sábado, 2 de janeiro de 2016

Top 10 - Animes que passaram despercebidos no Brasil


Alguns animes exibidos no país, uns fizeram um mega sucesso, outros nem tanto...

O Brasil sempre foi um país com uma safra razoável de animes. Sim, acredite se quiser. Nós tivemos uma quantidade considerável de  animes exibidos por aqui, muitos na TV aberta, muitos nas TVs por assinatura, que apesar de só serem exibidos para um publico restrito (quem podia pagar), exibiram muitos títulos fenomenais. Os anos 80, 90 e 2000 trouxeram diversos animes. uma pesquisa apurada fará qualquer um se surpreender pela quantidade de OVAs e séries, e até filmes que foram exibidos aqui, muitos em canais abertos como SBT, Rede TV, Bandeirantes, MTV e até na Cultura! Apesar disso muitos animes (a maioria deles) passaram despercebidos pelo país. Muitos fatores contribuíram pra isso, má divulgação, horários complicados (alguns eram exibidos de madrugada, por exemplo) alguns ficaram restritos a TVs por assinatura, o que infelizmente a maioria dos brasileiros não podia pagar pra ter, etc.

Muitos animes vingaram, fenômenos como Pokemón, Digimon, Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodiaco e até alguns que mesmo sendo exibidos apenas na TV paga, ganharam status de cult como Akira, Neon Genesis Evangelion, Cowboy Bepop, etc. Pensando nisso, e tomado por certa nostalgia, resolvi fazer uma lista de 10 animes que gostei bastante, que foram exibidos aqui (seja na TV aberta ou por assinatura). mas que passaram despercebidos pelo grande publico, e até pelo publico nerd, que tinham potencial pra fazer sucesso, mas acabaram caindo no limbo, infelizmente. Vale a pena conhecer esses animes, se você tiver curiosidade, procure assistir, não vai se arrepender.

Essa lista está em ordem decrescente, mas não foi feita por ordem de preferencia. é uma ordem completamente aleatória. lembrando que é baseada na minha OPINIÃO PESSOAL. 


Então, vamos lá:

                                                             10 - Slayers


A trupe de Rina em Slayers

Considerado um dos mais populares animes dos anos 90, a série surgiu baseada numa série de Light Novels. Foi adaptada para várias temporadas em anime, OVAs, Mangás, e apesar do sucesso no Japão, foi desastrosa aqui no Brasil. Exibida pela Bandeirantes no horário nobre, a série tinha tudo pra fazer sucesso mas não emplacou, e teve apenas a primeira temporada exibida aqui. (passou também no Canal 21). Slayers tem uma combinação mestra de ação e comédia e nos transporta num mundo fantástico de magia e espadas, nos moldes de Dungeons&Dragons. Nesse universo, conhecemos Rina Inverse, uma poderosa feiticeira adolescente, que age como uma "ladra de ladrões" derrotando criminosos e pegando seus saques como "recompensa". A vida conturbada de Rina é cercada de situações engraçadas, além de inimigos poderosos, que vão desde magos, até demônios e outros seres malignos. junto dela, estão vários personagens, como o Paladino atrapalhado Gaurri (aqui ficou como Gaudi). portador de uma poderosa espada mágica, o espadachim amaldiçoado Zelgadis, e a ingenua feiticeira branca Amelia, que quer porque quer que Rina lhe ensine magia negra, entre outros...

                                                             09 - Gundam Wing


Os pilotos rebeldes e suas máquinas em Gundam Wing

Um dos melhores animes que já vi, sem dúvida. A Franquia Gundam é uma das mais populares franquias de animes, e Wing é uma das melhores séries. Numa história complexa e bem escrita, o anime narra a batalha de 5 pilotos de Gundams (os mechas que dão nome a série) para libertar as colônias humanas no espaço da opressão da federação militar terrestre e da organização OZ. recheado de  tensões politicas e boas reviravoltas, além é claro de boas e dramáticas batalhas de mechas,o anime foi exibido no canal Cartoon Network, pelo que me lembro, no bloco Toonami. A rede Globo chegou a deter os direitos de exibição do anime, e até o mangá chegou a ser publicado aqui pela Panini. Mas nunca chegou a passar na TV aberta (parece que a Globo simplesmente perdeu o interesse) e foi engolido pelo limbo de animes que passaram despercebidos por aqui, ainda que muitas revistas especializadas falassem muito bem da obra. Destaque também pela dublagem da Álamo, que fez o que na minha opinião, foi a melhor e mais coesa dublagem de animes feita no país com essa série. 


                                                                08 - Power Stone

Os personagens de Power Stone
Adaptação de um game de luta produzido pela Capcom, disponível para Dreamcast. O anime teve apenas 26 episódios produzidos pelo estúdio Pierrot. era bastante divertido, lembro de ter acompanhado o anime que tinha uma perspectiva de exploração e aventura, com uma mistura de ação e bons momentos de comédia. O anime apresentava a busca de Edward Falcon, o filho de um lendário explorador na procura de pedras místicas ultra poderosas conhecidas como Power Stones, que davam poderes a quem as possuísse. Foi exibido pela Globo, mas logo tirado do ar pois acabou tendo problemas com a censura na época. Apesar disso, Power Stone é um anime leve, comparado a outros que falamos na lista, pra uma faixa etária mais ampla.


                                                           07 - Inuyasha

A turma de Inuyasha

Tá, esse nem foi tão despercebido assim. Inuyasha fez um sucesso razoável, e foi bastante comentado na época que foi exibido aqui, além é claro, do sucesso que fez no japão. A saga do Hanyou Inuyasha (pra quem não sabe, Hanyou é o fruto de uma união entre um humano e um Youkai, na mitologia japonesa). e da estudante Kagome em busca da jóia das quatro almas, foi exibida aqui pela Bandeirantes e posteriormente pela Globo, mas rapidamente foi tirada do ar, devido as doses de violência e até nudez presentes no anime. Apesar de ser bem conhecido, a popularidade de Inuyasha desapareceu depois que o anime saiu do ar, só retornando com a era da internet, e a continuação do anime, sua segunda temporada. De toda forma, uma saga bastante envolvente, com boas doses de drama, ação, comédia, romance e tudo que uma boa história precisa ter.


                                                                   06 - Eat Man

Bolt Cranck, o herói armado de Eat Man

Exibido aqui no Brasil pelo canal pago Locomotion, Eat Man teve duas temporadas sendo a segunda intitulada Eat Man 98. é um anime bem enigmático, que lembra vagamente séries como Cowboy Bepop e Gungrave, por exemplo. A série conta a história de Bolt Cranck, um mercenário capaz de comer qualquer coisa (?) e recriar coisas através do seu braço direito (?) ele da preferencia por comer objetos de metal, e assim criar armas. A primeira temporada é mais obscura, com episódios complexos e enigmáticos. a Segunda, foca mais na ação. Uma série bem original, mas que é praticamente desconhecida aqui no Brasil, apesar de exibido por muitos anos. destaque pra abertura da série, cantada pela banda de rock Kinniku Shoujo Tai (gosto muito dessa abertura). Pra quem quiser ouvir:




                                                    05 - Desert Punk (Sunabozo)

O garoto do deserto em Desert Punk
Assisti esse hilário anime pela internet a alguns anos, mas caramba, só recentemente fui saber que ele foi exibido aqui pela MTV! inacreditável! não era pra menos, afinal, foi exibido no horário semanal das 23h30. Curiosamente, a série não foi dublada, o canal optou por exibir no áudio original japonês. esse anime narra um mundo devastado pela guerra, no imenso deserto de kanto, as pessoas fazem de tudo pra sobreviver. dentre eles está o protagonista Kanta, um baixinho que só pensa em mulheres, mas apesar da aparência, é um mercenário esperto e cheio de truques pra derrotar seus inimigos. isso é claro, se não forem belas garotas... batalhas e situações cômicas são o mínimo de se esperar desse anime icônico, que muitos sequer ouviram falar...

                                                     04 - Saber Marionete J


As marionates de Otaru em Saber Marionete J

Um anime divertidíssimo, que faz parte da franquia Saber Marionette. Sim, ele teve pelo menos mais três continuações, e só mesmo os fãs hardcore e assinantes dos canais Locomotion e Animax talvez se lembrem dele. Saber Marionette narra a saga do planeta Terra II, onde os primeiros humanos colonizadores eram apenas homens. para suprir a falta de mulheres, ja que não conseguiram clonar algumas através do gene masculino, eles criaram robôs chamadas marionetes, que podem servir pras mais diversas funções. Mamiya Otaru, o protagonista, é um garoto que acaba por se encontrar com três marionetes bem incomuns. As três tem personalidade própria e são muito fortes e acabam por se apaixonar por ele! pra quem curte o gênero Ecchi/Harém com elementos de ação e aventura, vai gostar. 

                                                             03 - Gatchaman

Chojin Sentai...errr...digo, os Gatchaman!

Exibido no país com o nome de "Batalha Dos Planetas" ou "Força G" esse anime clássico e antológico foi exibido na bandeirantes. Apesar de ser um anime histórico (influenciou muito no gênero de tokusatsu Super Sentai) em poucos meses, desapareceu da programação da TV. A série sofreu consideráveis mudanças na TV americana, pelo que pesquisei, foi refeita e teve muitos detalhes mudados para ser exibida nos EUA, sob o nome de "Battle Of The Planets". Acredito que foi essa versão exibida por aqui. O anime conta a história de Cinco Jovens que usam suas habilidades ninja e armas para enfrentar impérios do mal (como o império Galactor) e organizações terroristas. Os Cinco usavam roupas que faziam alusão a pássaros (coisa que seria usada de forma similar no sentai Chojin Sentai Jetman, que claramente se inspirou no anime...)


                                                             02 - Kaiketsu Zorro

O Zorro caucasiano e sem bigode da versão Japa

Acho que devo ser um dos poucos caras que se lembram desse anime, exibido na Record. Interessante que ele  foi bem sucedido em outros países em que foi exibido, mas nunca chegou a ter grande relevância aqui no Brasil. os motivos? não sei. lembro que era exibido no horário da manhã na emissora, e saiu do ar depois de algum tempo. Kaiketsu Zorro, como o nome ja diz, é uma adaptação ao estilo nipônico do conhecido herói mascarado. Interessante que esse anime foi feito pensando justamente no público ocidental. Foi produzido pela Toho (Godzilla, Cybercops...) teve algumas mudanças pequenas em relação a história original (mudanças nos nomes e etnias dos personagens, por exemplo). mas nada que comprometesse drasticamente a obra original. Interessante, que a produção também teve apoio de um canal de TV italiano e um suíço, que já visavam a produção para exibi-lá. Kaiketsu Zorro trazia a história original do vigilante mascarado, aliada a elementos dos desenhos orientais com lutas, drama, ação e aventura.

                                                         01 - Bubblegum Crisis

As Knight Sabers de Bubblegum Crisis

Lançado originalmente no Japão em 1987 como 8 episódios em OVA, aqui no Brasil foram exibidas as duas versões do anime, seja essa original, como a versão de 1998, que tem a mesma história, com alguns detalhes adicionais, agora com 26 episódios. Até hoje, a produtora deve uma continuação desse anime anunciada em 2002. Mas bem, já são 14 anos de espera...acho que não vai rolar, uma pena. Esse anime conta a história de um japão futurista, devastado por um imenso terremoto. Para garantir a reconstrução da cidade, a corporação Genom criou os chamados "Boomers" seres sintéticos feitos para realizar os trabalhos que os humanos não poderiam. Quando porém esses seres começam a sair do controle, e assassinar humanos, nem mesmo a AD Police (policia do anime) consegue dar conta. Nisso, surge um grupo de garotas, as Knight Sabers, que trajando armaduras cibernéticas, combate os Boomers para tentar garantir a paz na cidade. Um anime com um bom enredo e muita ação, em especial a primeira versão, já que não havia a censura da TV nos OVAs. foi exibido na Locomotion, mas com a mudança do canal para o nome Animax, a série também saiu do ar. 

El Hazard passava no Band Kids lembram?

Menções Honrosas - Vários animes poderiam figurar aqui. destaco El Hazard: Anime de aventura exibido na bandeirantes, que chegou a ser uma franquia no Japão, mas aqui passou completamente despercebido, mesmo no programa Band Kids, onde animes como Tenchi Muyo e Dragon Ball Z
eram exibidos. Outros animes como Viewtful Joe, Those Who Hunt Elves? e Fate Stay Night, passaram na TV aberta/assinatura sem fazer muito barulho.


Lembraram de algum anime legal, mas que também passou despercebido por aqui? Comentem!

5 comentários:

  1. Era muito boa essa época,lembro que via alguns na band. Você saberia me dizer qual passava na Band , uma turminha que morava junto de adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda. Há muitos anos eu assisti um anime, não me lembro se foi na Band ou na Manchester, sobre três mulheres que dominavam 3 elementos : água, ar e fogo. Não é Guerreiras Mágicas de Rayearth. Por favor me ajude gostaria muito de vê-lo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá nessa lista como menção honrosa, El Hazard. Assisti a todas as temporadas, e aconselho que assista somente a versão da história que passou Band, com a Ifurita de cabelo preto e sem a chata da princesa Fatora (de preferência dublado já que a voz do Jinnai é a melhor :D), as outras temporadas contam outra versão da mesma história, mas são muito chatas..

      Excluir