segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Power Rangers RPM: uma ótima temporada ranger.


Bom, eu não sou fã dos Power Rangers, embora já tenha assistido várias temporadas quando de sua exibição na tv aberta brasileira, mas RPM foi uma exceção. Adaptado de Engine Sentai Go-Onger, RPM foi uma temporada que trouxe uma proposta bastante diferente do original japonês e que se mostrou bem superior ao enredo da versão sentai.

A sinopse:

Em um 2009 alternativo, um vírus de computador chamado Venjix assume todos os computadores da Terra, tornando inúteis os sistemas de comunicação, criando um exército de soldados robôs para tentar destruir praticamente todas as cidades do mundo. Somente a cidade de Corinto resta intacta com um campo de força que impede as forças de Venjix de entrarem na cidade. Quando o campo de força é desativado para permitir que os humanos sobrevivam no santuário, Doutora K - mentora dos Rangers Operadores lutam contra as forças de Venjix para proteger Corinto da destruição. - Wikipédia. 

Diferentemente de Go-Onger, que foi um sentai realmente medíocre, RPM e sua proposta pós-apocalíptica me chamaram a atenção do início ao fim. A ambientação desértica onde boa parte da história se desenvolve dá um contorno bastante interessante ao que se vê na tela. Há muita coisa interessante acontecendo durante a trajetória dos rangers, com menos humor e clichês da franquia do que em outras temporadas, o que me ajudou a gostar do que assistia. Os personagens são bem diversificados e os vilões são bons, especialmente Venjix. Go-Onger era um amontoado de vilões tolos com tiques e nenhuma empatia. 

Meu único senão foi que RPM teve apenas 32 episódios; poderiam ter alongado a série, mas, segundo li (não sei o quão verídico é), RPM teve uma alta rejeição pelas crianças por elas considerarem esta temporada séria demais, daí os poucos episódios. Só pra ter uma ideia de quanta coisa não foi aproveitada, Engine Sentai Go-Onger teve 50 episódios, 18 a mais. Também li que a série sofreu com problemas orçamentários e mudanças no roteiro. Como a Wikipédia não é a fonte mais confiável do mundo, não posso afirmar que o artigo seja fidedigno, mas fica no ar. 


Primeiro, os vilões:

Venjix.

Venjix: um vilão inteligente, elegante e calculista, o vírus autoconsciente formou seu exército cibernético de moedores (ele me lembra muito Megatron) e tramou todo o tipo de emboscada para os rangers. Uma das coisas que mais gostei nele foi sua inteligência e calculismo: Venjix não agia por impulso, procurava ver as melhores formas de derrotar os heróis e conquistar Corinto. Era temido e respeitado por seus comandados. Também vejo nele semelhanças com o Imperador Neroz, de Metalder. Bom em combate, colocou os rangers em sérios apuros enquanto pôde.

General Shifter.

Shifter: um dos generais de Venjix, Shifter era "os músculos". Tanto ele quanto Crunch eram responsáveis por criar estratégias para invadir Corinto e derrotar os rangers. Sua blindagem o tornava um adversário difícil de ser batido.

General Crunch e General Shifter.

Crunch: o mais humorístico dos generais, foi covarde boa parte dos episódios, mas também bastante ardiloso. Crunch temia Venjix, mas tinha planos próprios.

General Kilobyte, o último dos generais.

Kilobyte: ao lado de Venjix, meu segundo vilão favorito. Arrogante, prepotente, sarcástico e sempre desafiador, menosprezava Tenaya 7 praticamente o tempo todo. Kilobyte era frio, excepcional atirador e muito fiel à Venjix. Quase enlouqueceu Tenaya 7 tamanhas eram suas provocações e deboches para com ela.

Tenaya 7.

Tenaya 7: a única mulher entre os generais de Venjix, era alvo constante das ironias e piadas de Kilobyte, enfrentando-o (e perdendo), certa ocasião. Tenaya sempre cobrava de Venjix mais autonomia do que ele a permitia, alegando ser capaz de derrotar os rangers sozinha. Ela tem um passado tão misterioso quanto o de Dillon. Perto do fim de RPM, ela é reprogramada em Tenaya 15.

Vez dos heróis:


Scott Truman, o Ranger Operador Série Vermelha, e líder da equipe. Piloto de jatos e que participou da guerra contra Venjix e seus robôs, Scott perde seu irmão em combate, o que o deixa marcado durante todos os episódios. A relação com seu pai, o Coronel Mason Truman, nem sempre é das melhores. Scott tenta, a todo momento, mostrar que é um membro valioso para Corinto e tão preparado quanto seu irmão, mas seu pai reluta em aceitar. Apaixonado por carros, Scott conseguiu unir bem humor com atitudes mais sérias.



Flynn McAllistair, o Ranger Operador Série Azul, e mecânico/armeiro da equipe. Flynn é escocês e sempre sonhou ser um herói. Teve todo o tipo de emprego em que envolvesse salvar pessoas, mas sempre acabava demitido por alguma mancada. Acabou em Corinto quando dirigia um ônibus com refugiados. 



Summer Landsdown, o Ranger Operador Série Amarela, e minha favorita de todo o time. Summer veio de uma família rica, porém decadente. Mimada, acostumada a ter todo o tipo de luxo, viu que sua vida pregressa acabara quando Venjix começou a agir. Quem gostava dela apenas por sua posição social a abandonou, restando apenas seu mordomo, quem realmente se importava com ela. Summer começa a mudar após a morte do mordomo em meio a sua fuga para Corinto e acaba salvando Scott, no primeiro episódio. De todos, a pessoa mais sensata e altruísta. Aprendeu bem como é perder algo que dinheiro algum pode comprar e evoluir, amadurecer.



Ziggy Grover, o Ranger Operador Série Verde. Ziggy é o típico malandro fala-mansa. Encontra Dillon fora de Corinto, enquanto tenta passar a Barricada Venjix, e ele o convence a levá-lo em seu carro. Deve dinheiro para o Cartel Escorpião e é procurado constantemente por eles para quitar sua dívida, mas tem sorte e lábia. 



Dillon, o Ranger Operador Série Preta. Ele é um homem sem passado. Conhece Ziggy no meio do deserto, enquanto procura por água. Os dois acabam indo para Corinto juntos e se tornam próximos. Dillon é o típico bad boy: não aceita ordens, quer sempre agir sozinho e sem dar satisfações. Teve alterações em seu corpo que lhe conferiram força acima do normal e resistência. Também procura por sua irmã, a quem ele só lembra de alguns flashes. Summer e ele quase começam um romance. Há quem diga que ele lidera a equipe, mas não foi o que vi. Algumas vezes, Scott e ele se desentendem.



Gemma, a Ranger Operador Série Prata. Companheira da Doutora K nos tempos de criança. Inteligente, mas BEM CONFUSA, Gemma foi dada como desaparecida no dia em que Venjix se rebelou. Tão inteligente quanto K, ela ajuda a resolver várias questões tecnológicas e a criar novas armas.



Gen, o Ranger Operador Série Dourada. Irmão-gêmeo de Gemma, também é dotado de muita inteligência (proporcional à sua infantilidade). Agrega pouco.



Doutora K: a mentora dos rangers e criadora dos zords, armas e trajes, ela foi criada em uma instituição bastante suspeita para crianças super-dotadas, junto de Gemma e Gen. Apaixonada por violino, sua face era oculta até ela se aproximar mais de seus pupilos. Sempre sarcástica e mal-humorada, não parece gostar muito de Ziggy. Só aparenta, porém. K é uma boa pessoa e que se culpa pela criação de Venjix e em como ele conseguiu dominar o mundo.

--------------------------------------------------

A primeira aparição de Dillon e seu carro, ao melhor estilo Mad Max.

Uma das coisas que mais gostei em RPM foi que a Disney tentou produzir algo diferente do convencional. RPM tem um tom um pouco mais sério, com Cartéis (embora subutilizados), um mundo tomado pelas máquinas e com poucos sobreviventes, locações belíssimas, um bom roteiro e uma fotografia caprichada. Também me agradou muito os robôs não falarem, fato que me incomodava muito em Go-Onger, já que raramente algum falava algo que prestasse. Apenas os generais possuem falas. 

Corinto vista de fora do domo/cúpula.

O humor da série não foge muito da característica tradicional dos rangers, mas não é em excesso e nem em momentos onde a ação deve predominar ou a emoção. O roteiro de RPM tem uma narrativa bem interessante e até incomum para o gênero. A versão ranger é bem mais carismática e divertida de assistir do que a versão sentai, os personagens (exceto os extras, pois os Go-On Wings eram ótimos) são fáceis de se afeiçoar, Venjix é um inimigo formidável, Kilobyte e Tenaya 7 não ficam atrás. Boas reviravoltas e, infelizmente, alguns fillers, compõem esta ótima temporada dos Power Rangers, mesmo para quem não gosta.

Power Rangers: RPM vale uma conferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário