quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ligações Perigosas – Um Jogo de Manipulação e Sedução

Em 1782, o escritor francês Choderlos de Laclos criou uma obra prima sobre nobres que se dedicavam a destruir a reputação alheia através de jogos que envolviam manipulação e sedução. O livro foi adaptado 11 vezes para o cinema. A versão de 1988 ganhou 3 Oscars (Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino). As Ligações Perigosas também já foi adaptada para o teatro e TV. E agora, em 2016, foi a vez da TV brasileira adaptar esta obra para uma minissérie de 10 capítulos. Adaptada por Manuela Dias, com a colaboração de Maria Helena Nascimento e Walter Daguerre, sob supervisão de texto de Duca Rachid, direção geral de Vinícius Coimbra e direção de núcleo de Denise Saraceni, exibida pela Rede Globo, a minissérie foi um sucesso.

Logo de Abertura da Minissérie

A história é contada na São Paulo dos anos 20. Isabel D'Ávila de Alencar (a lindlíssima e talentosíssima Patrícia Pillar) é uma jovem viúva, atraente e rica que vive uma vida secreta de muita libertinagem e manipulação. Após ser dispensada por um de seus amantes, o influente e rico Heitor Damasceno (Leopoldo Pacheco, aparecendo poucas vezes), ela planeja se vingar dele contando com a ajuda de seu principal parceiro e amante de todos os momentos: Augusto de Valmont (o brilhante Selton Melo). Como Heitor pretende se casar com uma jovem que possa lhe dar herdeiros, Isabel decide que Augusto conquistará esta jovem antes de Heitor e a transformará numa “perdida” desonrando-a. A jovem é a inocente Cecília Mata Medeiros (a bela Alice Wegmann), filha da prima de Isabel.

Da esquerda para a direita: Isabel, Cecília, Felipe, Mariana e Augusto
Com história típica dos grandes romances, clássicos da literatura, não falta drama e final trágico para os personagens. A minissérie é tão boa que passa num piscar de olhos, ainda mais tendo apenas 10 episódios. A caracterização dos personagens, cenários e elenco são fenomenais. Não há como não destacar os grandes e maiores personagens desta trama: Augusto e Isabel, e claro, Mariana de Santanna (Marjorie Estiano dando um show de interpretação) correndo por fora. Mariana é uma mulher casada e muito devota, o que desperta o desafio em Augusto em corrompe-la. Assim ocorre mais uma nova aposta entre os amantes: quem irá ceder primeiro? Mariana ou Cecília?

Elenco do filme vencedor do Oscar de 1988
Patrícia Pillar está espetacular no papel da fria, mentirosa, manipuladora e libidinosa Isabel. Ela é capaz de qualquer coisa para se vingar de quem ofenda seu orgulho. Como ela mesma diz em dado momento: “Eu não reclamo, eu me vingo”. Isabel não mede esforços para vingar-se, nem que para isso precise destruir a vida das pessoas que a cercam, sem demonstrar o mínimo de dúvida ou arrependimento.

A manipuladora Isabel D'Ávila de Alencar
E o que dizer sobre Selton Melo? Ao lado de Lázaro Ramos, Wagner Moura e Mateus Solano são os melhores atores da nova geração. Selton arrebenta no papel do sedutor, frio, manipulador e extremamente inteligente Augusto de Valmont. Descobre na doce e inocente Mariana o que é o verdadeiro amor. Se deixa levar por Isabel por diversas vezes por orgulho e vaidade, mas na reta final protagoniza uma cena antológica com Patrícila Pillar onde aplica uma senhora tapa de luva de pelica na manipuladora Isabel. A série ainda conta com a experiente Aracy Balabanian no papel de Consuelo, tia amorosa de Augusto e com papel fundamental na reta final da história. 

O sedutor Augusto de Valmont
Fiquei tão fissurado na história e trama que não resisti e acabei comprando o livro para poder ler, porque nada é melhor do que o livro para compreender determinadas situações que ficam subentendidas na história, porém que no livro são completamente explícitas. Assim que eu terminar de ler toda a saga de As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, livros que inspiraram a série Game of Thrones, algo em torno de aproximadamente 4.223 páginas, começarei a ler As Ligações Perigosas de Choderlos de Laclos. Como já li algo em torno de 96 páginas do primeiro dos cinco livros... falta pouco! Rsss.

Isabel e Augusto tramam mais uma juntos
A minissérie terminou numa forma bem comum para aqueles que já estão acostumados aos grandes clássicos literários do século XVII, com seus dramas e heróis românticos. Fica um gostinho de saudade para rever as grandes atuações, ótima trama e uma grande curiosidade para ler a obra original de Laclos. E é interessante ver como em pleno 2016 a história de Augusto, Isabel, Cecília, Mariana, Consuelo, Felipe, Vicente, Júlia e todos os outros personagens continua sempre muito atual, ainda mais quando isso envolve coisas como luxúria e manipulação.

Augusto e Mariana descobrem o verdadeiro amor
Um grande abraço.

2 comentários:

  1. Sim a minissérie foi maravilhosa e mostra a capacidade que a televisão brasileira tem de contar histórias clássicas de maneira original! Amei cada episódio e o fato de ser uma minissérie tornou a história mais prazerosa de se assistir - sem aquela famosa sensação de "encher lingüiça" que muitas vezes torrou a paciência nas novelas! Entretanto em alguns momentos tive a impressão que as cenas eram bruscamente cortadas... De qualquer forma foi muito bom!!
    E ainda procuro insanamente a música tema do Augusto que era tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  2. http://gshow.globo.com/Musica/noticia/2015/12/trilha-sonora-de-ligacoes-perigosas-tem-musicas-produzidas-por-compositor-renomado-sacha-amback.html

    Veja se ajuda... rsss

    ResponderExcluir