domingo, 22 de maio de 2016

Dr. Estranho – Começos e Fins: A Origem do Mago Supremo da Marvel é Revisitada com Alto Estilo!

Em novembro de 2004, a Marvel lançou um novo olhar sobre a origem do Mago Supremo do Universo Marvel: o Dr. Estranho. Através do selo “Marvel Knights”, selo mais adulto da editora, vemos uma história de origem mais atualizada do personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1963. Escrita por J. Michael Straczynski e Samm Barnes, desenhada por Brandon Peterson e colorida por Justin Ponsor, a mini série em 6 edições, intitulada como Strange ou Começos e Fins, reconta com alto estilo como o arrogante Dr. Estranho tornou-se o Mago Supremo. 

Capa da Primeira Edição

O Dr. Stephen Strange é um jovem estudante de medicina que vai ao Tibet com seu melhor amigo para um “intercâmbio” de medicina e para ajudar as pessoas humildes de um vilarejo. Lá, ele conhece Wong, um menino em estado catatônico que ele acaba ajudando. Durante um passeio ele conhece um ancião que lhe diz frases misteriosas e depois desparece. Empolgado com o trabalho voluntário e por ter ajudado ao jovem Wong, Strange promete retornar ao Tibet no ano seguinte para continuar ajudando aos necessitados.

Strange e seu melhor amigo no Tibet
Os anos passam, Stephen torna-se um dos mais renomados cirurgiões do planeta e esquece da promessa feita de voltar ao Tibet, de Wong e de ajudar aos necessitados. O Dr. Estranho transforma-se num sujeito arrogante, milionário, fútil, entediado e sem uma expectativa de vida. Durante um fim de semana num chalé de um cliente milionário, Strange sofre um acidente na neve e fica gravemente ferido. Após um tempo internado em um hospital, ele se recupera, porém sofre uma grave consequência de seu acidente: nunca mais poderia usar suas mãos novamente para operar ninguém.

Strange e Wong
Stephen parte numa busca mundial por especialistas em mãos, gasta toda sua fortuna e acaba falindo. Sem sucesso, ele ouve falar de um especialista em mãos no Tibet que usa uma medicina não convencional. Esse especialista era nada mais, nada menos do que Wong, o menino que Strange havia ajudado anos atrás. A busca por Wong vai terminar em Nova York, num casarão a duas quadras de onde Stephen morava. Chegando lá, Strange encontra Wong, o Ancião que havia conhecido anos atrás e Clea, uma espécie de guarda costas do Ancião. 

Mais uma  Capa da Mini Série
O Ancião revela que Strange estava destinado a coisas maiores em sua vida, o que o arrogante doutor não quer saber. Ele se revolta e decide ir embora, mas antes, o Ancião toca sua testa e diz que irá abrir seu terceiro olho. Pronto. Daí para frente a vida de Stephen Strange muda radicalmente. Ele começar a ver criaturas místicas e demônios, que passam a perseguí-lo. A saída é voltar ao casarão do Ancião. Desta forma, Stephen inicia seu treinamento para se tornar um mago. 

Strange assim que sai do Casarão do Ancião
O Ancião já tinha um discípulo chamado Barão Mordo, que queria virar o Mago Supremo. Ao ver a atenção que Strange recebia, Mordo fica enciumado, com inveja e com ódio. Ele une-se então ao demônio Dormammu e atacam o casarão do Ancião. Agora, Stephen terá que colocar seu treinamento em ação, terá que defender o casarão e derrotar os planos do Barão Mordo e de Dormammu.

Strange vê um demônio pela primeira vez
A mini série é excelente e me lembrou muito o estilo da também mini série de origem do Demolidor, escrita por Frank Miller em 1993, intitulada Demolidor– O Homem sem Medo. Em ambas as minis a origem dos heróis é recontada em detalhes, e geralmente, incluem uma origem dos vilões principais também. Eu adorei as duas mini séries e recomendo com toda certeza para qualquer fã de quadrinhos e de uma boa história. Aliás, é leitura obrigatória para qualquer nerd de respeito!

Demolidor - O Homem sem Medo (1993)
Eu não conhecia muita coisa sobre o Dr. Estranho, havia lido apenas uma graphic novel dele há um tempo atrás, mas uma história muito comum ao qual não vi muita graça. Com esta mini série contando sua origem em detalhes, fiquei conhecendo melhor o personagem, seus coadjuvantes, e de quebra, me preparo para o filme do herói que vai sair em 4 de novembro de 2016 com o excelente Benedict Cumberbatch no papel de Dr. Estranho. Stephen Strange possui um fardo pesado para carregar e as consequências de ele ser o Mago Supremo me chocaram e me fizeram curtir ainda mais sua história.

Poster do filme
Para aqueles que não conhecem nada sobre o Dr. Estranho, como era meu caso, ou que simplesmente querem saber a origem desse ótimo personagem, precisa ler esta excelente mini série que revisita com alto estilo a origem do herói. É fácil encontrar a revista na internet. Leiam. E lembrem-se sempre: o mago é implacável!!!

As 6 edições juntas
Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário