quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Um Post Diferente: Time Hoyt! A Superação de Pai e Filho

Olá, criaturas nerds! Belezinha?

Hoje quero fazer um post um pouco diferente. Eu estava dando uma olhada rápida hoje em alguns pedaços do filme Eu só Posso Imaginar de 2018, adaptação da história que deu origem à música "I Can Only Imagine", escrita por Bart Millard, líder da banda de rock cristão Mercy Me. Eu estou bem curioso em assistir a este filme porque há alguns anos atrás eu fiquei totalmente fissurado nessa música após ver um vídeo no YouTube com o título de "O Amor de um Pai Herói (e o Lindo Exemplo de Superação de seu Filho). Bom, quem me conhece, sabe que qualquer coisa que envolva o relacionamento entre pai e filho mexe muito comigo, afina de contas, eu e meu pai tínhamos uma relação muito forte. Assisti ao vídeo, me emocionei e chorei muito. Além de uma história linda, a música mexe demais com a gente. É linda demais.

Poster do filme
A história por trás do vídeo que me fez conhecer "I Can Only Imagine" é a história real de Dick Hoyt e Rick Hoyt. Em 1962 Rick nasceu com falta de oxigenação em seu cérebro, pois sofreu estrangulamento pelo cordão umbilical durante o parto. Os médicos disseram que o garoto viveria como um vegetal e que ele não viveria muito. Seus pais não quiseram interná-lo e o levaram para casa para cuidar e dar todo o amor necessário para ele. 

Dick e Rick Hoyt
Apesar de graves problemas motores, sua capacidade mental permanecia intacta. Aos 11 anos, os pais de Rick o levaram ao Departamento de Engenharia de Tufts University, na esperança que conseguissem alguma forma de se comunicarem com seu filho. Os engenheiros contaram uma piada para Rick e este riu. Foi assim que em 1972 alguns engenheiros adaptaram um computador a uma cadeira de rodas onde Rick conseguia digitar o que quisesse apenas com a movimentação de sua cabeça. A primeira coisa que Rick digitou foi "Vai, Bruins", time local. Neste momento, todos perceberam que Rick era apaixonado por esportes.

Uma das primeiras corridas do Time Hoyt
Em 1975, Rick entrou para uma escola pública. Um garoto da escola havia sofrido um acidente e ficado paraplégico, então Rick pediu para participar de uma corrida beneficente em prol do garoto acidentado. Dick embarcou na decisão do seu filho, e mesmo sem nunca ter corrido antes, empurrou a cadeira de Rick até o final da prova. Quando terminou, Rick disse para seu pai que enquanto eles corriam, ele não sentia que tinha deficiência. Pronto. Daquele dia em diante, Dick aprendeu a nadar, se dedicou em treinos e, assim, nasceu o Time Hoyt! Pai e filho começaram a participar de diversas competições, como maratonas, triatlos e duatlos. Eles estão em atividade até hoje e já participaram de mais de 911 eventos.

Dupla recebeu um prêmio em 2013 por inspirar a todos e superação
Dick sempre teve muito orgulho em dizer que eles completaram todas as provas, mesmo que levassem mais tempo do que o normal para completar as provas, e por muitas vezes eles não eram os últimos a completar as provas. Eles servem como inspiração para muitas pessoas ao redor do mundo e é comum ver os atletas apoiando e incentivando-os durante as competições. 

Uma das fotos mais recentes do pai e do filho
O amor vence a tudo. O amor entre pai e filho é um dos laços mais fortes que existem no mundo. Um pai é capaz de fazer tudo e qualquer coisa pelo seu filho. Eu agora sou pai e sei exatamente como é esse sentimento. Somos capazes de dar nossa própria vida pelos nossos filhos. No dia 27 de julho seria aniversário do meu pai. Já se vão 5 anos sem ele. A saudade dói e por tantas vezes eu o queria aqui do meu lado para me dar um conselho, para conversar, dividir sonhos, para ele conhecer a neta dele.... De vez em quando matamos a saudade através dos sonhos. É pouco eu sei, mas nossos laços são fortes, indestrutíveis e eternos. Assim como deve ser o relacionamento entre pai e filho. Um relacionamento forte, cheio de amor, respeito, admiração, superação e aprendizado. Assim como o Time Hoyt nos ensinou e vem nos ensinando, o impossível e os limites podem ser vencidos.

Eu e meu pai herói há anos atrás: meu exemplo de vida
Um grande abraço.

Aqui está o vídeo que eu citei. Duvido assistirem e não chorarem!

2 comentários:

  1. Maravilhoso texto e a história de dedicação deste pai verdadeiro! ! Imagino sua emoção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem queira saber, minha amiga. Tive que parar diversas vezes a escrita por causa das lágrimas que insistiam em aparecer à todo momento. :)

      Excluir