deles sequestrarem Missandei (Nathalie Emmanuel).

Varys começa à questionar a liderança de Daenerys
Varys (Conleth Hill) começa à questionar a liderança de Daenerys e o diálogo travado entre ele e Tyrion é um dos melhores momentos deste episódio. Varys se diz ao lado do povo e questiona se Daenerys é a melhor opção para o povo mesmo, já que ela é difícil de controlar e imprudente, achando melhor que Jon seja o rei, pois ele é ponderado e amado por todos. Tyrion continua ao lado de sua Rainha, mas parece já começar a ter algumas dúvidas também, mesmo assim se mantém leal.

A grande cena entre Jaime e Brienne
Jaime decide voltar para Porto Real e deixa Brienne arrasada, mas nosso anti herói acha que não é digno de um "final feliz", por isso ele se acha na obrigação de voltar para o lado de sua irmã. A cena é muito boa e a interpretação de Nikolaj é de tirar o chapéu quando ele começa a listar todas as coisas hediondas que ele fez em nome do amor que sente pela sua própria irmã. Aparentemente Jaime parte para cumprir seu papel na profecia do Valonqar, ou seja, o irmão mais novo que irá matar Cersei, pois Jaime e Cersei, apesar de serem irmãos gêmeos, ele é mais novo do que ela, pois nasceu depois.

O encontro entre as rainhas
Para encerrar este grande episódio, tivemos uma tentativa de conciliação entre as rainhas, Cersei com  Missandei acorrentada à sua frente, Euron, o Montanha Zumbi (Hafþór Júlíus Björnsson), Qyburn (Anton Lesser) e parte de seu exército. Do outro lado estava Daenerys, Tyrion, Verme Cinzento (Jacob Anderson) e parte de seu exército. Sem nenhum dos dois lados querer ceder, e para demonstrar que não está de brincadeira, Cersei executa Missandei na frente de todos, mandando Montanha arrancar sua cabeça. Verme Cinzento vira de costas em choque e Daenerys se retira furiosa. A guerra está declarada, meus amigos, e o próximo episódio promete fortes emoções e mais um banho de sangue

Cersei e toda sua inteligência e estratégia
Tenho que destacar aqui a inteligência e estratégia de Cersei. Ela conseguiu um acordo de paz durante a batalha contra os Caminhantes Brancos, mentindo, e não levando seu exército para a luta, com isso, ela igualou seu exército ao dos seus oponentes, uma vez que muitos pereceram na luta contra os Caminhantes Brancos. Com isso, as chances se igualaram. Ainda por cima, ela abriu os muros do palácio para o povo se abrigar nele, não por ser bondosa. Longe disso, meus amigos. Estamos falando de Cersei. Nada de bom vem dela. O seu objetivo com isso é ter um escudo humano, fazendo com que Daenerys e seus aliados pensem duas vezes antes de atacar o castelo para não causarem uma carnificina. Ela ainda mata Missandei na frente de Daenerys para desestabilizá-la totalmente. Toda a reverência do mundo para a inteligência e astúcia de Cersei.

Daenerys: rumo à loucura?
Agora, é interessante ver o rumo que a série está dando para Daenerys nesta reta final. Nos livros, é muito forte a questão do medo da personagem em enlouquecer, pois é quase uma maldição entre os Targaryens ficarem loucos, mas na série isso não foi muito discutido. Parece que neste final de série, irão forçar a loucura da personagem, mas devemos levar em consideração que Daenerys está passando por momentos muito difíceis. Ela perdeu Sor Jorah, seu confidente e homem de confiança, perdeu seus dois dragões, não é amada pelo povo como Jon é, não é mais a herdeira legítima do trono e agora perde Missandei. Eu não estou curtindo muito essa "forçada" que estão dando na personagem para uma possível loucura. Não sei se ela realmente irá enlouquecer, mas sei que sua vingança será brutal e eu não queria estar na pele de Cersei ou de Euron.

------------------------------------------------ FIM DOS SPOILERS --------------------------------------------

Segurem essa dupla aí na reta final!!!
Desculpem pelo texto grande, mas muita coisa ocorreu neste antepenúltimo episódio de Game of Thrones. Apesar de ter tido algumas coisas que eu não curti muito, como a provável loucura que poderá surgir em Daenerys, foi um senhor episódio e a hype foi lá pras alturas com o próximo episódio, que promete mais uma grandiosa batalha com muitas mortes e sangue, no melhor estilo GOT! Aguardemos então pelo próximo domingo!!!

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário