terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Cães de Aluguel – Primeiro Clássico de Tarantino é um Filme de Pura Tensão

Quentin Tarantino é um dos diretores mais cultuados e amados do mundo. Seu estilo de fazer filmes com diálogos espetaculares, muita ação e muito sangue conquistou diversos críticos, fãs e artistas pelo mundo. Recentemente o diretor disse que pretende se aposentar e encerrar a carreira fazendo 10 filmes, onde já temos 8 prontos, portanto, estamos a dois filmes de deixar de acompanhar o talento de Tarantino. Pensando nisso, decidi rever seus filmes e assistir a alguns que ainda não havia assistido. Para rever todos os seus 8 filmes, temos que começar pelo primeiro: Cães de Aluguel. O filme foi escrito e dirigido por Tarantino, foi lançado pela Miramax Films em 1992 durante o Festival de Sundance e arrecadou mais de 2 milhões de dólares nos cinemas.

Poster do filme
O filme conta a história de um grupo de cinco assaltantes profissionais que não se conhecem e são contratados para roubarem uma joalheria. Seria algo relativamente simples para profissionais, senão tivesse um delator no meio deles, um policial infiltrado. A desconfiança impera e todos passam a tornarem-se o “rato”. Isso leva a desdobramentos surpreendentes. Quem será o policial infiltrado que atrapalhou o assalto?

Quentin Tarantino, o gênio do sarcasmo e da violência
Cães de Aluguel começa com 7 amigos comendo algo numa lanchonete e conversando normalmente, coisas como política contra não dar gorjeta a garçonetes, analisando a letra da música “Like a Virgin” de Madonna, entre outras coisas cotidianas. Até aqui, você não faz ideia do que irá acontecer no filme. Vem o título e já corta para duas pessoas em fuga num carro; um deles foi baleado. Deste ponto em diante, a trama é contada de trás para frente, mostrando o que aconteceu durante o assalto a joalheria e o que cada integrante do roubo estava fazendo.

A famosa cena de abertura no restaurante
Logo em seu primeiro filme vemos todas as características que permeiam os filmes de Tarantino até hoje em dia: diálogos inteligentes e muito bem elaborados, trilha sonora marcante, muita violência, palavrões para dar e vender, referências ao mundo pop e sarcasmo. Os integrantes do assalto se conhecem apenas por apelidos de cores, temos então: Sr. White (Harvey Keitel), Sr. Orange (Tim Roth), Sr. Blonde (Michael Madsen), Sr. Pink (Steve Buscemi), Sr. Blue (Edward Bunker) e Sr. Brown (Quentin Tarantino). Todos trabalham para Joe Cabot (Lawrence Tierney), uma espécie de chefão do crime, e seu filho Eddie “Nice Guy” (Chris Penn). O elenco é excelente e dispensa comentários.

Da esquerda para a direita: Sr. Blonde, Sr. Brown, Sr. White, Sr. Orange, Sr. Pink e Sr. Blue. Ao fundo, sem terno estão Eddie e seu pai, Joe Cabot
Os destaques ficam com Sr. White, Sr. Orange e Sr. Blonde. O trio protagoniza as melhores cenas da trama. Sr. Blonde então rouba a cena sempre que aparece. O personagem é sádico, violento e transborda humor negro. A cena de tortura com o policial Marvin Nash (Kirk Baltz) é angustiante e serve para ver todo o sangue frio do Sr. Blonde. Espetacular!

A cena de tortura: angustiante e hipnotizante
Fora isso, não posso comentar mais nada para não estragar a trama para ninguém. Cães de Aluguel foi um sucesso de crítica e é um filme obrigatório para quem gosta de boas tramas e para quem admira o estilo de Tarantino. É extremamente fácil encontrar o filme para assistir, seja na internet, no Netflix ou no Telecine. Tarantino em seu primeiro filme já deixava claro que vinha para ficar. E ficou. E cativou!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário