domingo, 20 de junho de 2021

Filmes: Homem-Aranha (Trilogia do Sam Raimi)

                           

Fala, galera!!! Marquinhos Parker aqui na área! Decidi trazer uma análise especial da Trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Eu gosto bastante dessa trilogia, inclusive após o filme de 2002, passei a gostar mais do Aranha. É bom ressaltar também que o Peter Parker/Homem-Aranha aqui estava no início, então nem Marvel ou Sony sabiam do que iria se tornar. Então, confere aí uma análise detalhada de todos os filmes da trilogia e deixe a sua opinião sobre essas obras polêmicas.

- HOMEM-ARANHA (2002)


Pôster do primeiro filme

A direção de Sam Raimi, é muito assertiva em trazer o herói para o cinema, além de trazer novidades. O elenco de peso contava com nomes como de Tobey Maguire, James Franco, Kristen Dust, Willian Dafoe, Elizabeth Banks, J.K Simons, Rosemary Harris, Cliff Robertson e tantos outros.
Tobey Maguire como Peter Parker/Homem-Aranha

O enredo trata de Peter Parker (Tobey Maguire), um jovem órfão que mora  com seus tios Ben e May Parker, que um dia no laboratório de análise de aranhas genéticamente modificadas, uma das aranhas pica Peter,  dando ao protagonista poderes de aranha. Do outro lado temos Norman Osborn (Willian Dafoe), que ao testar os ampliadores de desempenho para conseguir prestígio na Oscorp, por um acidente, acaba desenvolvendo um dupla personalidade maligna: o Duende Verde!

James Franco como Harry Osborn

Raimi trouxe a história de origem do herói em um tom  muito convidativo, que já fisga desde a abertura encantadora, até nos primeiros minutos de filme. Conhecemos então Peter, um cara que sempre sonhou em namorar sua vizinha, Mary Jane Watson (Kristen Dust), a  garota mais popular e bonita da escola. Também somos apresentados à Harry Osborn (James Franco), seu melhor amigo.

Willian Dafoe como Norman Osobrn/ Duende Verde

Outro ponto que vale ser destacado e analisado é que muitas pessoas falaram que esse Homem-Aranha de Raimi, não foi fiel aos quadrinhos. Discordo. Sam Raimi trouxe muitas homenagens de cenas clássicas nesse primeiro filme, fazendo boas referências a momentos importantes da trama.

Quadrinhos e filme

O uniforme e o visual do Homem-Aranha, foi mantido com base nos quadrinhos. Aqui nesse filme, o uniforme lembra aquele do desenho do Cabeça-de-Teia, de 1994. Tanto o herói, como o próprio Peter, lembram a fase inicial dos quadrinhos, mostrando um cara mais maduro, mas que ainda tem motivações de uma vida comum, um amor, ou trabalhar por conta própria e pagar sua faculdade.

Homem-Aranha da série animada de 1994
                                                       
As cenas de ação também foram muito bem trabalhadas e dirigidas. Sabemos que o Duende Verde é um grande inimigo do Aranha e foi a escolha certa para estar nas telonas. Os efeitos especiais fizeram o filme se tornar grandioso e instigante de assistir, mesmo que ainda estivéssemos no início da Era dos Heróis nos Cinemas, os efeitos especiais desse filme foram um divisor de águas, assim como ocorreu tamém no filme X-Men - O Filme de 2000. Quando eu era criança, de tão empolgado que fiquei com o filme, saí do cinema achando que era o Homem-Aranha! Principalmente na parte de lançar teias! Minha amada mãe teve que sair correndo atrás de minha pessoa para eu não me perder no shopping!

Cena mais do que épica do primeiro filme

Para as mulheres que acham que esse filme é só para os meninos... ENGANAÇÃO!!! O romance e as relações amorosas apresentadas estão presentes na película, além dos conflitos de Peter e o romance com Mary Jane. A história de amor de Peter e Mary Jane também é um ponto legal a ser observado não só nesse filme, mas também em outros filmes da sequência. 

Cena mais do que clássica do beijo de Mary Jane e o Cabeça de Teia

Outro ponto legal é a trilha sonora, tanto o instrumental, quanto as bandas. São musicas que conversam muito com o filme. Aquela abertura com a música tema do filme retrata em todas as formas o que é o Homem-Aranha em sua essência. Além dela, outros instrumentais deram o tom certo de tamanha grandeza  para Peter, Harry, Norman e tantos os outros personagens.

                Uma das músicas do filme                     
                             
Nesse primeiro filme, destaco a atuação de Tobey Maguire, como um excelente Peter Parker. Ele trouxe leveza e determinação, além de todas as motivações do herói e do nerd do Queens, apaixonado desde sempre pela sua vizinha Mary Jane. Um ponto interessante que foi desenvolvido ao longo do filme foi a relação entre Peter e MJ. Um outro ator importante foi Wllian Dafoe, que foi espetacular como vilão de Duende Verde. Sua atuação chegava até a assombrar. Sua dupla personalidade, uma como pai do Harry, e a outra louca e psíquica como o Duende Verde, eram bem diferentes uma da outra. Seu intuito era se vingar das pessoas, que de alguma forma, lhe prejudicaram em sua vida profissional. Até mesmo contra o próprio Peter e Mary Jane ele quis vingança por problemas pessoais. Por último, mas não menos importante, destaco Kirsten Dust, que trouxe todo temperamento da Mary Jane, desde a popular aluna do colégio, ao seus conflitos com seu pai, até sua vida amorosa com os garotos do colégio.

O trio principal: Dafoe, Maguire e Dunst

- HOMEM-ARANHA 2 (2004)

Pôster do segundo filme

E chegamos ao Homem-Aranha 2 (2004),  dois anos após o original! Aqui o diretor continua a trazer pontos novos, pontos a serem  desenvolvidos. Raimi mostra novos conflitos de Peter/Homem-Aranha em relação a sua identidade e a responsabilidade de seguir como o Aranha, além de pagar seu aluguel, morando em um apartamento com seu melhor amigo, HarryPor falar em Harry, ele nesse filme fica obcecado em saber qual é a identidade do Homem-Aranha, para poder se vingar da morte de seu pai, e por fazer a Oscorp se tornar ainda maior, além dos sonhos de seu pai. Mary Jane se tornou uma atriz de teatro e está noiva de John Jameson, filho de J.J. Jamenson.

Outro pôster do filme

Nessa continuação somos apresentados ao Dr. Otto Octavius (Alfred Molina), um cientista bancado pela Oscorp, que sua principal motivação é construir uma fusão nuclear, gerando energia barata para toda cidade Nova Iorque. Para auxiliar em sua invenção, o inventor  criou uns braços mecânicos para  ajudar a estabilizar a energia. Durante uma apresentação, acontece uma sobrecarga de energia e o chip inibidor que possui a função de controlar o que a mente diz para os braços, sofre um curto, então os braços passam a controlar o que Otto deve ou não fazer, criando assim o Dr. Octopus e sua maior motivação é de novo criar uma nova fusão ainda maior que a primeira e destruir toda cidade.

O Dr. Octopus (Alfred Molina)

Nesse filme, vemos Peter cada vez mais confrontado em ser ou não o Homem-Aranha. Ao saber que May Jane vai se casar, ele fica extremamente mexido e seus poderes de Aranha começam a ficar desestabilizados, então Peter começa a se questionar se de fato, ele deve deixar os poderes de Aranha para trás e voltar ser apenas um civilUm grande conflito de identidade acontece e isso é tratado como muita sensibilidade. Raimi traz uma importante referência às Hq´s nessa parte, em que Peter toma a decisão de deixar o herói de lado e seguir apenas como o nerd que sempre foi

Referência linda, referência bem feita, referência fantástica!!!

Nesse continuação também vemos Mary Jane chegando mais próximo de seu sonho. Aqui ela já se torna atriz de teatro e fica noiva de Jonh Jameson, como já escrito mais acima. John é um importante astronauta em Nova Iorque, filho de J.J. Jameson. Enquanto isso, sua relação com Peter fica confusa, após a decepção de seu melhor amigo faltar em sua estreia numa peça de teatro, Mary Jane decide se afastar de Peter. Quando ele quer recomeçar sua relação de onde parou com ela, MJ já está seguindo sua vida, agora como noiva. Depois de descobrir que Peter é o Homem-Aranha, sua cabeça fica confusa em relação aos seus sentimentos. Ela não sabe se deve continuar sendo noiva de alguém que conheceu há pouco tempo e nem ama de verdade, ou recomeçar com seu melhor amigo e verdadeiro amor.

Peter e Mary Jane

Neste segundo filme, Harry fica cada vez mais obcecado pelo Homem-Aranha e quer questionar e confrontá-lo sobre a morte de seu pai. Ele então descobre que o Homem-Aranha é seu melhor amigo Peter Parker, e com isso, descobre as motivações de seu pai, Norman. Então o próprio Norman (meio que além túmulo) o instiga a vingar sua morte e se tornar o Duende Jr..

Harry a ponto de se vingar do Aranha

O uniforme recebeu algumas atualizações, e agora está mais estilizado, como por exemplo, as teias que circulam tanto na máscara, como no resto da roupa, foram reforçadas de um tom mais prata, destacando mais a cor e os "olhos" do Aranha ficaram mais claros, além de aumentar a saturação do tom vermelho da roupa.
                                             
O uniforme do Aranha no segundo filme

Homem Aranha 2 termina com perfeição em seu auge. Tudo o que podíamos esperar para o próximo filme era Harry se tornando vilão, Mary Jane e Peter se acertando, entre outras coisinhas mais. A receita para o novo filme já estava pronta e as expectativas também, por isso vamos falar de Homem-Aranha 3 agora na sequência!

- HOMEM-ARANHA 3(2007)

Pôster do terceiro filme

Nesse continuação e fechamento da trilogia, 3 anos após Homem-Aranha 2. A vida não poderia estar melhor para Peter e MJ. Peter avançou em seu namoro com Mary Jane, preparando se para se tornar noivo de Mary Jane e finalmente se casarem. Além disso, na faculdade ele é um dos alunos mais inteligentes, chegando próximo de Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard), aluna mais brilhante da faculdade. Mary Jane chega aos grandes musicais como na Broadway, e sua vida profissional está chegando próximo do seu sonho realizado. Harry está focado em se tornar o Duende Jr., com  a ajuda de seu pai que o incentiva à vingança contra Peter Parker.

Peter e MJ vivem os melhores momentos de suas vidas

Existe aqui a chegada de novos personagens, como Flint Marko (Thomas Haden Church), um ladrão foragido que roubou e matou tio Ben para conseguir o dinheiro do tratamento de sua filha, e por último, mas não menos importante, temos Eddie Brock (Topher Grace), um fotógrafo arroganteegoísta que chega para disputar uma vaga com Peter e tirar fotos do Aranha para o Clarim Diário. Após todas essas informações, temos a premissa de Homem Aranha 3. Agora vamos à análise desse filme!

O Aranha vai atrás de Flint Marko

Homem Aranha 3 foi considerado um dos piores filmes da franquia, principalmente pela crítica especializada. O maior erro, sem dúvida, foi o excesso de vilões. Poderiam ter focado somente em Harry se tornando o Duende Macabro. Flint Marco, o Homem-Areia, foi totalmente desnecessário. Além de destruir a história de origem do Homem-Aranha, colocando-o como o verdadeiro culpado pela morte de Tio Ben. Sua motivação como vilão, de fazer o que estava fazendo para ter dinheiro para curar a sua filha Penne, foi rasa. 

Marko já como o Homem-Areia

Eddie  Brock se tornou Venom apenas nos minutos finais. Era um personagem que poderia ter sido melhor desenvolvido, tanto no ódio que ele sentia pelo Peter, quanto pelo Homem-Aranha. Além do que o simbionte no filme, foi muito mal trabalhado, colocado de forma aleatória, sem uma explicação convincente. Apenas caiu do espaço e foi parar na moto de Peter, sem motivo algum. Em momento nenhum do filme isso foi desenvolvido ou explicado, como ocorreu no desenho de 1994, em que ele chegou do espaço através de Jonh Jameson, o astronauta, pela sua nave, em uma missão, algo muito mais coerente dentro do universo.

Isso daí é o Venom!!!

Nesse filme, Peter talvez seja um personagem mais incoerente do que foi em toda a trilogia, ficando cada vez mais cheio de si, por ser o Homem-Aranha, e em momento nenhum vemos a humildade e simplicidade nele como nos filmes anteriores. Ao contrário, ele ficou completamente destoante, ficou totalmente agressivo, mas ele já estava dessa forma, muito antes de receber o simbionte.

O famoso e esquecível Peter Emo

Harry tinha tudo para ser um vilão incrível, com o  encerramento do segundo filme. Quando chegamos no porão da casa de Harry, vemos máscaras incríveis e assustadoras que dariam o tom certo para o Duende Jr. se desenvolver e, para nossa decepção, a máscara escolhida é a pior de todas! Uma máscara infantil, quase uma máscara de um snowboard. O mesmo digo dos planadores. Com várias opções, até a mesmo a utilizada pelo Duende Verde, só que mais estilizado e prateado, o planador é apenas uma prancha sem graça, bem ao estilo snowboard.

Harry como o vilão, Duende Jr.

Nessa obra, Mary Jane é a personagem mais coerente de todas. Aqui, depois de ser retirada do musical da Broadway, ela tenta desabafar com Peter, porém ele não a entende e nem a escuta por quase todo o filme. Em um dia de comemoração, em que o Homem-Aranha ganharia a chave da cidade por salvar a filha do prefeito, Peter/Homem-Aranha beija Gwen Stacy da mesma forma como beijou Mary Jane pela primeira vez no primeiro filme. Após essas decepções com Peter, por não ser ouvida e nem entendida, ela chama Harry para ser seu ombro amigo e acaba se envolvendo com ele romanticamente. Aqui vemos uma Mary Jane completamente sozinha e em uma relação desgastada com Peter.

A belíssima Dunst em Homem-Aranha 3

Talvez o que salve nesse filme sejam apenas as cenas de ação. Momentos como o Homem-Aranha salvando Gwen do guindaste no prédio ou o Homem-Aranha com uniforme negro, são cenas grandiosas e muito bem estruturadas e  dirigidas.

A cena do resgate

Homem-Aranha 3 possui mais pontos negativos, do que positivos. Um Homem-Aranha que tinha tudo para ser grandioso, ficou um filme fraco e sem conteúdo, com diálogos fracos e pouco desenvolvidos. Personagens importantes ficaram apagados e com pouco desenvolvimento. Tanto a critica, como o público, estranharam esse longa, pois parecia uma outra direçãodiferente das feitas por Sam Raimi. Depois, outros filmes do Homem-Aranha vieram, mas sinto que nesses outros, o Homem-Aranha se perdeu. Virou indústria. Agora só se faz novos filmes para vender bonecos e fazer dinheiro.

Tchau, tchau, amiguinhos!

Um comentário:

  1. Oi, Marcos gostei muito do seus comentários. Homem Aranha 1 e 2 foram muito bons. Revivi os filmes lendo os comentários. O Peter Parker e MJ formavam um lindo casal.

    ResponderExcluir