quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Por quê é tão Difícil Aceitar os Gostos e Opiniões Alheias?

Olá, amigos! Como estão?

Não é de hoje que tenho visto em vários grupos que participo, seja em Facebook ou WhatsApp, ou até mesmo no bate-papo informal do dia-a-dia que vejo discussões ou brigas tolas devido a discordância de opiniões. Ultimamente, parece que isso está ficando mais e mais intenso, especialmente na internet. Parei para pensar no porquê de isso ocorrer e pensei em algumas possibilidades. Pela primeira vez postarei o mesmo texto aqui e no site do Tokushare (http://www.tokushare.com.br/), pois o assunto é pertinente para ambos os lugares.

Orgulho
A primeira coisa que me veio na cabeça na hora foi “egoísmo”. Pesquisando no dicionário, o Pai dos Burros nos informa que egoísmo é “amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem; exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; orgulho, presunção; ét no kantismo, submissão do dever ao interesse particular, em detrimento da obediência à lei moral; ét no nietzchianismo, sentimento restrito a homem nobre e incomum, capaz de compreender o mundo do ponto de vista exclusivo de seu próprio interesse; psic atitude ética ou social que parte do princípio de que o fundamento de todo pensamento ou ação é a defesa dos próprios interesses”. 

Egoísmo
E é bem isso mesmo. O ser humano é egoísta por natureza. Algumas pessoas são mais abertas para aceitar a opinião alheia (confesso que tenho trabalhado muito isso em mim mesmo de uns tempos para cá). A verdade é que não podemos forçar ninguém a ter as mesmas opiniões e gostos que nós temos, afinal de contas, cada pessoa é uma pessoa e ninguém é igual a ninguém. Não é porque eu gosto da cor azul que todo mundo é obrigado a gostar da cor azul também.

Diferenças de opiniões são normais
No mundo dos Tokusatsus vemos algumas rusgas imbecis que perduram por tempos, como: “viúvas da Manchete”, “viúvas do Black”, “anti-Power Rangers”, “inimigos dos novos Tokusatsus”, entre tantas baboseiras. Eu mesmo já tive algumas atitudes idiotas nestes quesitos que citei, mas parei para refletir e após algumas discussões tolas (muitas vezes com grandes amigos por algo tão pequeno) que me peguei pensando: “Opa! As coisas não são muito bem por aí. Sou capaz de perder uma amizade por algo tão insignificante? ”.  

Os fãs de Black sofrem perseguição e são chamados de "viúvas"
Cada pessoa é tocada por uma obra de maneira diferente do que outra, por isso as opiniões são diversas e ricas. A discussão saudável de um tema é bacana e muitas vezes pode agregar novas informações ou despertar a curiosidade para se conhecer algo que ainda é inédito para você. Eu, por exemplo, não acho Kamen Rider Black isso tudo que falam, mas muitas pessoas acham. Por isso elas estão erradas e eu certo, ou vice-e-versa? Obviamente que não! Às vezes para determinada pessoa o herói marcou por ser o primeiro Kamen Rider que tiveram contato, ou porque acharam a história fenomenal, etc. Acho Kamen Rider V3 e Kamen Rider Stronger superiores a Black dos Riders da Era Showa, mas isso é um gosto pessoal meu, uma opinião minha. Não posso querer que isso seja uma verdade absoluta para ninguém, da mesma forma que ninguém pode querer mudar meu ponto de vista, minha opinião.

Kamen Rider V3, um Rider mais interessante do que Black, na minha opinião
Às vezes, nem mesmo os fatos bastam para convencer determinados fãs, alguns os desconsideram e não aceitam, mas como falei anteriormente, não tem como forçar alguém a pensar como a gente. O que falta é deixarmos de ser tão egoístas e orgulhosos, parar de querer impor nosso gosto pessoal acima da opinião dos outros. Aí sim, passaremos a ter conversas sadias, trocas de informações e o meio nerd só se fortalecerá com isso, ao invés de ficar dividido com birras bobas e grupos que defendem lado A ou lado B.

Kamen Rider Stronger também é outro Showa muito bom
E isto não ocorre apenas no meio Tokusatsu. Ocorre em todo e qualquer lugar que tenha fãs, pois como bem disse uma vez Emilio Surita do programa Pânico, fã vem de fanático. A conversa pode ser quadrinhos, músicas, programas, filmes, séries, desenhos, animes, mangás, jogos, seja o que for, sempre haverá alguém tentando impor ou mexer com alguém que tenha o gosto diferente do seu. Onde fica o respeito ao outro no meio disso tudo?

Final de Lost: há os que amam e os que odeiam. Cada um com seu gosto e opinião
Mas, por que será que é tão difícil assim respeitar os outros? Será que uma pessoa gostar, por exemplo, mais do Coringa interpretado por Heath Ledger diminui o desempenho de Jack Nicholson ou Cesar Romero nas produções anteriores do Homem-Morcego? Será que uma pessoa que só assiste aos tokusatsus da época da Manchete deve ser massacrada por não se interessar por tokusatsus mais antigos ou os mais recentes? Será que alguém que curta mais Os Simpsons do que Family Guy deve ser criticado? A pessoa ser fã do Superman e não curtir o Batman é algum tipo de crime? Gostar da Marvel mais do que a DC é ruim? Alguém que curta música romântica mais do que sertanejo? Sei lá! As possibilidades são infinitas, assim como as opiniões e os gostos alheios. Imaginem só se todos gostassem das mesmas coisas como seria o mundo? Todo mundo igual, feito robôs. A diversidade é boa e saudável! As discussões inteligentes são bem-vindas sempre. A única coisa que eu não tolero é a pessoa criticar e falar mal de algo que nunca assistiu. Isso eu não aceito. Uma pessoa vir e reclamar, falar mal, comentar que Game of Thrones seja ruim, por exemplo, sem nunca ter assistido a um único episódio ou apenas tirar conclusões por poucos episódios, acho sem fundamento nenhum. Agora, se a pessoa assistiu a episódios e não gostou, isso é direito dela. Ela irá expor porque não gostou, eu exponho porque eu gosto e ponto final. Sem brigas, sem discussões, sem um tentar empurrar sua opinião no outro.
 
O Coringa de Ledger é idolatrado por muito, mas há os que não o curtem
Os que se acham especialistas também contribuem e muito para que as brigas e o desrespeito imperem entre os fãs. Criar posts, textos ou imagens apenas para atacar alguém e colocar a boa e velha lenha na fogueira não ajuda em nada, ao contrário, só aumenta a distância entre os fãs, ao invés de uni-los. É uma pena que tenham tantas pessoas com esse tipo de atitude, com posturas arrogantes e se achando superiores a tudo e todos. Apenas a opinião deles é a que conta e vale. Eu não acredito nisso e repudio pessoas que agem desta forma.

Jovens Titãs em Ação, há fãs que acham um desrespeito com os heróis este desenho
Enfim, para não ficar um texto muito gigante, resumo que todas as pessoas são diferentes umas das outras, os gostos e opiniões de cada um devem sempre ser respeitadas. Conversemos numa boa, cada um aponte seu ponto de vista se quiser, mas respeite sempre o gosto do outro. Não tentem impor seus gostos pessoais nos outros, não briguem por bobeiras e não caia em cima da pessoa com trocentos tipos de palavrões diferentes apenas porque ela não concorda com seu ponto de vista. Vamos fortalecer o meio nerd e não dividi-lo ainda mais, afinal de contas, o que vale é a diversão que essas produções nos proporcionam, sejam elas quais forem.

Até mesmo no esporte há diferenças de opiniões e gostos! Há quem odeie UFC. Eu me amarro!!!
Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário