domingo, 3 de outubro de 2021

[Jogos] Tormented Souls - 2021



Se você já era nascido antes dos anos 2000, certamente já ouviu falar ou jogou o gênero Survival Horror, clássico por jogos como Resident Evil, Sillent Hill, entre outros. Tormented Souls, lançamento da produtora PQube, em 26 de agosto deste ano, é a nova aposta para os amantes deste tipo de jogo.



Tormented Souls narra a estória de Caroline Walker, uma garota comum, que recebe uma carta estranha e, após passar por vários tormentos (trocadilho), vai até a ilha de Winterlake, investigar o que ocorreu com gêmeas enviadas numa foto, dentro da carta. Além da foto, a carta continha uma mensagem e um endereço, nada mais. Mal sabia ela que sua jornada seria um pesadelo.

Com direito a todos os clichês do Survival Horror, como inúmeros quebra-cabeças, chaves para encontrar, itens para usar e combinar, mansões abandonadas, hospitais desertos, monstros horripilantes e uma narrativa que avança para o quão cruel pode ser a raça humana, Tormented Souls é um grande lançamento, mesmo para os não-fãs de jogos de horror e de dificuldades moderadas. Isto sem falar das armas engenhosas que aparecem, durante o caminho.

As mecânicas são ao velho estilo "Controle de Tanque", com as quatro setas para andar, um botão de corrida, e mouse para interagir, atirar e abrir portas, além da tradicional câmera fixa, que ajuda a manter o mistério de cada cômodo em que a protagonista entra.

Caroline Walker, em imagem conceitual do jogo.

O jogo conta com gráficos espetaculares: o design dos ambientes traz o clima perfeito de suspense e solidão, com áreas cheias de escombros e itens abandonados. Os inimigos têm um design igualmente espetacular: são grotescos, mutilados, cheios de partes metálicas pelo corpo e faltando outras partes. Outro ponto forte é o som: a melancolia dita o tom; em todos os ambientes, existe a sensação de solidão e de que alguém te espreita, já que é muito comum ouvir barulhos como grunhidos, gemidos, ranger de madeira e sons de coisas caindo. Não há uma grande variação na música, o que mantém o ambiente sempre sombrio e só se alterna na presença de inimigos. No mais, você se sente num eterno senso de desespero, justamente causado pela música sombria e repetitiva.

Um ponto que difere Tormented Souls de seus antecessores reside justamente na solidão: diferentemente de jogos anteriores, Caroline está constantemente sozinha. Salvos encontros com inimigos, outras pessoas são raras e apenas em momentos bastantes específicos. Chega a dar agonia. Mesmo avançando no jogo, você tem a sensação contínua de estar sozinho e perdido, e o pior de tudo: no escuro, portando apenas um isqueiro antigo que você recebe instruções para não apagar. Já adianto: melhor seguir esta instrução fielmente!

Outra coisa que me chamou a atenção (embora não achasse necessária para a estória), é a presença de nudez, mesmo que em uma única cena. Ok, era algo que tinha uma razão, mas me surpreendeu ver a protagonista tão exposta. O jogo acaba por pecar um pouco nisto, já que, depois de vestida, ao correr, levar um susto, atirar ou virar-se bruscamente, é possível você ver a calcinha de Caroline por completo. Só pode ter sido proposital, já que, de todo o seu corpo, a única parte que esvoaça é seu vestido; mesmo seu cabelo é estático o tempo todo.

Não desabona as qualidades da narrativa e da experiência de jogo, mas poderia ser evitado.

Pontos Fortes:

Gráficos.
Desenvolvimento do enredo.
Som.
Sensação de solidão.
Muitos quebra-cabeças.
Ambientação perfeita.
Nostalgia de clássicos como Resident Evil.
Preço: apenas 38 reais, na Steam.

Pontos Fracos: 

Estória batida.
Mapa difícil de entender.
Jogabilidade um pouco travada.
Alguns bugs.
O leve erotismo.
Falta de mais personagens e outros modos de jogo (por enquanto).

Resumo da ópera: Tormented Souls é um jogo excelente, com uma narrativa envolvente, do início ao fim. Gráficos e som espetaculares, muitos mistérios e descobertas. Muitas horas de jogo garantidas, além de revigorar um gênero que parece estar se perdendo.

Trailer Oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário