quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Star Wars - Episódio 1 - A Ameaça Fantasma


Pôster fodástico

"Numa galáxia muito, muito distante...."

Assim começam os 6 filmes da maior saga de ficção científica da História do Cinema: Star Wars, ou Guerra nas Estrelas! Esse grande clássico começou em 1977 com o primeiro filme da saga "Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança" escrito e dirigido por George Lucas. Mas, primeiro filme iniciando como Episódio 4???? Sim, galerinha! O subtítulo "Episódio IV: Uma Nova Esperança" não constava originalmente. George Lucas nem acreditava que continuaria a história, e só foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, "O Império Contra-Ataca".
Pra quem não conhece a franquia e nunca assistiu nada, recomendo que comece na ordem original:

- Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança;
- Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca
- Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi

Esses fazem parte da Trilogia original. Logo depois, beirando o ano 2000, criaram-se a segunda parte da Trilogia, que seria contando toda a origem da trilogia anterior. A sequência é:

- Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma;
- Star Wars - Episódio II - Ataque dos Clones;
- Star Wars - Episódio III - A Vingança dos Sith.

Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn
Mas, vamos ao que interessa! Como estou revendo toda a saga irei falar delas na ordem do 1 ao 6. Comecemos por "A Ameaça Fantasma". Foi escrito e dirigido por George Lucas em 1999.
Nossa história começa com a Federação Comercial, bloqueando as remessas para o planeta Naboo. Para evitar a guerra, Chanceler Valorum envia dois Cavaleiros Jedi, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, para negociar. Mas a Federação invade Naboo, e os Jedi (espécie de "policiais do espaço" responsáveis por manter a paz e a ordem na Galáxia) são obrigados a aterrissar no planeta. Lá, resgatam a Rainha Amidala e vão com destino à Coruscant, capital da República Galáctica. Então o impulsionador para o hiperespaço da nave falha, e são obrigados a procurar um novo em Tatooine, onde Qui-Gon acha um escravo com dons da Força (uma espécie de um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa; Ela provém de tudo; Ela é tudo) chamado Anakin Skywalker. Qui-Gon Jinn leva Anakin para Coruscant, a fim de que ele venha a ser treinado, mas o conselho Jedi o rejeita.

Essa é a premissa. Há muito do que vemos nos nossos amados Tokusatsus nessa franquia:duelos com espada laser, respeito e treinamento com os mestres, lutas animais, traições, um império do mal, entre tantas outras referências.

Não se deixem enganar por essa carinha...
Star Wars conta a história de Anakin Skywalker, o grande herói (e vilão) de toda a franquia. Tudo gira em torno dele, algo que já me deixa com uma dúvida na cabeça de como serão os próximos filmes. Sou fã demais do personagem em todas as suas fases e todo seu processo. É muito interessante ver como o lado negro da força é forte nesse personagem e como é fácil você enveredar pelo caminho do mal.

É muito interessante ver o surgimento de Anakin, Obi Wan-Kenobi, Mestre Yoda mais novo (novo????), os Jedis em seu auge, elementos consagrados da franquia aparecendo aos poucos.... coisa que qualquer nerd e fã adora ver!

Destaco nesse primeiro filme o vilão Darth Maul. Tem uma ótima presença, faz grandes lutas e ele simplesmente possui um sabre de luz duplo!!! Querem mais o quê?!!!
Quem ainda não assistiu, está perdendo tempo! Assista imediatamente!

Que a força esteja com vocês!

Um grande abraço!

Visual foda, além de ser robro-negro

Nenhum comentário:

Postar um comentário