quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Zyuden Sentai Kyoryuger

Kyoryuger: melhor do que a audiência aparentou.

Bem, acabei Kyoryuger não tem nem 10 minutos, e confesso que me agradou bastante este sentai tão criticado pela audiência, foi a pior da história, com uma média de 3,9%, seguida por Go-busters. Inicialmente, Kyoryuger se notabiliza por alguns aspectos: excesso de comédia, especialmente partindo do Kyoryu Blue e do Red. Pra ser bem franco, boa parte das piadas apresentadas na série não me agradavam, ao menos de início. 

Ian, Nobuharu, Utsusemimaru, Daigo, Souji e Amy, o time base.

Outro ponto marcante da série é o uso do samba -- sim, o samba -- como elemento constante. Até a transformação dos personagens em heróis tem uma versão oriental de samba presente. Não me agradam as dancinhas, mas existe um contexto bem forte por trás delas, que é explicado conforme a série avança. Outra constante são brincadeiras entre os personagens, mesmo os vilões. Porém, por mais curioso que possa parecer e até paradoxal, não há uma forte presença de crianças na série. Regulares, há apenas uma.

A história:
Há muito tempo atrás, no tempo dos dinossauros, o Exército Deboss invade a Terra, a ponto da extinção dos dinossauros, mas foram derrotados por Torin e Zyudenryu durante a primeira invasão. Nos dias de hoje, o Exército Deboss ressurgir para retomar a sua invasão. Para combater a ameaça, Torin seleciona cinco jovens corajosos que devem derrotar seus respectivos Zyudenryu primeiro a fim de adquirir os seus poderes para se tornar os "Guerreiros dos Grandes Lagartos", o Esquadrão Eletrossauro Kyoryuger.

Uma das coisas que gostei demais em Kyoryuger foi a relação de amizade entre o homem e os dinossauros. Eles não são apenas instrumentos para o combate, são seres vivos e que estão presentes para ajudar os heróis e vice-versa. O desenvolvimento da história de Kyoryuger é bastante eficiente: a trama é bem amarrada, sem furos aparentes, sempre com bastante bom humor e ação. De todos os sentais que já vi, com Kyoryuger, eles se tornam 18, a fotografia deste é a mais bela. Cores vibrantes, belos takes de câmera, cenários e visuais muito caprichados. 

Zakutor, Stegotchi, Gabutyra, Dricera e Parasagun.

Outro ponto que quero ressaltar: os Kyoryugers são exímios lutadores! São muito hábeis no combate manual, com excelente trabalho de equipe. Mesmo sendo em grande número de membros, nada atrapalha. Eles são muito bem coordenados e cada um sabe o seu ponto forte e o dos companheiros. Os personagens, mesmo sem a transformação, lutam muito bem. Eu me surpreendi bastante em quão habilidosos os atores foram nas cenas de luta. Bravura real, eu diria.

Sobre os inimigos, não vou destacar muito nenhum individualmente, pois todos são bem explorados pela série. Não houve personagem que não tivesse sua chance de brilhar, de mostrar a que veio. Chefiados pelo Chefe Chaos, a Legião Deboss tem a missão de ressuscitar seu líder e extinguir a raça humana.

Aigaron, Dogold, Chefe Chaos, Candelira e Luckiero.

Para dar o toque final, devo falar dos 25 episódios finais da série, onde ela me surpreendeu pela grande evolução da trama. Se foi proposital ou não, nunca saberei, mas é fato que a série subiu vários patamares. As brincadeiras continuaram, mas ganharam contextos maiores de drama, acontecimentos inesperados e situações onde os personagens tiveram que dar tudo de si para conseguirem seus objetivos. A reta final é eletrizante, com um final não tão comum em sentais. Confesso que não me lembro de um que tenha sido no exato molde. 

De todos os Kyoryugers, eu destacaria Utsusemimaru, meu favorito da série, Souji e Amy. Daigo, Ian e Nobuharu (normalmente chamado de "Nossan") também são ótimos, mas me identifiquei mais com os demais. Uma coisa legal é que as personalidades deles não são tão comuns como se espera. Eles conseguem fugir bem de determinados clichês. Há boas participações especiais na série, mas só vendo pra saber quem são. Apenas direi que valerá a pena!

Por fim, Zyuden Sentai Kyoryuger teve seus acertos e erros, altos e baixos, mas não é à toa que existem tantas páginas pela internet de pessoas que idolatram a série. Os dinossauros elétricos têm muito mais a oferecer do que meros números de audiência.

Brave in!

Nenhum comentário:

Postar um comentário