quinta-feira, 28 de julho de 2016

Pokémon Sapphire: Jogo Diverte e Entretêm enquanto Pokémon Go não chega ao Brasil

Nunca fui fã de jogos de RPG. Detestava e fugia de todos, desligava o vídeo game antes mesmo de dar uma chance para o jogo. Claro que os jogos da franquia Pokémon não eram diferentes para mim. Tentava jogar, mas desistia rápido e me entediava. Antes de começar este louco frenesi mundial com Pokémon Go, diria que umas 2 semanas antes disso tudo tomar a proporção que tomou, decidi dar uma chance a um jogo da franquia. Qualquer jogo. Pois bem, liguei meu Dingoo A320, abri o emulador de Game Boy Advance e deixei a sorte escolher qual seria o primeiro jogo de Pokémon que iria levar a sério. O jogo foi Pokémon Sapphire, e posso dizer, que me amarrei e me viciei completamente!

Capa do jogo
Lançado em 21 de novembro de 2002, desenvolvido pela empresa Game Freak, publicado pela Nintendo para Game Boy Advance, o jogo saiu juntamente com Pokémon Ruby. Tanto Pokémon Sapphire, quanto Pokémon Ruby venderam mais de 9 milhões de cópias mundialmente e são os jogos mais vendidos de todos os tempos, além de estarem entre os 3 jogos mais vendidos para Game Boy Advance até hoje.

Vários Pokémons capturados para você escolher com qual irá para a luta
A história aqui repete a mesma de todos os outros jogos da franquia lançados antes dele (ao menos, pelo que eu andei lendo e pesquisando.... hehehehehe). Você escolhe entre três Pokémons (um de fogo, um de planta e um de água) para começar sua jornada para se tornar um Campeão de uma Liga Pokémon. O objetivo do jogo é evoluir, capturar e batalhar com outros Pokémons, recolher itens, vasculhar vários pedaços do mapa e sagrar-se campeão. Nas batalhas você deve usar de inteligência para derrotar seu oponente e não apenas sair apertando botões desesperadamente. Para quem acompanhou o anime de 1997 (eu acompanhei por muitos anos, até enjoar e largar de mão), sabe como funciona o esquema de um Pokémon de água ser mais forte do que um de fogo, um de planta vencer um de pedra, um metálico vencer um de gelo, e por aí adiante.

Jogar com um menino ou uma menina? Os 3 Pokémons iniciais: Mudkip, Torchic ou Treeko
Você escolhe o nome do seu jogador e de seus Pokémons também. O modo de jogo pode ser single-player ou multiplayer. Todo o jogo se passa na região de Hoenn e você enfrentará por diversas vezes a equipe criminosa chamada Team Aqua, além de encontrar a Team Magma por diversas vezes também. 

Mapa de Hoenn
O jogo é extremamente divertido e no momento em que dei uma chance a ele, me viciei. E me viciei rapidamente! Logo estava querendo capturar mais Pokémons, queria derrotar todos os líderes de ginásio, queria evoluir meus Pokémons e queria ser Campeão da Liga Pokémon! Escolhi de cara Mudkip, um Pokémon aquático, e após zerar o jogo (uma raridade para mim, pois geralmente enjoava e largava todos de mão quando não conseguia passar de determinada fase ou lugar), posso afirmar que ele é o mais forte do jogo. Aliás, os Pokémons aquáticos são muito fortes. Na segunda tentativa de zerar o jogo com outro Pokémon, escolhi o Torchic, um de fogo, e sofri bastante para vencer batalhas que venci facilmente na primeira vez com Mudkip. Ah! Você ainda pode escolher se vai jogar com um menino ou com uma menina.

"Tuninho" encarando um Wild Mew!
Algo que preciso dizer é que eu acho completamente impossível a pessoa conseguir zerar o jogo sem a ajuda de algum lugar que lhe dê dicas do que fazer, pois em determinados momentos você precisa voltar em lugares específicos de cidades que você já passou e nem fazia ideia que teria que retornar! Cavernas secretas, caminhos corretos para chegar até aos líderes de ginásios, entre tantas outras coisas que só com a boa e velha dica para você conseguir êxito mesmo. Se eu não tivesse encontrado o site Ultra Detonados (http://ultra-detonados.webnode.com.br/detonado-ruby-sapphire/), nunca teria zerado o jogo! Valeu, galera pelas dicas!

Uma das muitas cavernas do jogo
Enquanto Pokémon Go não chega ao Brasil, vou me divertindo aqui com outros jogos mais humildes da franquia. Pretendo zerar cada jogo com cada um dos três Pokémons oferecidos inicialmente para o jogador. Ah! No meio deste processo, comecei a jogar Pokémon FireRed de 2004, também para Game Boy Advance, e já posso dizer que é muito bom também. Estou achando um pouco mais elaborado e trabalhoso para zerar do que o anterior. Lembra demais o anime!

Passeando por Hoenn...
Para quem ainda não teve oportunidade de jogar ou que tenha preconceito com jogos de RPG, como eu tinha, indico fortemente que joguem Pokémon Sapphire e qualquer outro jogo da franquia, pois é certeza de diversão! Portanto, peguem suas pokébolas, arrumem suas mochilas e partam numa fascinante jornada Pokémon!

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário