sábado, 15 de agosto de 2015

Opinião - Os 10 Grandes Anti-Heróis Dos Tokusatsus

  Kaixa: Grande Anti-Herói da franquia Rider

Olá, pessoal! Depois de ler uma matéria interessante que o Antonio postou aqui sobre os anti-heróis e da postura deles que foge do perfil de heróis clássicos, eu realmente me interessei pelo tema. Afinal, pensando sozinho, percebi que curto bem mais os anti-heróis que os heróis no seu modelo clássico. Os anti-heróis tendem a ser retratados de uma forma mais humana, sempre salientando que, diferente do que se pensa, heróis não são perfeitos, cometem erros, e bancar o "certinho" nem sempre é tão eficiente. Alguns anti-heróis são assim pelas dificuldades que já enfrentaram, as decepções, por lidarem muitas vezes com o mal de perto, ou simplesmente porque valorizam mais a si mesmos e seus interesses, o que não quer dizer que sejam necessariamente maus. Talvez por serem tão próximos aos reais humanos, nas suas tentativas de fazer o certo e  falharem  ou por  não verem o mundo sempre "cor de rosa" como nós. De toda forma, o herói certinho sempre precisa do rival anti herói não tão certinho pra dar equilíbrio e render bons conflitos e histórias.  

Kamen Rider Baron
Enfim, no mundo tokusatsu existem alguns personagens fantásticos que conquistaram o público justamente por serem assim. E foi pensando nisso, é que eu resolvi criar essa postagem, e falar de 10 deles especialmente. Devo salientar umas coisas antes: 

1 - Essa postagem NÃO é uma verdade absoluta, e SIM, é minha opinião pessoal, baseado nas séries que assisti e que me marcaram. Então, se você se lembrou de algum herói, ou se tem uma lista completamente diferente, ou se acha que deveria ter o personagem X ou Y na lista, fique a vontade pra comentar e dar sua opinião! Afinal, todos temos nossas preferencias. 

2 - A maioria dos personagens citados são da franquia Kamen Rider. Acho ela é um terreno fértil para esse perfil. 

3 - Não vou colocar a lista em ordem numérica.  Nenhum personagem aqui citado entra na minha preferência na frente do outro. São séries diferentes mas que me marcaram de maneira especial e acho injusto colocar uma na frente da outra de alguma maneira. 

4 - Pode haver SPOILERS abaixo. Então se ainda não assistiu alguma das séries listadas, cuidado!

Sem mais delongas, vamos a lista:

 Godzilla só quer ficar em Paz

Godzilla da franquia Godzilla - O "Gojira" como é chamado pelos japas, é o monstro mais mitológico do cinema e dos tokus. O grande rei dos monstros é a concepção perfeita do anti-herói. Inicialmente, ele surgiu como um vilão, despertado e modificado pela radiação que os humanos usaram como arma, o bichão estava irritado e disposto a destruir aqueles que o incomodaram. Mas no decorrer da franquia, Ele passa a agir como herói muitas vezes, lutando contra monstros que ameaçam a ele e a humanidade. Dessa forma, podemos dizer que o lagartão não é exatamente bom nem exatamente mau, ele apenas luta pra proteger aquilo que considera importante, seu território e sua prole das ameaças, sejam elas os Humanos, Alienígenas ou outros Monstros. 

Gai Yuki: A censura atual não iria gostar nada dessa cena...
Gai Yuki (Black Condor) de Jetman - A série Choujin Sentai Jetman foi um Super Sentai único, que apresentou uma história e um clima bem diferente dos demais sentais. E junto com essa história envolvente, também veio esse que é pra mim o maior anti herói dessa franquia: Gai Yuki. Sempre rebelde, brigão, autoconfiante ao extremo e mulherengo, Gai marcou por sua personalidade singular. 

Gai sendo o "diferente" da Equipe

Um cara que gostava de jogar, beber e tocar um bom jazz, sempre rodeado de belas mulheres. Após ser banhado pelas partículas "Birdonic" se viu atirado numa luta para defender o planeta. Gai entra em conflito com a personalidade certinha de Ryu Tendo, o Red Hawk, líder da equipe. Essa luta se intensifica mais ainda por causa da paixão dele por Kaori, que ironicamente, ama a Ryu. O triangulo amoroso gera belos conflitos. Além disso, o jeitão de Gai de sempre  fazer o que da na telha e não dar satisfação a ninguém, o colocava sempre em discussão com Ryu e o resto da equipe. Todavia, Gai é uma boa pessoa, e já deixou isso claro em quase toda série. Seu final melancólico, e na minha opinião, um dos melhores  finais dos sentais.

Ultraman Hikari: Em sua  forma Hunter Knight
Ultraman Hikari de Ultraman Mebius - A franquia Ultra, marcada por heróis extremamente corretos e altruístas, também tem seus anti-heróis. Ultraman Hikari surgiu na série misteriosamente, usando o corpo do capitão Serizawa, agente da organização GUYS que supostamente morreu lutando contra um monstro. Apesar disso, Hikari aparentava ser um Ultra despreocupado com tudo e todos ao seu redor, não poupando destruir tudo em seu caminho, se isso levasse a morte do monstro que ele enfrentava. Tudo isso se deve a um trauma do passado, que tornou esse Ultra amargurado e carregando consigo uma imensa culpa. Apesar disso, sua pose de "maldade" não durou tanto. Afinal, ele começa a aprender mais o que é ser um Ultraman com a ajuda do ingenuo Mebius. 

A forma original de Ultraman Hikari
E convenhamos que a figura de Anti herói não combina tanto com o perfil geral dos Ultras, apesar de que não seria nada ruim um herói assim. O mais próximo de Hikari que ja vi na franquia foi o jeitão "Cool" do Ultraman Zero. 

Hajime Aikawa: O Kamen Rider Chalice
Hajime Aikawa (Kamen Rider Chalice) de Kamen Rider Blade - Hajime era um personagem enigmático em quase toda a série. Logo no começo, ele entrava em conflito com boa parte dos personagens. Nunca esquecerei a surra que ele dá no protagonista Blade logo no inicio. Sempre se questionando se ele era um Undead ou outra coisa, a personalidade fria de Hajime foi acalorada graças a relação dele com a pequena garota Amane, que lhe ensinou o valor dos sentimentos humanos. O cara se torna o responsável por colocar em risco toda a humanidade graças a uma das principais reviravoltas da série e é um personagem essencial pro andamento do enredo da mesma. Ele é o típico "cara mau" que se transforma em um guerreiro bom, auxiliando o resto dos personagens. Na minha opinião, o mais bem explorado personagem da série, em especial seus conflitos sobre quem é bem como os segredos de seu passado. 

Kaito com a Banana na mão
Kaito Kumon (Kamen Rider Baron) de Kamen Rider Gaim - O "bad boy" que acreditava que o mundo deveria pertencer aos fortes e que os fracos deveriam obedecer aos mesmos. Talvez o principal rival de Gaim  no decorrer da série, sempre com sua ambição de tornar Zawame City o mesmo lugar tranquilo de sua infância. Kaito não é essencialmente mau, apesar de ter batido de frente com os heróis muitas vezes. Ele apenas tinha uma visão de mundo diferente e equivocada. Todavia, foi um personagem marcante, não só pelo seu jeito durão, mas pelo excêntrico visual de banana da sua armadura. 

O tão odiado Mitsuzane
Mitsuzane "Mitcchy" Kureshima (Kamen Rider Ryugen) também de Kamen Rider Gaim - Um dos caras mais odiados da franquia Rider. Apesar disso, não consigo ver Mitcchy como um vilão totalmente. Ta certo, pra quem viu a série até o fim sabe o quão ele era ardiloso e o quanto se fingiu e manipulou para alcançar seus objetivos, mas isso não isenta Mitcchy das vezes que lutou ao lado dos heróis bem como sua redenção no final. Querendo ou não, foi um dos melhores personagens da série. 

Masato Kusaka e sua cara sinistra
Masato Kusaka (Kamen Rider Kaixa) de Kamen Rider 555 - Assim como Mitchy, Kusaka era ardiloso e fazia de tudo para prejudicar o protagonista Takumi, uma vez que ele era (claro, na cabeça dele) o principal obstáculo dele em sua busca pelo amor de Mari Sonoda. Kusaka era dissimulado, e via os Orphenochs como inimigos, sem distinção. Um personagem que você ama odiar a série toda, mas que consegue ser tão carismático que é impossível imaginar a série sem ele. Muito disso se deve a atuação do talentoso Kohei Murakami, que dá vida ao personagem e também figura em séries como Ultraman Mebius e Cutie Honey: The Live. 

Ankh divando em Kamen Rider OOO
Ankh de Kamen Rider OOO - Outro Personagem bastante carismático, Ankh é um monstro Greed, e nunca ligou muito para a vida humana. Logo no Inicio, o simples fato de Eiji Hino se tornar um Rider nada mais é que um "acordo de interesses" entre ele e o monstro. Ele se mostra egoísta e interessado apenas em si mesmo boa parte da série, trazendo prejuízos pros heróis. Apenas o senso de justiça de Eiji é que guiava o Greed a fazer coisas boas e ajudar as pessoas, mesmo contra sua vontade. Ankh Chega inclusive a se virar contra OOO uma vez que conseguiu recuperar sua forma física.  Também figura entre alguns dos mais conhecidos Anti Heróis da franquia Rider. No final, obviamente, Ankh consegue se redimir e volta a agir como herói. 

Outro Chegado na risadinha: Demon Knight
Demon Knight de Genseishin Justiriser - Muita gente pode achar injusto colocar um personagem tão desconhecido na lista, mas vale a pena. Demon Knight surge misterioso e logo depois se mostra como vilão. No decorrer da série, revela-se que ele é na verdade um personagem de essência boa,  com uma ligação com o bondoso Alien Nolun. Acaba muitas vezes se desentendendo com os vilões e ajudando, direta e indiretamente, os heróis. Ainda assim, ele tem uma grande rivalidade com o Riser Glen, pelo fato de ter perdido para ele em diversas lutas. Sua grande meta, em boa parte da série é vencer o líder dos Justiriser, por puro orgulho e fixação doentia, ainda que arrisque sua vida nesse duelo. 

Kitaoka Shuichi: O Kamen Rider Zolda
Kitaoka Shuichi (Kamen Rider Zolda) de Kamen Rider Ryuki - Em uma série de tantos Anti Heróis como Ryuki é difícil escolher apenas um. Mas Kitaoka Shuichi consegue chamar a atenção em meio aos demais. Extremamente egoísta, Shuichi é um cara que aparentemente só liga pra si mesmo, narcisista ao extremo e de tão chato, se torna cômico. Sempre ao lado de seu parceiro numero um Goro, é um dos riders mais fortes da série. Por dentro porém, podemos ver que Shuichi é um cara bom, que apesar de seus defeitos, ainda carrega em si um senso moral. Seu único motivo de lutar na guerra dos Riders é apenas salvar sua própria vida, uma vez que ele está acometido de uma doença incurável. 

O mal encarado Lucifer 
Menções Honrosas - Muitos outros Anti Heróis poderiam figurar nessa lista, mas destaco aqui também o Kamen Rider Leangle, o Mutsuki de Kamen Rider Blade, sempre oscilando entre o bem e o mal em busca de ser mais forte. E pra geração manchete não dizer que nos esquecemos, é bom citar Lucifer de Cybercops, que inicialmente começou como vilão e depois se alia aos heróis. Alguns vilões como Macgaren de Jaspion e Shadow Moon de Kamen Rider Black de tão simpáticos, são considerados Anti Heróis por alguns, apesar de serem apenas vilões mesmo. 

Mutsuki: O Indeciso Kamen Rider Leangle
Gostaram da lista? comentem ai! Valeu! 

Black Condor: O Bad Boy dos Jetman

5 comentários:

  1. Sem dúvidas, uma de suas melhores matérias, cara! Parabéns mesmo! Gai é realmente um mito e meu personagem de Tokusatsu favorito. A maioria dos personagens aí eu ainda não conheço, mas tem um que eu não concordo: Micchy. Esse moleque é um grande fdp, invejoso, manipulador e mau caráter! Vilão sim! Anti herói na cadeia!!! Rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uehuehuehe Ah cara, todo mundo odeia o Mitchy, isso é fato. Mas convenhamos que Mitsuzane ja deu algumas dentro, e só por causa disso, é considerado um Anti-Herói. Gai pra mim é o personagem mais carismático dos sentais. sou fanzasso dele tbm. Vlw a força! pensei bastante pra criar essa matéria, agradeço por gostar!

      Excluir
  2. Você incluiria Kaoru Kino de Kamen Rider Agito na lista também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil dizer. O Kaoru (Another Agito) morreu como vilão. até onde eu lembro. Apesar de ter ajudado os heróis algumas vezes...honestamente, não sei.

      Excluir
  3. Gostei da matéria, amigo. Os anti heróis com certeza são os que mais amamos. Meu favorito é o Daiki Kaito, me identifico muito. Pena que ficou fora da lista. Mas os que foram citados gosto muito do Hajime Aikawa e do Masato Kusaka. Vlw mesmo. Matéria de emocionar.

    ResponderExcluir