terça-feira, 19 de novembro de 2019

Filmes: Coringa (2019)

Poster do filme
Quando a Warner/DC anunciou o filme solo do Coringa, confesso que torci o nariz. Não achava muito necessário um filme solo do personagem, ainda mais no meio do mar de mandos e desmandos da Warner/DC, que ora anunciava um filme e outra ora cancelava-os. Com tudo isso, meu entusiasmo era bem baixo para a produção. As coisas começaram a mudar quando anunciaram a contratação do excelente Joaquin Phoenix para o papel do protagonista. Após ver o primeiro trailer do filme, aí sim minha opinião mudou completamente. Juntando tudo isso com as boas críticas que vinham saindo na mídia e na internet, a minha hype foi lá para o alto. E meus amigos, Coringa é um senhor filmão! Um filmaço! Um filmaraço!!!

Joaquin Phoenix e o diretor Todd Phillips
Com roteiro de Todd Phillips e Scott Silver, e direção do próprio Todd Phillips, distribuído pela Warner Bros. Pictures, Coringa estreou em 31 de agosto de 2019, no Festival de Veneza, no México, e foi ovacionado. O filme não é fácil de ser assistido. Ele é tenso do começo ao fim, possui uma forte carga de drama, suspense e bocado de ação. O roteiro é inspirado em grande parte na clássica graphic novel A Piada Mortal de Alan Moore, considerada por muitos como a origem definitiva do Palhaço do Crime, apesar do personagem não possuir uma origem definitiva. 

Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), o Coringa
O filme é ambientado em 1981 e acompanha os dramas da vida de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem com problemas psicológicos, que sonha ser um comediante profissional. Arthur vive com sua mãe idosa, numa cidade violenta e que está prestes a explodir com a desigualdade social. Os problemas diários parecem empurrar cada vez mais Arthur para a loucura, ao ponto dele não saber mais distinguir o que é verdade e o que é fruto de sua imaginação.

Joaquin Phoenix está excelente no papel!
Joaquin Phoenix está esplendoroso no papel. O ator já havia mostrado todo seu talento em outros papéis, como em Gladiador, Sinais, 8 mm, entre outros, então não é de se surpreender com mais uma atuação de alto nível. Phoenix participa de todas as cenas da película, não ficando de fora de nenhuma. Pra mim, o Coringa de Phoenix está pau a pau com o de Heath Ledger, ambos são excelentes, sendo que o Coringa de Ledger já é um vilão completamente estabelecido, enquanto o de Phoenix ainda está no seu começo de carreira, se deixando levar pelos acontecimentos da vida. O ator teve sua atuação aclamada no Festival de Veneza e deve concorrer ao Oscar como Melhor Ator, assim como o filme deve concorrer ao Oscar de Melhor Filme. A Warner defende que o filme seja indicado a 17 categorias do Oscar. Coringa ainda conta com Robert De Niro no papel de Murray Franklin, um comediante, dono de um programa de auditório, e um grande ídolo de Arthur. As interações entre Arthur e Murray são um dos pontos altos do filme. 

Murray Franklin (De Niro) conversa com Coringa
Como citei no começo deste texto, Coringa não é um filme fácil de ser assistido. Além de ser tenso demais, há momentos em que chegamos a sentir vergonha alheia das situações que o protagonista passa. Desejamos que aquilo acabe logo, pois dá uma grande agonia. São tantas humilhações e situações que levam o personagem ao extremo, que é difícil não nos identificarmos com ele logo de cara e compreender suas atitudes (e por muitas vezes mesmo, até vibramos com elas). Coringa mostra que qualquer pessoa que é levada ao limite pode tomar atitudes radicais, ainda mais quando esta pessoa já possui uma tendência para tal.

Arthur e sua risada
Outro ponto que gostaria de destacar no filme, que me marcou bastante, é a risada criada por Joaquin Phoenix para o vilão. Phoenix declarou que se inspirou numa doença real onde a pessoa não consegue controlar sua risada. Sua risada é gutural, vem de dentro de sua alma, é doída. Por muitas vezes, essa risada chega nos incomodar. É como se a risada do protagonista fosse uma daquelas tosses que tentamos controlar e segurar, mas não conseguimos de jeito nenhum. Seria mais ou menos assim.

Faça como o Coringa! Coloque um sorriso no seu rosto!
Para aqueles que esperam um universo compartilhado da DC, ainda não foi dessa vez. Coringa faz parte da Black DC, um selo criado para o universo cinematográfico da DC, onde serão feitos filmes mais sombrios e sérios de seus personagens. Para os que querem ver um pouco de Batman no filme, irão ter um pequeno souvenir (ou grande) aqui. Até o presente momento, o filme já passou de 1 bilhão de dólares na sua bilheteria, e custou mais ou menos 70 milhões de dólares para os cofres da Warner. Quando o filme foi lançado, o diretor Todd Phillips disse que não faria um segundo filme, mas com a boa recepção (e com a bilheteria), parece que o diretor voltou atrás na sua decisão e disse sim para uma possível sequência.

A cena icônica da dança da escadaria!
Recomendo com toda a certeza do mundo que vocês prestigiem este filmaço! Assistam e se surpreendam com esta excelente história contando a origem de um dos vilões mais icônicos, amados e perigosos do mundo!!!


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário