Em 1992 a Warner Bros. Pictures lançou um filme que entraria para a história da cultura pop/nerd como uma das maiores histórias de suspense e romance já realizados. Com roteiro de Lawrence Kasdan e direção de Mick Jackson, O Guarda-Costas elevou Kevin Costner de vez ao estrelato mundial e revelou o sucesso de Whitney Houston para o mundo. Esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.
Rachel Marron (a já falecida Whitney Houston) é uma estrela de sucesso mundial que é extremamente mimada, egocêntrica e só aceita as coisas conforme sua vontade. Após diversas insistências de seu gerente, ela aceita receber proteção de um guarda-costas experiente, Frank Farmer (Kevin Costner). Frank é metódico, centrado, sério e não concorda com a forma de Rachel lidar com sua fama, expondo-se ao perigo constante. Obviamente que os dois não vão com a cara um do outro logo de cara, mas a necessidade os aproxima e no meio de tanta proteção e preocupação pode até mesmo surgir um caso de amor. O que Rachel não sabia é que ela era perseguida há meses por um fã desequilibrado ao qual ninguém sabe a identidade e era ameaçada de morte. O quê fazer quando o pessoal começa a interferir no profissional? Com Rachel concorrendo ao Oscar, cabe a Frank defender sua protegida e garantir sua integridade física, nem que pra isso ele precise dar sua própria vida em troca.
O Guarda-Costas foi um tremendo sucesso mundial e dividiu a opinião dos críticos. Alguns acharam o filme muito melodramático e brega, enquanto outros acharam o filme excelente e com uma verdadeira história de amor. O filme custou aos estúdios da Warner $25 milhões e arrecadou mundialmente $411,006,740.
Kevin Costner está ótimo no papel do guarda-costas durão, sério e observador. Whitney Houston, em seu primeiro papel no cinema, mandou muito bem também e convenceu no papel da estrela superficial e que acha que o mundo gira em torno dela. Os dramas pessoais que ambos os protagonistas carregam são bons e cotidianos, dando mais peso a eles.
Eu adoro este filme e sempre que possível revejo. O filme é lotado de cenas inesquecíveis, como o primeiro encontro entre Frank e Rachel, a primeira vez em que Frank realmente "nota" Rachel através de um clip dela, a sedução na casa de Frank, a surra que Tony (Mike Starr), ex-guarda costas de Rachel, leva de Frank na cozinha, a cerimônia do Oscar, o salvamento na boate (copiado por Homer Simpson em Os Simpsons quando ele salva Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker, de fãs num evento), e claro, minha cena favorita, a perseguição na neve de Frank atrás de um suspeito.
A trilha sonora do filme então é um caso a parte. Claro, contando com 6 músicas de Whitney Houston no repertório, a trilha só poderia ser um sucesso absoluto. A voz dela era linda demais. O tema do filme, "I Will Always Love You", ficou 14 semanas consecutivas em primeiro lugar no Hot 100. A trilha sonora do filme permaneceu 20 semanas em primeiro lugar no Hot 200 da Billboard e vendeu mais de 44 milhões de cópias em todo o mundo.
O filme concorreu ao Oscar de 1993 como melhor canção por "I Have Nothing" e "Run to You", concorreu a melhor filme estrangeiro na Academia Japonesa de Cinema em 1993, concorreu a melhor canção escrita para cinema ou TV no Grammy Awards com "I Have Nothing" e "Run to You" em 1994. Whitney foi indicada a melhor atriz, Kevin a melhor ator, O Guarda-Costas foi indicado a melhor filme, Kevin concorreu a homem mais desejado e os protagonistas concorreram a melhor casal, tudo no MTV Movie Awards em 1993. Eles venceram a melhor canção no MTV Movie Awards com "I Will Always Love You".
Em 2011, a Warner teve planos de refilmar O Guarda-Costas e sondaram Rihanna para o papel de Rachel Marron, mas Rihanna recusou. A trama ainda seria atualizada para os tempos de internet e a facilidade com que as pessoas alcançam a fama atualmente.
O Guarda-Costas era um grande clássico dos filmes da Sessão da Tarde e um grande sucesso na minha casa, pois meu pai também era fã do filme e vivíamos alugando o filme para rever. Chegamos a mandar gravar na época uma cópia para ter em casa. Atualmente, tenho o filme em Blu-ray guardadinho para sempre que der vontade rever, ainda mais que minha esposa também é uma grande fã do filme e da cantora. Ela já viu ao filme mais de 83 vezes!!! Isso é um recorde mundial!!!
Para os que não conhecem este grande filme que mistura suspense com romance de uma forma extraordinária, não conhecem o poder da voz de Rachel Marron (ou Whitney Houston), não conhecem os métodos de Frank Farmer, corram atrás e vejam este grande clássico. É muito fácil encontrá-lo na internet ou para comprar em diversos lugares.
Um grande abraço!
Sensacional! ja vou dar meu jeito de assistir. sempre ouço falarem muito bem desse filme!
ResponderExcluirAcho que você encontra no Youtube completinho, se não, em torrent com certeza!
ResponderExcluir