terça-feira, 18 de novembro de 2014

Kamen Rider Decade


Kamen Rider Decade, o destruidor de mundos. Decade não é um rider comum, certamente. O décimo heisei, Decade se notabiliza por ser uma homenagem aos 9 heiseis anteriores, quase como Gokaiger e Boukenger homenagearam sentais, guardadas as devidas proporções.

A história de Decade se passa ao término de Kiva, e a premissa é que cada rider (9, ao total) tem um mundo próprio e, por alguma razão, eles estão começando a se fundir, provocando brechas interdimensionais em seu mundo, podendo levá-lo à destruição. Kadoya Tsukasa assume o papel de salvador do mundo onde vive, e se torna o Decade. Detalhe que ele não possui nenhuma memória de seu passado e origem, o que o desnorteia em muitas situações. O acompanham Natsumi, uma garota bonita e invocada que é assistente no estúdio de fotografia de seu avô e próprio avô. Junto deles, segue uma morceguinha chamada Kivala. Além de salvar os outros nove mundos, Decade procura pelo próprio, o que dá o tom tenso da série. Gosto das atitudes dele em batalha e como funciona bem com os outros riders. Pena os riders originais praticamente não aparecerem, porque nem toda versão paralela é interessante. Vale como versão alternativa, claro. Reinventar personagens é bom.

Durante a jornada de Decade, aparece um outro Kamen Rider: Diend, o anti-herói da história. Ele tanto ajuda quanto atrapalha aos demais, mas apesar de ser um ladrão de tudo o que considera tesouro, não é uma pessoa ruim. Passa por um belo drama pessoal em seu mundo natal, com seu irmão mais velho. Kuuga também se junta ao grupo, mas acaba ficando demais em terceiro plano. Poderia ter tido mais brilho.

Quando ao Tsukasa, gosto muito dele. Um tanto arrogante e seco, ele costuma soltar algumas frases fortes em conversas, meio querendo provocar alguma reação nem sempre amigável em quem ouve, mas ele é uma pessoa boa, no fundo. Acaba por reconhecer o valor dos amigos, parceiros e dos mundos por onde passa. Fotógrafo, tem dificuldades eu tirar fotos.

Infelizmente, a história peca em coerência, lembrando bastante um super sentai pelos episódios não terem muita conexão entre si. Quando vai de um mundo para outro, não sobra muita lembrança dele, fica pra trás. Mesmo assim, são episódios bem feitos, com boas falas, boa (porém leve) carga dramática, e tiradas de humor interessantes. Gostaria que a série tivesse sido mais completa e focada em um adversário mais presente. Narutaki mais fala do que age. O filme Decade All Riders x Dai Shocker é o real fim da série, e é surpreendente em vários momentos. Vale a pena assistir.

Em suma, eu indicaria Decade como primeiro heisei a ser assistido para conhecer a dinâmica da era, que é bem mais rápida que a da era Showa. Daria nota 8, pois realmente gostei do que vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário