segunda-feira, 19 de março de 2018

Altered Carbon - 1ª Temporada: Ficção Científica da Melhor Qualidade!

Para muitas pessoas a morte é o fim de tudo, é o ponto final. Este não é o caso em Altered Carbon, nova série de ficção científica da Netflix. Criada por Laeta Kalogridis e inspirada nos livros de Richard K. Morgan, a série estreou em 2 de fevereiro de 2018 na Netflix contendo 10 episódios com duração média de 46 minutos cada. 

Poster da primeira temporada
Em 2384, um futuro tecnológico, o ser humano já desbravou todo o universo e a Terra ainda é o berço da humanidade. A morte agora não é mais uma ameaça, uma vez que as pessoas conseguem transferir suas consciências para novos corpos através de um cartucho que fica localizado na primeira vértebra cervical. Juntamente com este cartucho estão gravadas todas as memórias e habilidades do indivíduo. Enquanto não se destrói este cartucho, a pessoa passa a ter uma espécie de vida eterna, apenas transferindo seu cartucho para novos corpos (capas). 

Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman), o fodão da série
Nossa história começa quando Takeshi Kovacs (interpretado por Joel Kinnaman) é retirado de sua prisão virtual após 200 anos. Ele é libertado por Laurens Bancroft (interpretado por James Purefoy), um poderoso membro da elite, que quer apenas uma coisa de Takeshi: descobrir quem o matou. Como Laurens é muito rico e poderoso, possui diversos clones para os quais ele faz backup de seu cartucho. Para conseguir uma nova capa (corpo) e perdão por seus "crimes" do passado, agora Takeshi deverá investigar quem tentou matar Laurens e que conspiração cerca os poderosos da cidade.

Laurens Bancroft (James Purefoy), o poderoso
A história da série é fantástica, o elenco é muito bom, os efeitos especiais são ótimos, há bastante violência e o suspense em torno da conspiração prende rapidamente. A cada nova produção a Netflix prova que sabe produzir conteúdo de altíssima qualidade e que cativa cada vez mais e mais fãs. Com tantos atores bons em seu elenco, fica difícil não citar todos aqui, mas Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman), Laurens Bancroft (James Purefoy), Edgar Poe (Chris Conner) e Reileen Kawahara (Dichen Lachman) são os grandes destaques desta primeira temporada. Não irei desenvolver muito sobre os personagens para não estragar surpresas.

Detetive Kristin Ortega (Martha Higareda), sempre atrás da verdade
O que se pode dizer é que Takeshi possui treinamento militar em combate e em armas. O cara é uma máquina de matar e espancar. Na série ele teve mais dois atores interpretando o personagem como outras capas anteriores. Byron Mann começa a série como sendo a primeira capa de Kovacs, logo depois somos apresentados a Joel Kinnaman como a outra capa do personagem e a principal da série. Em flashbacks do personagem vemos Will Yun Lee como a capa original de Kovacs. 

Kovacs fazendo o que ele faz de melhor: botar pra quebrar!
Uma questão muito interessante que a série levanta é: qual o limite que o ser humano chegaria se a morte não fosse mais uma ameaça? Altered Carbon mostra que a desigualdade social continuaria imperando na sociedade mesmo com as capas. Os ricos podem escolher as capas que querem usar e até mesmo possui clones, o que é ilegal e pode levar a pessoa a prisão. Já as pessoas mais desafortunadas só conseguem a capa que o governo providencia, seja a capa que for. Por exemplo, uma mulher jovem pode receber uma capa de um homem idoso e não pode reclamar de nada. É o que a pessoa recebeu. Não quer, então não volta "à vida". 

Primeiro livro da coleção
A religião também é abordada na série. O Cristianismo é a única religião remanescente e que vai totalmente contra a evolução das trocas de capas. Seus seguidores são contra serem reencapados e não são a favor de trazer uma pessoa de volta da "morte". A detetive Kristin Ortega interpretada por Martha Higareda tem um ótimo arco envolvendo a religião e sua família.

O futuro tecnológico de Altered Carbon
Recomendo com toda certeza que os amantes de ficção científica assistam Altered Carbon, pois além de todo suspense da trama, os efeitos são ótimos e a história é realmente excelente. A segunda temporada promete bastante, apesar de ainda não ter sido confirmada uma nova temporada até o momento. A série agradou público e crítica, chegando a registrar mais de 5,9 milhões pessoas assistindo ao primeiro episódio, mas ficou abaixo de Stranger Things, por exemplo, que registrou mais de 15,8 milhões de pessoas assistindo a série em apenas 3 dias. Embarquem com Kovacs em sua investigação para descobrir quem tentou matar Laurens Bancroft. Ah! E não confiem em ninguém.


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário