quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Kamen Rider W

Philip e Shotaro, os protagonistas.

"Quando os melhores parceiros se juntam, milagres acontecem." Esta frase abre muito bem Kamen Rider W. Acabei de assistí-lo tem uns meses, e fiquei muito bem impressionado com a qualidade do mesmo. 

Em Kamen Rider W, se nota um caráter bastante inovador, a começar pelo rider ser um personagem composto por duas pessoas. Achei muito interessante como foi aplicada a teoria de lado esquerdo e lado direito do cérebro, sendo o lado esquerdo o lado crítico, lógico, Philip, e o lado direito, criativo, imaginativo, o Shotaro. Mas não parou por aí: conseguiram pegar um clima noir daqueles seriados antigos de detetives, como Kojak, e transportá-lo perfeitamente para um tokusatsu. As narrativas do Shotaro em cada início de episódio ficaram perfeitas, você já ia se envolvendo com a trama. Falando em trama, em W nada faltou: um roteiro muito bom, dinâmico, ágil, ação, emoção (vários episódios realmente emocionantes), muito senso de humor (a maior parte pelas "brigas" de Akiko e Shotaro), e uma qualidade de texto muito afiada. Diálogos bastante variados.

As personagens são muito carismáticas. Durante o tempo em que assisti, vi muita gente comentando que a Akiko era chata, criança, intrometida, ok. Até não é mentira, mas a Akiko é decisiva em muitos episódios, como o da boneca, e também é responsável por boa parte do amadurecimento do grupo e da aproximação do Terui a Shotaro/Philip. A família Sonozaki é bem Shakespeariana, com um pai que prefere uma filha à outra, muita disputa interna, vaidade. Gostei demais da atuação da Wakana (amor eterno S2), Saeko, o próprio Ryubee. Puxa, até difícil destacar um personagem, porque todos são bons, marcantes de alguma forma. Shotaro e Philip são muito diferentes, mas tem uma química muito boa, tudo flui naturalmente.

Sobre design, os riders (W e Accel) são bonitos, menos a versão Extreme do W. Os dopants são razoáveis visualmente. Achei poucos bonitos, pra ser sincero. O roteiro tem pequenos furos, nada grave ou que não se possa imaginar um desfecho só de pensar. O final, pra mim, é dos melhores já feitos num tokusatsu, especialmente o penúltimo episódio. Já assisti vários riders da era Heisei, e W foi um dos melhores, de longe.

2 comentários:

  1. W parece ser ótimo! Não vejo a hora de iniciar a Era Heisei! Parabéns, Marcos!

    ResponderExcluir
  2. E é, mesmo. W é um dos melhores riders já feitos. A história é criativa demais, cativante.

    ResponderExcluir