quinta-feira, 13 de maio de 2021

Palavrões em jogos: há necessidade?

 


De um bom tempo para cá, os jogos adotaram uma linguagem mais pesada. Franquias como Resident Evil, Tomb Raider, entre outras, vira e mexe colocam algum palavrão nas falas ou dos protagonistas ou dos inimigos. Fico me perguntando qual a razão para tal mudança de linguagem; tornar os jogos mais realistas, já que a maioria da população fala palavrão ou adicionar uma agressividade que antes a franquia não possuía? Ou alguma outra razão que eu, porventura, desconheça.

O fato é que ambos os jogos supracitados (não sei tanto sobre Tomb Raider) nunca tiveram o hábito de usar de linguajar chulo em suas produções. O máximo era um "shit", que pode ser traduzido de várias maneiras diferentes. Não sei quanto à vocês, mas isto me causa um desconforto: como não utilizo palavrões no meu dia-a-dia, acho desagradável ficar ouvindo algo assim enquanto estou em alguma batalha ou mesmo em algum trecho inicial de um jogo.

Um exemplo que me deixou realmente incomodado foi em Resident Evil 2 Remake, onde Robert Kendo, dono da loja de armas, ao confrontar Leon e Ada, diz: "That is my fucking daughter!". Fica a indagação: que pai trata sua filha deste modo? Ok, era uma situação de desespero, mas o mesmo justifica chamar sua filha de, com o perdão da má palavra, "porra"?

Também levo em conta que muitas crianças estão embarcando no mundo dos games, e vão encontrar um vocabulário impróprio para suas idades. Algo que deveria chegar quando tivessem uma maior noção do mundo exterior. Talvez eu esteja ficando velho, mas as produtoras de games me parecem seguir uma tendência de agressividade excessiva desnecessária. Só uma sugestão: poderiam colocar um "Clean Version" nos games para os jogadores terem controle sobre o que querem (ou não) ouvir. 

Talvez eu esteja ficando velho, mas prefiro meus jogos "limpos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário