segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ultraman Tiga: A Herança Da Luz!

O lendário gigante Ultraman Tiga

Falar de Ultraman Tiga pra mim é algo realmente especial, uma vez que foi graças a esse Tokusatsu que hoje estou aqui, compartilhando minhas preferencias e opiniões sobre esse tipo de série que nós fãs tanto amamos. Tiga  marcou profundamente minha infância. Lembro que acompanhei a série nas duas vezes que foi exibida na TV Aberta, no programa da Eliana & Cia na Rede Record de Televisão, lá pros meus 8 anos e na Rede 21 de televisão, Canal cuja série foi exibida por completo. Era uma hora sagrada, eu não perdia nenhum episódio. Vibrava e até me emocionava com as aventuras do gigante de luz e seus embates épicos. Recentemente assisti novamente a série completa e pretendo ver mais uma vez no áudio original em japonês. Isso é claro, se algum Fansub abençoado legendar a série. 



Tiga descendo a porrada

Tiga é uma série  como poucas, e foi responsável por inaugurar uma nova era da franquia Ultraman. com um dos enredos  mais bem escritos que já vi, uma trilha sonora marcante, bons efeitos especiais e visuais, personagens cativantes e muita ação e aventura, a série fez sucesso tanto em seu país de origem como em outras partes do mundo, onde chegou inclusive a ter uma série em quadrinhos escrita por dois coreanos, publicada nos EUA pela editora Dark Horse Comics (não tenho informações se chegou a ser publicado no Brasil). A série é a décima segunda da franquia Ultraman, exibida entre 1996 e 1997 no Japão tendo 52 episódios e 3 filmes, sendo um desses filmes exclusivo pro mercado chinês. 


Uma das capas da HQ de Tiga

Tiga se passa num universo alternativo ao das demais séries Ultramans. Diferente do que se pensa, ele não veio originalmente de M-78 como a maioria dos  gigantes, tornando esse um herói diferenciado desde sua origem. A história se passa entre os anos de 2007 e 2010, onde a humanidade alcançou grande tecnologia e paz. Apesar disso, monstros e criaturas alienígenas começam a aparecer na terra, concretizando a profecia sobre um caos que viria a nossa era, conforme dito por um holograma encontrado em um meteorito, holograma esse pertencente a uma civilização do passado, porém, altamente avançada tecnologicamente. 
O design da roupa do herói

A Força Tarefa  GUTS (Global Unlimited Task Squad) traduzido aqui no Brasil como "Pelotão Global de Tarefa Ilimitada" que nada mais é que uma força especial subordinada a TPC (Terrestrial Peaceble Consortium) ou "Liga Pela Paz Na Terra" responsável por manter a  paz no planeta e prevenir o mundo de catástrofes e outros problemas, (aparentemente uma ONU do universo da série), descobre a existência de uma cidade escondida na selva japonesa, onde residiam as estatuas de 3 gigantes. Os agentes da GUTS se dirigem até lá, e se deparam com um ataque conjunto de Golza e Melba, dois monstros gigantes que desejavam destruir as estátuas. No mesmo momento do ataque, o agente Daigo Madoka acaba por ser absorvido por uma das estatuas e se transforma em Ultraman Tiga e passa a usar seus poderes para deter os monstros. Mais tarde, a GUTS, que de organização focada em ciência se torna uma força militar, passa a combater os constantes ataques de monstros, sempre é claro com Tiga aparecendo pra salvar o dia.


Os estilosos agentes da GUTS
Tiga, como já disse antes, não pertence ao mundo normal das séries Ultra. Ele originalmente, segundo umas pesquisas que fiz,  era líder dos "Dark Giants" uma espécie de Ultras dissidentes, mas que abandonou as trevas e uniu-se a luz, protegendo o planeta terra e suas antigas civilizações de inúmeras ameaças, desde monstros a outras catástrofes. Depois que a terra não necessitou mais de seus serviços, ele e seus companheiros se selaram em estátuas e posteriormente despertariam caso o planeta necessitasse deles novamente. O que de fato aconteceu. Daigo, agente da GUTS e hospedeiro da luz de Tiga, é um descendente dos antigos povos da terra, motivo pelo qual consegue se fundir ao Ultra e se tornar um com ele. Infelizmente, pelo menos na série, os companheiros de Tiga foram destruídos, na forma de estátuas, durante o ataque de Golza e Melba. 


As estátuas dos gigantes de Tiga
Tiga é diferenciado dos demais Ultras também pelo visual. Foi o primeiro Ultra protagonista a não usar as cores branca e vermelha, usando as cores vermelha, roxa e com detalhes dourados. Outra coisa bacana é que Tiga também é o primeiro ultra multiforme da franquia, podendo mudar sua forma dependendo dos adversários e do tipo de problema que enfrenta. Seu modo na cor predominantemente vermelha, o "Power Type", permite ao Tiga aumentar sua força física, tornando-se consideravelmente mais forte.Todavia, seus movimentos ficam também muito mais lentos. Em contrapartida, temos o "Sky Type" uma forma da cor predominantemente Azul, no qual o Ultra aumenta consideravelmente sua velocidade. Sua força e resistência físicas porém, decaem. Tiga também tem sua forma final, no ápice dos poderes, a "Glitter Type" que aparece no final da série, aumentando seus poderes a um nível absurdo, além de outras formas nos especiais, como sua forma original e maligna, a "Dark Type" que aparece e é melhor explicada no filme "Legend Of Spark Lens". 


Tiga em seu "Sky Type" encarando Kyrieloid

Os poderes de Tiga não são diferentes da maioria dos Ultras. Grande força e velocidade, capacidade de voar além da velocidade do som, uma variedade de raios (que podem ser mais ou menos destrutivos, dependendo da forma que ele estiver usando) escudo de energia, teletransporte, os clássicos socos e chutes, e poderes quase divinos, como no episódio em que Tiga os usa  para transformar um monstro de volta num simples animal.  Claro, por mais que os poderes de Tiga sejam absurdos, são todos limitados pelo gasto de energia e poucos minutos que ele pode ficar em sua forma, antes da clássica e clichê piscadinha na lanterna do peito. 


Tiga usando o "Power Type" pra derrotar Golza

Tiga como ja disse antes, é uma série como poucas. eu me impressiono como os episódios foram bem escritos, daria pra fazer uma saga de cada história dos episódios, cheias de detalhes, reflexões profundas e inúmeros simbolismos. Temas como amor, família, competição, aceitação, amizade e medo por exemplo são incrivelmente trabalhados nos episódios, sempre com uma profunda reflexão, seja explicita ou nas entrelinhas. Tiga tem uma carga dramática muito forte, e alguns episódios garantem muitas gotas de suor saindo pelos olhos. Os personagens não ficam de fora, todos com seus dramas e momentos próprios, com histórias muito boas, em especial os agentes da GUTS, foco da série (falarei melhor deles mais abaixo). As lutas são carregadas de tensão e momentos de roer as unhas. muitos dilemas e questionamentos, e uma boa pegada de humor algumas vezes. Posso afirmar com toda certeza, sem ser fanboy, que Tiga poderá agradar os mais diversos públicos de fãs de Tokusatsu, ou mesmo quem não gosta de Tokus, mas curte uma boa série de aventura. 


O megalomaníaco Kyrieloid

Os vilões também não ficam atrás. dentre todos, é difícil enumerar um favorito, mas o que mais me marcou com certeza foi o Kyrie-Alien ou Kyrieloyd, um alien com complexo de divindade, que deu muito trabalho pra Tiga, quase derrotando o herói. Tem também os Gazort, seres que vivem na ionosfera transformados graças a poluição humana, o monstro que se disfarçava de bruxa no halloween e roubava os sonhos das crianças, o demônio da montanha Sakunaoni, a dupla de fanfarrões Golza, o monstro de lava e Melba, o monstro voador, Raybeak, o alien atirador (que Tiga enfrentou em tamanho humano, adorei esse episódio!), Gatanozoa, o senhor supremo das trevas, dentre muitos outros. Mas há um em especial que vale a pena mencionar, o único humano vilão da série, o cientista e gênio do mal Masaki Keigo, que através de um plano ardiloso, se transforma em Evil Tiga, uma versão maligna do herói. 


Tiga e Evil Tiga trocando chutes
Tiga também conta com alguns aliados, além dos agentes da equipe da GUTS e da TPC, que mesmo aos trancos e barrancos, ajuda muito o herói, tem alguns personagens como o misterioso Makio Kirino, que tem a habilidade de prever o futuro, a irmã enfermeira de Shinjoh, Mayumi, o corajoso capitão Shin Hayate, amigo de academia da Capitã Iruma, dentre outros. Mas falarei em especial dos agentes da GUTS, personagens singulares e muito legais. Então vamos lá!

O herdeiro da luz Daigo Madoka
Daigo Madoka/Ultraman Tiga - O protagonista que antes de ser um membro da GUTS, era um simples funcionário da TPC. Após salvar a vida do fundador da TPC, o Inspetor Sawai, foi promovido a agente. Corajoso, Determinado, Ingenuo e atrapalhado as vezes, Daigo é um protagonista meio padrão, mais ainda assim, cativante. Usando sua Spark Lens, ele pode se transformar no Ultra em momentos críticos. Daigo lembra bastante a personalidade de Yusuke Godai, o Kamen Rider Kuuga, em alguns momentos. Daigo é interpretado por Hiroshi Nagano, que não por acaso é um dos cantores do grupo V6, que canta o tema de abertura da série, a musica "Take Me Higher". 


A garota de personalidade Rena Yanase
Rena Yanase - A namoradinha do herói. Rena é uma garota forte e determinada, sempre com seu instinto protetor e quase maternal com Daigo (escondendo é claro, sentimentos por ele) tinha problemas com o pai, que prioriza mais o trabalho que a família. Uma piloto de naves excelente, e uma das melhores agentes da GUTS. Uma curiosidade bacana é que a atriz que vive Rena, Takami Yoshimoto, é filha do saudoso Susumu Kurobe que viveu o Ultraman Hayata, o Ultra original. 


O marrento Tetsuo Shinjoh

Tetsuo Shinjoh - Mal Humorado e quase sempre reclamando, Shinjoh é o esquentadinho da equipe, do tipo que atira antes e pergunta depois. Ainda assim, é um excelente amigo e tem um cuidado especial por sua irmã mais nova Mayumi. Também é dotado de um senso de justiça apurado. interpretado por Shigeki Kagemaru, ator que dentre inúmeros papéis, apareceu em pontas em outros Ultras como Nexus e Mebius mas ficou muito famoso no Japão como o protagonista de Excedrafft.


O gordinho pegador Horii
Masami Horii - Azarado, Horii é o alivio cômico do grupo, sempre atrapalhado e se envolvendo em problemas. Apesar disso, ele é esforçado, e grande especialista em ciências naturais, conhecimento que salva a equipe de muitos apuros na série. Apesar de dizer que é um fracasso com as mulheres, a maioria dos episódios envolvendo romance com elas é protagonizado por ele!

A Maravilhosa Capitã Iruma

Capitã Megumi Iruma - Uma das melhores personagens da série. Uma mulher linda, forte, determinada e com um grande espirito de liderança, muitas vezes fria, ela tem uma mente preparada para tomar decisões e guiar as missões da GUTS. Mãe solteira, vive o drama de unir sua vida profissional e sua vida de chefe de família. Foi a primeira mulher no comando de uma equipe da franquia Ultraman.

O cérebro das missões Seichi Munakata

Vice - Capitão Seichi Munakata - O cérebro da GUTS e grande estrategista, responsável por reportar  diretamente a Capitã Iruma e dialogar com ela nas missões, sendo uma espécie de braço direito dela. Um cara que sempre prioriza a equipe antes dele, sempre buscando soluções pras maiores ameaças enfrentadas por todos. Também costuma passar por situações engraçadas, e é fraco pra bebida alcoólica.

O garotão da equipe Jun Yazumi

Jun Yazumi - O mais jovem membro da GUTS, especialista em computadores, ele geralmente auxilia a equipe de dentro da base, mas algumas vezes resolve sair e participar mais ativamente das missões. Meio tímido, é um membro fundamental na resolução dos conflitos enfrentados pelo grupo.

O chefão inspetor Sawai

Inspetor - Geral Souichiro Sawai - O fundador da TPC, um homem eloquente, idealista e visionário, além de mostrar muita coragem e determinação em muitos momentos. Tem pouca participação no inicio da série, evoluindo no decorrer da mesma. Graças a intervenção dele, Daigo se tornou um membro da GUTS.

Uma das naves mais estilosas Artdessei

Outro detalhe que me chamou a atenção foram os veículos e naves, muito bem feitos. Além das Naves de combate, os chamados Guts Wings, a TPC conta com diversas naves, submarinos, bases espaciais e cenários bacanas e bem recheados de detalhes, trazendo um show visual de tecnologia.

A "Dark Type" de Tiga em Ultraman Ginga
Ultraman Tiga é um dos mais marcantes Ultras e que como já disse antes, tem tudo pra agradar todos os Públicos, dos mais jovens aos mais velhos. Uma série fenomenal, cujo nome está gravado dentre as melhores do mundo Tokusatsu. Infelizmente, a Série não foi tratada com o devido respeito (chegando a ser tirada do ar ainda em exibição, com o argumento de ser "violenta demais") aqui na TV brasileira. Ainda assim, é uma serie que tem uma leva de fãs mundo afora e que merece destaque entre os fãs de Tokusatsu e nerdices em geral. Duvida? Assista e confira. Não perca tempo!

O aperto de mão épico entre Tiga e Hayata

Vídeo com a épica abertura da série:


Gostaram? comentem ai. Valeu!

O casal maravilha Daigo e Rena

3 comentários: