segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Darkman: Vingança sem rosto

 

Peyton Westlake é um cientista que pesquisa peles sintéticas para auxiliar no tratamento de deformidades. Quando seu invento esta quase totalmente desenvolvido ele é atacado e brutalmente espancado em seu laboratório e deixado lá com uma bomba. Após a explosão, fica horrivelmente desfigurado e é tratado com uma forma radical de terapia: uma cirurgia que secciona seus nervos, bloqueando qualquer sensação dolorosa pois, se fosse deixado como estava, a dor perduraria pelo resto de sua vida. Porém, o seccionamento dos nervos não impede apenas a sensação dolorosa, mas qualquer resquício do sentido do tato. Como efeito colateral, a falta de sensações físicas induz seu organismo a liberar uma enorme descarga de adrenalina em seu sangue, o que o deixa com uma personalidade constantemente agitada e mesmo descontrolada, além de lhe conceder resistência sobre-humana e uma força física equivalente à de dez homens. Quando consegue dominar-se, começa a arquitetar um plano para vingar-se de todos os que o perseguiram, usando para isso os resultados de sua pesquisa que possibilitam a ele assumir a identidade de qualquer um através de máscaras feitas com a pele sintética. Existe apenas um problema, a pele começa a se desintegrar após 99 minutos.
Fonte: wikipédia.
Bom, hora de nova matéria no blog, e abrindo o trabalho com a sinopse deste filme que me agrada bastante, e talvez não seja tão conhecido assim: Darkman, vingança sem rosto. Tendo Sam Raimi entre seus roteiristas e Danny Elfman na parte musical, este filme de 24 de agosto de 1990 mostrava o que não se poderia chamar de herói, mas também não um vilão. Darkman é um homem marcado não apenas em seu corpo, e de maneira muito chocante, mas psicologicamente. Liam Neeson, o protagonista, passa por poucas e boas enquanto busca vingança por seu laboratório destruído e sua vida arruinada. 

Darkman e seu "traje" comum.

Como dito na sinopse acima, a operação transformou de maneira definitiva a já traumatizada personalidade de Peyton. Ele tem de lidar com uma raiva quase incontrolável e que surge com a menor das frustrações, com coisas que qualquer um no máximo proferiria alguma palavra de baixo calão e seguiria adiante, com o medo de seu experimento falhar e ele ter de viver com a aparência monstruosa que ele agora ostenta e com o preconceito do mundo exterior que o faz viver de forma reclusa enquanto busca por um meio de se vingar de quem acabou com sua vida e voltar a viver com a dignidade de antes e com a mulher que ama.

Particularmente, me agrada muito este filme. Liam Neeson é um excelente ator e o papel lhe caiu bem. A história é interessante e mostrada de maneira convincente, e a caracterização de Darkman é excepcional, ainda mais para um filme de 1990, sem os grandes recursos cinematográficos e orçamentários de hoje.

Uma curiosidade: Darkman foi escrito por Sam Raimi como uma forma de homenagear os filmes de terror da Universal Pictures da década de 30. Como ele não conseguiu os direitos para filmar "O Sombra" e "Batman", Raimi decidiu apostar em uma criação própria. 

Darkman teve duas continuações, já sem a participação de Liam Neeson como protagonista, sendo substituído no papel por Arnold Vosloo: 
Darkman II: The Return of Durant
Darkman III: Die Darkman Die

Também teve breves aparições em hqs: ainda em 1990, a Marvel lançou uma adaptação de Darkman em três edições coloridas e uma versão em preto e branco em formato de revista. Pouco tempo depois, em 1993, Darkman retornou para uma minissérie de seis edições, igualmente publicada pela Marvel. Treze anos depois, a Dynamite Entertainment lançou um crossover entre Darkman e Ash Williams de Evil Dead, outra criação de Raimi.

Além das hqs regulares, Darkman apareceu em Graphic Novels: em 1990 e 1994, todas escritas por Randall Boyll; uma adaptação self-title, The Hangman, The Price of Fear, The Gods of Hell, e In the Face of Death, onde Darkman não apenas aparece como alguém querendo vingança, mas como um herói de fato, ajudando pessoas.

Voltando ao universo dos filmes, dos três, o primeiro é o melhor. As sequências são medianas, e valem mais para uma diversão de fim de noite. Em suma, Darkman é um filme bastante interessante, com boa atuação de Liam Neeson, vingança, ação, e que vale bastante a pena assistir.

2 comentários:

  1. Darkman é um dos filmes mais divertidos de super herói e o velhinho boladão(vulgo liam "Sr. Fodão" Neeson) fez magnificamente bem, o personagem é amargurado pra caramba e isso dá o tom do filme. Vejo os 3 sempre que posso aqui em ksa. Otimo texto Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João. Darkman é um filme pouco conhecido e que vale muito a pena ver.

      Excluir