Guerra é guerra!!!! |
Olá, Criaturas Nerds e GOTmaníacos! Nos encontramos mais uma vez para discutir os principais acontecimentos deste penúltimo episódio de Game of Thrones, que está a um episódio de terminar. Bastante coisa aconteceu por aqui... estão preparados? Para os que ainda não puderam assistir ao episódio 5 de GOT da oitava e última temporada, sugiro que leia outra coisa aqui pelo blog para não tomarem nenhum SPOILER involuntário. Qualquer coisa, nos vemos no final deste texto, ok?
------------------------------------------- CUIDADO COM SPOILERS ----------------------------------------
Daenerys isolada de tudo e de todos |
O episódio começa com Daenerys (Emilia Clarke) isolada em seu quarto sem querer ver ninguém e sem se alimentar corretamente. A maquiagem na atriz foi muito bem feita e a deixaram bem pálida mesmo. Ela recebe a visita de Tyrion (Peter Dinklage) e ela lhe diz que já sabe de toda traição que lhe cerca. O sentimento de paranoia e desconfiança dominam Dany. Sabendo da conspiração tramada por Varys (Conleth Hill) para que Jon (Kit Harington) assuma o trono, Daenerys executa o Senhor dos Sussurros.
Hora de dominar pelo medo |
Daenerys e Jon têm uma conversa sobre o futuro de Westeros e quando ela tenta beijá-lo, ele se afasta. Se é uma coisa que Jon aprendeu com Ned Stark (Sean Bean) é respeitar o certo e o errado, e em sua visão, uma tia e um sobrinho não devem se relacionar, coisa que os Lanninsters poderiam aprender com eles. Rejeitada, Daenerys decide abraçar de vez o caminho do medo e não do amor, já que os súditos querem respeitá-la só pelo medo, que assim o seja. Ela parte para dominar Porto Real.
A emocionante despedida entre Tyrion e Jaime |
Capturado pelo exército de Daenerys antes de chegar à Porto Real, Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) é libertado por seu irmão Tyrion. A cena entre ambos é emocionante, com ambos se despedindo e Tyrion revelando ao irmão que era ele quem lhe dava forças quando eram crianças para resistir às maldades que os cercavam. Lindíssima cena mesmo. Tyrion ainda pede para o irmão tocar o sino da cidade em sinal de rendição para que todos fossem poupados da morte por Daenerys e que ele desse um jeito de fugir com Cersei (Lena Heady) para longe para que pudessem fugir da fúria de Dany.
Daenerys ataca Porto Real |
O ataque de Daenerys e de seu dragão Drogon é rápido e fulminante. Com zigue zagues rápidos, ela consegue destruir todos os Escorpiões, bestas gigantes que mataram seu outro dragão anteriormente, antes que os soldados consigam recarregá-los. Só nessa brincadeira, a aspirante à Rainha detona toda a Frota de Ferro de uma vez e começa à destruir toda Porto Real, enquanto o exército dothraki e os Imaculados invadem o reino matando seus inimigos.
O ódio e a vingança falam mais alto em Daenerys agora |
Finalmente após muita destruição o sino da cidade é tocado em sinal de rendição, mas já era tarde. Daenerys e Verme Cinzento (Jacob Anderson) não queriam apenas a rendição completa do inimigo. Eles queriam mais. Eles queriam vingança. Inicia-se então uma chacina completa envolvendo soldados, mulheres, crianças, tudo que estivesse vivo dentro de Porto Real. Jon fica abismado, mas não consegue conter a onda de violência e mortes.
Um dos momentos mais aguardados pelos fãs: Cão vs Montanha Zumbi |
Após muito relutar, finalmente Cersei aceita fugir da cidade, mas no caminho, ocorre um dos encontros mais aguardados pelos fãs de GOT: Montanha Zumbi (Hafþór Júlíus Björnsson) encontra com seu irmão Cão (Rory McCann) e os dois tem um ajuste final entre eles. O ódio entre os irmãos é tão grande que Momtanha chega até mesmo à matar Qyburn (Anton Lesser) para poder enfrentar o irmão numa batalha épica entre eles e com um final que não poderia ser diferente para ambos.
Jaime e Cersei: vieram ao mundo juntos e partiram juntos também |
Jaime luta com Euron (Pilou Asbaek) na praia e Euron deixa claro que não liga para quem vive ou morre, ele só quer deixar seu nome, sua marca na história. Ambos se enfrentam e Euron morre, mas não antes de deixar Jaime mortalmente ferido. Mesmo muito machucado, Jaime consegue encontrar a irmã e ambos tentam escapar, mas a destruição deixada por Daenerys e Drogon é tamanha que eles ficam encurralados nos calabouços do castelo e morrem da forma que sempre desejaram e sempre falaram ao longo da série e nos livros: eles vieram ao mundo juntos e partiriam deste mundo juntos também. Foi feita a vontade dos irmãos amantes assim.
Uma criança vê a destruição total em sua volta |
O episódio foca muito no desespero das pessoas inocentes que são pegas de surpresa no meio da guerra. Muito disso é intensificado ao vermos tudo através dos olhos de Arya (Maisie Williams), que havia desistido de sua vingança, convencida por Cão, e acaba vendo muitos inocentes morrendo e sofrendo com o ataque de Daenerys e seu exército implacáveis contra os inimigos. Podemos dizer que talvez Daenerys entre para a lista de Arya agora?
Arya nos deu vários sustos ao longo do episódio |
Para encerrar este grande episódio, gostaria de analisar um pouco o comportamento de Daenerys. Apesar de muitas pessoas terem ficado chocados com sua atitude, deu para compreender sua atitude, afinal de contas, estamos falando de uma guerra e dos Lannisters. Porto Real é o local onde os Targaryens viram o seu final e seus dragões foram destruídos. Aniquilar com a cidade era não só uma forma de zerar tudo, mas também uma forma de acabar com o orgulho dos Lanninsters com aquela região. Deixar Cersei viva era uma chance de ser apunhalada no fututo por ela, além do mais, a personagem aprontou muito para ficar viva impunemente. Ainda digo mais, a morte dela foi rápida e muito pouco para o que ela merecia. Muitas pessoas esperavam que Cersei sofresse mais na hora de sua morte (eu, inclusive). Seria animal ver Arya mantando a inimiga, mas não foi dessa maneira, infelizmente.
----------------------------------------------- FIM DOS SPOILERS ---------------------------------------------
Daenerys queria um banho de sangue!!! |
Agora falta apenas mais um episódio para concluir esta história épica sobre a fome pelo poder que o ser humano possui. Ainda há muita coisa para ser explicada ou para ser concluída. Esperemos para ver o que nos aguada no domingo que vem, e que essa semana passe voando tão rápido quanto Daenerys montada em seu Drogon! Dracarys!!!!!!!!
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário