terça-feira, 14 de outubro de 2014

The Walking Dead: mais do que uma série sobre morte, uma série sobre sobrevivência

The Walking Dead transformou o gênero terror em algo além.


 The Walking Dead, que acaba de estrear sua quinta temporada, e que já tem uma sexta temporada confirmada, fez o que se pensava difícil acontecer: elevou o gênero terror, mais especificamente o survival horror, a um novo patamar. Não é simplesmente uma série sobre sobreviventes de um apocalipse zumbi atirando em mortos-vivos para poderem sobreviver. É algo bem mais complexo.

Robert Kirkman, criador da hq que gerou a série, e também responsável por sua adaptação, diz que The Walking Dead não é sobre os mortos, é sobre os vivos. Quem acompanha, sabe. A série retrata a dura realidade de um mundo mudado por algo não explicado. Os sobreviventes são jogados em um mundo sem regras, sem tecnologia. Praticamente uma volta às origens da humanidade, quando os homens viviam baseados em seus instintos mais primitivos, e a adaptação é difícil, dolorosa.

Em meio a idas, vindas, esperanças perdidas e recomeços, os personagens precisam enfrentar a ameaça dos errantes - o termo zumbi jamais é usado na série, nem na hq - e, principalmente, a ameaça de outros sobreviventes. Estando em um mundo onde a justiça dos homens não mais existe, cada pessoa pode escolher: liberar o bem e o mal. Se não há prisões nem julgamentos, por que seguir antigas prerrogativas sociais? Eis a maior ameaça da série. As pessoas se tornaram inescrupulosas em sua busca por sobrevivência e poder sobre este novo mundo.

Durante as quatro temporadas passadas e as hqs, Rick Grimes passa por todo o tipo de percalço: bandidos, assassinos, ditadores, seu próprio medo de perder sua humanidade ou deixá-la aflorar (depende do seu ponto de vista sobre o que é ser humano), rachas no seu grupo de sobreviventes por motivos nem sempre honestos e até mesquinhos, entre outras coisas.

Não deve se considerar The Walking Dead como uma simples série de terror. Ela não dá sustos. Não perca seu tempo se espera não dormir após assistir aos episódios ou pular do sofá quando algo acontecer. O clima da série é "Por quanto tempo nossa paz vai durar? Quem de nós vai morrer ou mudar suas convicções? Será que seremos forçados a nos mudar? Quem será o novo traidor?", e por aí vai.

Para finalizar, Rick Grimes e cia são parte de uma série onde o suspense e a imprevisibilidade do novo mundo imperam, e você lida com os acontecimentos da maneira crua com que acontecem, com o pouco que tiver nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário