segunda-feira, 20 de maio de 2019

Série: Game of Thrones - Temporada 8 Episódio 06 (COM SPOILERS) (FINAL)

É o fim de Game of Thrones
É isso, meus queridos amigos. Após 8 anos de muita emoção, sustos, alegria, desilusões, risadas e lágrimas, é chegada a hora de nos despedirmos dos 7 reinos. Após 8 anos, chega ao fim Game of Thrones, uma das maiores séries já feitas até o presente momento. Claro, como toda grande série ela terminou dividindo a opinião dos fãs: uns amaram o final, outras odiaram. Eu fico quase no meio entre os dois sentimentos, mas pendendo largamente para o lado dos que gostaram do final. Vamos agora analisar tudo que ocorreu de mais importante neste sexto e último episódio de GOT. Obviamente que o texto possui bastante SPOILERS, portanto, leiam por sua conta e risco! Vamos nessa?

------------------------------------------- CUIDADO COM OS SPOILERS -----------------------------------

Tyrion encontra os corpos de Jaime e Cersei
O episódio final começa com os sobreviventes do ataque letal de Daenerys (Emilia Clarke) e Drogon à Porto Real entrando no que sobrou da cidade. Tyrion (Peter Dinklage) segue para a parte subterrânea da Fortaleza Vermelha, onde encontra os corpos de Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) e de Cersei (Lena Heady). Ele sofre muito ao encontrá-los, e percebemos logo que ele nunca odiou a irmã, ao contrário, ele só queria ver sua família bem. Pena que a ambição dos Lannisters eram maior do que tudo.

Daenerys discursa para seu exército
Daenerys discursa para seu exército de Imaculados e Dothrakis e promete que irá livrar o mundo da injustiça e da escravidão, sem se tocar de que ela própria já está causando injustiças, no momento em que matou milhares de inocentes em Porto Real. Ela manda que levem Tyrion preso por traição, já que ele libertou seu irmão Jaime, mas antes da ordem de sua prisão, Tyrion joga fora o pingente de Mão do Rei, entregando seu cargo. Jon fica atônito com tudo isso e logo Arya (Maisie Williams) surge ao seu lado e pede que ele tenha cuidado com Daenerys, pois ela reconhece um assassino quando o encontra.

Jon conversa com Tryion em sua prisão
Jon vai visitar Tyrion em sua prisão e ambos protagonizam o melhor diálogo deste último episódio. Tyrion mostra que Daenerys sempre foi um perigo, uma ameaça, mas como ela eliminava pessoas ruins, ninguém prestava atenção, mas agora ela está mais segura do que nunca que está fazendo a coisa certa, e ninguém conseguirá pará-la, apenas Jon. O rei por direito tenta se manter fiel à sua rainha, mas Tyrion lhe relembra que nem mesmo suas irmãs estarão seguras com Daenerys no poder.

Daenerys morre nos braços de Jon
Após muitos anos, finalmente Daenerys realiza seu sonho: ela entra no que sobrou da sala do trono e avista o Trono de Ferro. Ela sorri e o toca, quando Jon entra na sala. Ele lhe indaga se era necessário a matança que ocorreu e ela afirma que sim. Eles se beijam intensamente, Jon lhe diz que ela sempre será sua rainha e a mata. Não tinha o que fazer, ele tinha que executá-la. Jon fica em choque com sua própria atitude. Drogon logo percebe que algo está errado e encontra sua "mãe" morta. Tomado pela fúria, Drogon cospe fogo para todos os lados, mas não acerta Jon, pois ele sabe que ele é um Targaryen também e a relação dos dragões com os Targaryens é muito forte. Drogon destrói o Trono de Ferro com suas chamas. É um simbolismo. Drogon está destruindo aquilo que lhe tirou sua "mãe", sua família, seus irmãos. Ele pega o corpo de Daenerys e some no horizonte. 

Tyrion discursa para os novos lordes
Passa-se um tempo e Tyrion vai a julgamento com os grandes lordes atuais de Westeros. É revelado que Jon está preso também. Após muita discussão, e com a possibilidade de uma democracia rejeitada por todos numa cena hilária, é decidido que Bran é o novo rei de Westeros, pois ele contém toda a sabedoria do mundo e isso, segundo Tyrion, é mais forte do que qualquer arma e resiste até mesmo ao tempo. Dá a entender então que Bran já sabia desde o começo que seria coroado rei. Seu primeiro ato é nomear Tyrion como sua Mão do Rei e enviar Jon novamente para a Muralha, uma forma de fazer com que seu irmão não seja morto por se tornar um regicida

Bran, o novo rei de Westeros
A despedida entre os Starks é triste e neste momento nos damos conta que a família ruiu logo na primeira temporada, pois cada membro que ficou vivo tomou um caminho totalmente diferente: Sansa (Sophie Turner) é nomeada Rainha do Norte e consegue a independência do norte; Arya decide rumar para o oeste, uma terra nunca antes explorada por ninguém, para desvendar novos caminhos, Bran se torna Rei dos 6 reinos e Jon volta para a Patrulha da Noite

Brienne escreve no livro da Guarda Real
Brienne (Gwendoline Christie) se torna chefe da Guarda Real, a mais alta patente entre os cavaleiros. Ela pega o livro com a história de todos os cavaleiros da Guarda Real e preenche a história de Jaime, função comum do chefe da Guarda. Ela se emociona ao escrever a história do seu amado e eu me emocionei juntamente com ela. Só quem acompanhou a trama desde o começo sabe o quanto ela desejava se tornar uma cavaleira e como foi difícil para ela confiar e se entregar a Jaime, para no final vê-lo partir numa missão suicida por não se achar digno de ser feliz e por não conseguir viver sem Cersei ao seu lado.

O novo conselho real
Temos então a primeira reunião do conselho real de Bran, formado por Tyrion, como Mão do Rei, Sam (John Bradley) como Meistre, Sor Davos (Liam Cunningham) como responsável pela defesa do reino, Bron (Jerome Flynn) como Mestre da Moeda e Brienne como Chefe da Guarda Real. A reunião é engraçada, especialmente quando se começa uma discussão entre Bron e Brienne sobre a prioridade em reformar um bordel ou o porto

Jon retorna para a Muralha
Na cena final, temos Jon chegando à Muralha e reencontrando os selvagens que foram pra lá. O reencontro entre Jon e seu lobo gigante Fantasma também valeu a pena e acalmou o coração dos fãs que reclamaram da despedida fria entre ambos a alguns episódios atrás. A série termina com o povo que estava na Muralha rumando, possivelmente, para Castelo Negro sob a liderança de Jon Snow. O final de Jon faz todo o sentido do mundo, já que ele nunca quis ser rei e sempre se sentiu bem no meio dos selvagens. 

------------------------------------------------- FIM DOS SPOILERS -------------------------------------------

O livro das Crônicas do Gelo e do Fogo
E foi assim, senhoras e senhores, que terminou uma das maiores séries já feitas até o momento. Em breve farei um texto com um apanhado geral sobre Game of Thrones, mas de cara já posso dizer que a série acabou de forma coerente e fazendo jus ao jeito "Game of Thrones" de ser, com mortes de personagens principais, reviravoltas, violência, diálogos inteligentes e sem a possibilidade do tradicional final feliz. GOT já deixou saudades.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário