terça-feira, 21 de outubro de 2014

Defiance: você já viu tudo, mas não no mesmo lugar.

Defiance: ficção científica, drama, ação e muito mais.

Bom, vocês já imaginaram ver tudo o que já viram em séries de ficção em apenas uma? Alienígenas, apocalipse, alta tecnologia espalhada aos montes pelo mundo, Mad Max, WOW, RPG, dentre outros? Tudo isto, e muito mais, se encontra em Defiance.

Para quem não conhece, Defiance se passa em um mundo devastado pela queda das arcas (Arkfalls), que resultaram numa transformação completa do que conhecemos como Planeta Terra. Várias raças de alienígenas vieram para a Terra após a extinção de seus mundos e se misturaram aos humanos restantes. As quedas das arcas deram origem a um fenômeno chamado de terra-formação, que alterou toda a estrutura de fauna e flora do planeta, dando origem a novas espécies, boa parte delas hostis, e levando o ser humano ao seu estado evolutivo mais primitivo: a busca pela sobrevivência.

Durante as duas temporadas, a segunda acabou bem recentemente, se consegue enxergar todo o tipo de personagem já visto em outras produções, e o mais surpreendente é que todos se encaixam perfeitamente! Há toda uma harmonia causada pela destruição dos planetas de origem das raças, e acaba não havendo discrepâncias. O roteiro é afiado, com conversas ácidas, bem-humoradas, ardilosas, frias e cruéis, desafiando a sanidade do elenco em várias tramas, subtramas e reviravoltas.

Uma das coisas que mais me encantou na série é que cada raça tem sua própria mitologia, com religião, cultura, linguagem, hábitos peculiares. Mesmo os humanos foram afetados pelas diferenças culturais. Outro ponto forte é a produção: os episódios são dotados de efeitos especiais fantásticos, tudo muito caprichado e elaborado para passar ainda mais realismo sobre a tecnologia. O interessante é que, mesmo com a tecnologia avançada vinda do espaço, existem traços da antiga tecnologia terrestre, criando o contraponto sobre nova tecnologia e tecnologia ultrapassada.

Enfim, se vocês procuram por uma série para deixá-los sempre com "gosto de quero mais", Defiance é a escolha certa!