segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mirai Nikki: confuso, mas bom.

Mirai Nikki.

Assisti Mirai Nikki neste fim de semana: metade no sábado e a outra metade no domingo. Gostei do que vi, embora achasse o anime um tanto sem história e confuso. Bom, para não parecer que não gostei do que vi, e estou postando apenas para criticar, o que não é a intenção, farei uma análise dele.

Mirai Nikki é a história de Yukiteru Amano, um garoto de 14 anos que, por não ter amigos, resolve usar seu celular para criar um diário, quase como um blog, sobre tudo o que ele via em seu dia-a-dia na escola. Por não ter amigos, Yukiteru cria amigos imaginários, sendo um deles DEUS. Sim, Deus! Os problemas dele começam aí: Deus resolve criar um jogo de sobrevivência entre 12 pessoas, cada uma com seu Mirai Nikki, diário do futuro, onde cada passo é registrado a cada 10 minutos. Cada um dos doze usuários tem um tipo de diário diferente, e o objetivo do jogo é matança.

O motivo de Deus de criar o jogo não é puramente entretenimento sádico: ele precisa encontrar um substituto enquanto ainda vive, e só um dos doze pode fazê-lo. Yukiteru, achando que o diário lhe daria vantagens sobre os demais, começa a usá-lo indiscriminadamente, como para saber as respostas de uma prova, mas acaba colocando-se na linha de fogo dos demais. Dali para diante, ele precisa manter-se vivo e conta com a ajuda de uma garota mentalmente perturbada chamada Yuno Gasai. 

Embora tenha uma premissa interessante, Mirai Nikki não é muito extenso em história: apenas breves flashes das vidas pregressas dos personagens aparecem. É um anime pesado, sangrento, com um erotismo que achei desnecessário, mesmo sendo quase ingênuo, e com algumas doses de humor e tristeza. Contudo, é um anime que prende: vi os 26 episódios em menos de 48 horas! Vale lembrar que cada episódio tem o título de algo relacionado aos telefones. É bem interessante. De maneira incomum, mostra algumas histórias de amizade e amor bastante fortes entre alguns personagens.

As coisas ficam um pouco confusas pela falta de uma história mais elaborada. O anime é basicamente focado no jogo criado por Deus, mesmo este tendo surgido da imaginação de Yukki, como Yuno chama "carinhosamente" Yukiteru.

Mirai Nikki é bem competente no que pretende: ser um anime forte, violento, com boas doses de maldade e falta de um herói. Se você gosta de animes onde os personagens são sempre desafiados, Mirai Nikki é uma boa pedida.