sábado, 25 de julho de 2015

Vikings - Épico e Envolvente! A Sangrenta Saga do Flagelo da França

Galera de Vikings prontos pra invadir a praia de alguém! 

Amigos, nessas férias prometi que assistiria alguns Tokusatsus e botaria a diversão em dia. Mas, acabei também me interessando em algumas séries ocidentais. Mas, nenhuma delas me chamou tanto a atenção como essa, o fenomenal Vikings, série Irlando-Canadense, escrita por Michael Hirst. A saga narra as aventuras e desventuras de Ragnar Lothbrok, um personagem histórico, que seria uma espécie de "Rei Arthur da Escandinávia", conhecido na história como o "flagelo da França" e retratado na série como um viking sagaz e audacioso, que acredita ser descendente do próprio Odin, deus máximo da mitologia nórdica.
Logo da série, exibida no History Channel desde 2013 

Ragnar, aliado a sua família e de  amigos que vai adquirindo no decorrer da história, faz uma longa jornada, iniciando de simples fazendeiro a herói do povo nórdico. Tudo isso, fazendo bem o que vikings geralmente faziam bem: matar, pilhar, beber e desafiar a morte em combates que parecem quase impossíveis de vencer, encarando os mais poderosos e inteligentes inimigos. Sempre buscando chamar a atenção dos deuses e garantir seu lugar no Valhalla, morada dos nobres heróis mortos. Ragnar, ao invés do que o pensamento ocidental diz acerca dos Vikings, não é um brutamontes débil. É um homem esperto, que sempre usa a habilidade e as circunstâncias ao seu favor, que sabe fazer alianças e agir com a razão, mas claro, muito habilidoso em combate também. 

Rei Ragnar, o "Flagelo da França". Vivido pelo ator Travis Fimmel 
Além do fenomenal Rei Ragnar, a série também abre um leque enorme de personagens, cada um com suas peculiaridades, todos interligados de uma maneira bastante envolvente, e que enriquecem a história de maneira muito única. Dentre eles, temos Lagherta, uma Skjaldmo, escudeira da tradição nórdica, e esposa de Ragnar. Uma linda mulher, forte e decidida, capaz de tudo pelo bem de sua prole. Floki, o excêntrico construtor de barcos, Rollo, irmão de Ragnar que carrega dentro de si uma forte rivalidade/inveja do irmão, que é um verdadeiro urso, que estraçalha os inimigos em combate. A determinada condessa Siggy, a sedutora princesa Aslaug, dentre vários outros. 

Alguns dos principais personagens da Saga

Um personagem que me chamou atenção em especial é Athelstan, monge católico inglês que no começo da série, se torna escravo de Ragnar. Aos poucos, mostra-se um grande aliado e protagoniza alguns dos momentos mais interessantes da série, onde há um forte choque de culturas entre a tradição cristã medieval e a nórdica. Vikings é cheio de reviravoltas e acontecimentos que movem o rumo da história de forma surpreendente, dando vazão pros mais diversos tipos de intrigas, conflitos, e o surgimento dos mais perspicazes inimigos, tais como Conde Haraldson, Rei Horik, ou mesmo os Reis Ingleses Aelle e o ganancioso e carismático Ecberth. Nesse aspecto, não seria exagero meu comparar a série, ao menos no enredo extremamente viciante, com o também fantástico Game Of Thrones. 


Monge Athelstan: entre a Cruz e o Machado

As cenas de combate também são  fantásticas e a ação é um elemento chave da série, sempre procurando reproduzir de maneira mais épica possível, os sanguinários confrontos entre os guerreiros nórdicos e seus inimigos. Então, espere ver muito sangue e aço nos episódios. Muito bem ambientada, com paisagens e cenários adequados,  a série oferece uma grande viagem  ao dia a dia dos povos daquela época. Seja nas cenas de navios em alto mar, nos castelos e cabanas, montanhas, etc, os produtores mostraram um cuidado fenomenal em manter o mais realista e fiel aquela realidade possível.

Rollo, em combate, mostrando toda a fúria Viking

Afinal a série é exibida no History Channel, é como já é esperado do canal, referência em pesquisa histórica, tem uma GRANDE fidelidade aos hábitos, crenças, costumes e tradições dos povos da época. Quem tem curiosidade em conhecer a religião, mitologia e modo de viver dos Vikings, com certeza vai achar a série um espetáculo. E não pense que isso a torna chata, muito pelo contrário, a série tem uma trama bem escrita, transbordando momentos impactantes e um enredo bem envolvente. 

Parede de Escudos: Sinônimo de Guerra e muito Sangue! 

Com personagens que vão encantar o telespectador do começo ao fim, a série, por prezar pela fidelidade aos fatos reais, tem alguns momentos “pesados”, recomendados para um público mais velho, então, não espere algo adocicado ou demasiado cheio de humor. Ainda assim, Vikings tem todos os elementos que compõem uma série excepcional, que fará o telespectador "viajar" nos navios e entrar de cabeça nas batalhas do Rei Ragnar.

Rei Ragnar, com Rollo e seu Machado e Lagherta, com seu escudo

A série estreia sua quarta temporada em 2016. Altamente Recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário