sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Documentário: Marvel Por Trás da Máscara

Por Trás da Máscara

Se tem uma coisa que não se pode negar é que o serviço de streaming do Camundongo está investindo pesado em todo o seu universo, seja nas animações 2D e 3D, com a Disney Animation e Pixar, além do grande mundo de Star Wars em toda sua complexidade, e agora também aumenta o seu repertório sobre o universo dos heróis nas séries da Marvel, além disso, um documentário escondido e muito bem pontuado é Marvel Por Trás da Máscara.

Um ponto que se destaca é a questão da criação dos personagens e com qual objetivo, uma linha de raciocínio lógico que começou nos anos 60, chegando até a atualidade, fazendo com que o telespectador consiga acompanhar toda a trajetória e os motivos dos heróis e de seus criadores.

Não há como falar de Marvel sem citar Stan Lee

Um bate-papo com artistas, diretores criativos, funcionários de editora como a Marvel Comics e várias figuras de referências que ajudaram a construir o império da Marvel. O documentário discorre a importância sobre os heróis, o arquétipo do herói e como eles são padrões morais para uma sociedade. Uma fantasia que nasce nos quadrinhos e que vai além, criando uma comunidade de fãs, pessoas que a desejam de alguma forma.

Falar sobre o Por Trás da Máscara é um assunto que sempre contagiou legião de fãs. Os heróis sempre estiveram presente em grande parte da cultura americana. Os quadrinhos por sua forma e narrativa fizeram com que os heróis se apropriassem da cultura e fizesse parte dela. A questão da identidade secreta presente nos heróis trazem à narrativa do documentário um frescor ainda mais profundo em contato com o universo das HQs. Saber como é aquele herói, e como ele se reafirma como pessoa. Um exemplo é o próprio Homem Aranha. Peter Parker é um garoto simples que mora no Queens e, curiosamente, acabamos gostando mais da pessoa do Peter, um cara que é frustrado emocionalmente e que vive no aperto para pagar as contas, totalmente rebaixado por um atleta do colégio chamado Flash Tompson. Mas ao colocar o traje do aracnídeo, ele se torna um cara zoador e totalmente diferente. Aí está o poder da máscara, a capacidade de esconder ou de reforçar o seu alter-ego

MARVEL!!!

O mesmo acontece conosco, como pessoas que somos e pessoas que gostaríamos de ser, um reflexo de contraste. Darry Mcdaniels, o conhecido Rei do Rock relata isso, ele fala que as descrições dos heróis como O Espetacular Homem-Aranha, O Incrível Hulk, O Invencível Homem de Ferro, entre outros adjetivos aos nomes dos heróis caracterizam o potencial do personagem. Mcdaniels fala que ao voltar da sua escola na infância queria ser espetacular assim como o Homem Aranha ou até incrível como o Hulk, e conta que quando ele pega em um microfone, ele deixa de se tornar Darry Mcdaniels e se torna o "Devastador de Microfone", que usa sua música para cantar sua verdade e até faz um rap sobre heróis.

O documentário acerta também ao trazer o tema da diversidade, ao citar o herói Pantera Negra. Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em 1966, quando ele surgiu nos quadrinhos do Quarteto Fantástico.  A história conta que o Pantera convidou o quarteto para ir para Wakanda e lá acontece um embate, mas, isso foi apenas para testar a equipe. Quando T'Challa tira a sua máscara e revela quem é, o Quarteto não esboça nenhuma reação, age normalmente. Reginald Huldin, escritor da Marvel em um de seus relatos afirma que todos os heróis como Capitão América, Mulher Maravilha, Batman, Superman, todos eram perfeitos e Pantera Negra também era perfeito, por ser um cara legal, elegante e esperto que chegava pronto em seu universo criado.  A própria criação de Os Fabulosos X-Men em 1975 surgiu com um desejo de poder retratar pessoas de diversas comunidades e transformar em uma equipe internacional. A ideia de alcançar outras comunidades inteiramente diversificadas, por justamente serem um grupo de pessoas já à margem da sociedade, e que ela mesmo reprova esses "seres diferentes" daquilo que é normal, fez com que os mutantes fossem criados.

O universo Marvel

Marvel Por Trás da Máscara é um grande acerto em que a empresa de Walt Disney acertou em cheio ao mostrar os bastidores e toda concepção das histórias em quadrinhos. Um documentário épico e bem amarrado, que vai desde os diálogos em quadrinhos até a reflexão das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário