sábado, 20 de março de 2021

Filmes: Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Pôster com a versão de Snyder

Em 2017 quando saiu o filme da Liga da Justiça, muita coisa aconteceu naquela época nos bastidores do filme. Zack Snyder estava com o filme "meio queimado" com os fãs após ter lançado Batman VS Superman - A Origem da Justiça de 2016. O filme nunca foi uma unanimidade entre os fãs e nem entre os críticos. Somado a isso, os estúdios Warner não estavam nada satisfeitos com o desempenho de seus filmes nos cinemas, pois eles queriam porque queriam bater a marca de U$ 1 bilhão de sua concorrente, a Marvel. O que a Warner nunca parou para pensar é que a Marvel teve um universo compartilhado muito bem planejado ao longo dos anos. Se hoje em dia, vira e mexe, seus filmes batem sempre U$ 1 bilhão de dólares, é porque muitos de seus filmes não chegaram sequer a U$ 500 milhões, tais como Thor (2011), O Incrível Hulk (2008), Capitão América - O Primeiro Vingador (2011), entre outros. 

A sede da Warner Bros.

Para chegar a marca tão sonhada de U$ 1 bilhão de dólares em seus filmes, é preciso que a Warner apresente seus personagens em filmes solos e deixem que os diretores realizem seus filmes como eles desejam. Esse é um ponto. Outro é respeitar o diretor que está trabalhando e não mexer em tudo e editar conforme acionistas acham melhor, como foi o caso aqui na Liga da Justiça de 2017 ou o Esquadrão Suicida de 2016. Voltando ao tópico dos problemas de bastidores do filme da Liga de 2017, temos que comentar sobre o grande impacto que Zack Snyder sofreu. Em 2017, quando já estava na parte de finalização do filme, sua filha Autumn de 20 anos cometeu suicídio. Isso arrasou Snyder e ele acabou deixando a direção do filme para Joss Whedon  finalizar. Na verdade, o problema foi além disso. Como descrevi meu primeiro parágrafo, a Warner desrespeitou completamente Zack Snyder. Na ambição de chegar ao tão sonhado U$ 1 bilhão de dólares, a empresa colocou uma espécie de espião dentro do set de Snyder, que o acompanhava em todas as filmagens. Após algum tempo contrataram Joss Whedon, de Vingadores de 2012, Thor de 2011, entre outros, para reescrever algumas cenas do filme de Snyder. Mais algum tempo depois, o estúdio deu sinal verde para Whedon regravar cenas do filme. Essa foi a gota d´água para Zack Snyder. Somando todos estes problemas, o diretor se afastou do filme e este foi finalizado por Whedon. Resultado: o filme foi um grande Frankenstein, costurado com partes do filme de Snyder e partes do filme de Whedon. Liga da Justiça foi um grande fracasso de bilheteria, chegando a US$ 657.924.295 com um orçamento de U$ 300 milhões de dólares.

Pôster do filme de 2017

Após um tempo do lançamento do filme em 2017 iniciou-se uma campanha pela internet para que a Warner lançasse a versão de Zack Snyder para os cinemas (o #releasethesnydercut). A Warner sempre foi contra e se mostrava irredutível no lançamento do corte de Snyder, mas a campanha foi ganhando nomes de peso, como Henry Cavill, Jason Momoa, Ray Fisher, entre muitas outras pessoas. Com o tempo, a Warner se convenceu e decidiu autorizar que Zack Snyder lançasse a sua versão da Liga da Justiça. Em fevereiro de 2020 então foi oficializado o Corte de Snyder e o diretor ainda pôde contar com mais U$ 70 milhões de dólares para concluir os efeitos especiais de seu filme. O filme então teve seus efeitos concluídos e todas as cenas gravadas por Joss Whedon foram retiradas do filme. A produção foi lançada mundialmente para aluguel on-demand em 18 de março de 2021 e já está pirando a cabeça dos fãs pelo mundo afora!

Zack e sua filha, Autumn

Lida da Justiça de Zack Snyder é outro filme! Completamente diferente daquele Frankesntein de 2017! Me arrependo profundamente da minha empolgação em 2017 quando saí do cinema, após ver a Liga toda reunida em carne e osso na telinha! Cheguei mesmo ao cúmulo de dizer que foi o melhor filme de super herói daquele ao, simplesmente o mesmo ano em que tivemos nada mais, nada menos do que Logan! Baboseiras do passado de lado, a Liga de Snyder é um filmaço! Literalemente! Enquanto a versão de Whedon tinha 120 minutos, ou seja, 2 horas de filme, a versão de Zack Snyder tem 4 horas! Sim, amiguinhos! O dobro! E vale cada segundo de seu filme! A trama é muito mais bem trabalhada, os heróis da Liga ganham mais peso e tempo de tela, especialmente o Flash de Ezra Miller e o Cyborg de Ray Fisher. Aliás, Fisher foi um dos atores a denunciar os abusos e autoritarismo de Joss Whedon, e depois dele, vários outros atores passaram a denunciar o diretor pelos mesmos problemas

Uma das denúncias de Ray Fisher contra Joss Whedon

A trama da Liga da Justiça de Zack Snyder é a mesma da Liga da Justiça de Joss Whedon: após a morte de Superman em Batman VS Superman - A Orgem da Justiça, Batman (Ben Affleck) tenta reunir um grupo de super heróis para defenderem a Terra da ameaça de Darkseid (dublado por Ray Porter). Acaba aí a premissa básica. O que se vê depois disso no desenrolar de ambos os filmes é completamente diferente uma da outra. A Liga de Whedon é uma bagunça, com muito humor sem muito sentido, ao ponto de transformar o Batman num grande covarde que se esconde da batalha, Flash num retardado de olhos esbugalhados o tempo todo, um Cyborg apagado, assim como um Aquaman (Jason Momoa) também. Superman (Henry Cavill) surge como o cara que poderia acabar com todo o exército do Lobo da Estepe (dublado por Ciarán Hinds) sozinho, sem a necessidade de existir a Liga. A Mulher-Maravilha (Gal Gadot) quase é uma figurante no filme. A bagunça foi tamanha que o filme só poderia resultar mesmo em um fracasso comercial. Há cenas no filme que ficam até mesmo sem sentido em algumas partes.

O Coringa de Jared Leto está de volta nesse filme

Já na versão do Snyder, como escrevi acima, todos os heróis possuem mais tempo de tela. As situações do filme são mais bem resolvidas e mais bem explicadas. O Cyborg de Ray Fisher tem muito mais peso nessa trama e carga dramática. O Flash de Ezra Miller possui mais tempo de tela também e mais importância nesse filme. O Batman de Ben Affleck volta a ser o herói que é o cérebro de toda a equipe e que possui planos muito importantes para toda a trama. A Mulher-Maravilha de Gal Gadot está ali para auxiliar Batman na busca por outros heróis, mas também para colocar a mão na massa e encarar os vilões de igual. O Aquaman de Jason Momoa continua sendo o mesmo badass de sempre, e senta o braço nos vilões. O Superman de Henry Cavill vem também para destruir seus inimigos, mas também vem para ter belos momentos com Lois Lane (Amy Adams) e com usa mãe Martha Kent (Diane Lane). Temos ainda a participação de Jared Leto voltando como o Coringa, Harry Lennix como Caçador de Marte, Jesse Eisemberg como Lex Luthor, Joe Manganiello como Slade Wilson, J. K. Simmons como Comissário Gordon e Connie Nielsen como Hipólita, a mãe de Diana. O Lobo da Estepe é muito mais ameaçador, perigoso e mortal nesse filme!

O Lobo da Estepe na visão de Snyder

Zack Snyder entende muito bem dos heróis da DC. Ele já deixou isso claro em seus filmes anteriores. Eu, particularmente sou muito fã da visão de Snyder para seus filmes, o único porém para mim em sua filmografia é Sucker Punch - Mundo Surreal de 2011, que eu acho uma grande bomba. Fora isso, seus filmes são muito bons. Sua Liga da Justiça só vem para confirmar o talento do diretor e para mostrar que se a Warner confiasse e acreditasse em seu trabalho desde o começo, tudo teria sido muito diferente. Snyder conseguiu amarrar todo seu universo, juntando Homem de Aço de 2013 e Batman VS Superman - A Origem da Justiça, além de ainda juntar a isso tudo os filmes em que ele foi produtor executivo, como Esquadrão Suicida de 2016, Mulher-Maravilha de 2017 e Aquaman de 2018. O DC Universe estaria vivo se dependesse de Zack Snyder. O filme ainda possui ganchos para sequências que seriam muito bem vindas agora!

A verdadeira Liga da Justiça reunida!

Agora, está nas mãos dos fãs e da internet mais uma vez, salvar o futuro dos heróis. Já começaram duas campanhas na internet essa semana: uma para que lancem a versão da Liga da Justiça de Zack Snyder para DVD e Blu-Ray, e outra para que a Warner volte com o Universo de Snyder para a DC, ou seja, que volte o Snyder Universe. A Warner está com um senhor pepino nas mãos, pois já há um filme do Batman para sair com Robert Pattinson no papel do Homem-Morcego e com direção de Matt Reeves, além de seu universo Dark com Joaquin Phoenix como Coringa e um filme da Liga da Justiça Sombria por vir. Como encaixar o universo de Snyder aí agora? Claro, sempre temos a desculpa divina do Multiverso, que pode vir para consertar qualquer erro. Pode-se criar várias linhas temporais aonde o universo de Zack Snyder é o universo principal e o restante são os universos paralelos. Também ainda temos o filme solo do Flash para sair em 2022, onde irão adaptar Ponto de Ignição para os cinemas, trama aonde o Flash volta no tempo e muda a realidade de vários personagens. Seja como for, tem como a Warner consertar seus erros ainda.

Darkseid na visão de Zack Snyder

Eu recomendo que todos assistam a Liga da Justiça de Zack Snyder. Apesar de suas 4 horas de duração, o filme é dividido em 6 capítulos e um epílogo. Muita gente está vendo o filme dividido como seu fosse uma série. Aqui em casa nós vimos numa tacada só, de tão bom que o filme é. Em junho o filme estará disponível para todos assistirem no streaming da HBO Max. Até lá, pode-se alugar o filme por R$ 49,90 nas principais operadoras do país. Vejam e deem uma oportunidade para o trabalho feito com amor, dedicação e entendimento do material em suas mãos. A homenagem feita por Snyder para sua filha, lhe dedicando o filme e tocando sua música favorita, que era "Hallelujah" de Leonard Cohen é de cortar o coração. Quando nós vimos o primeiro trailer da versão do Snyder com essa música no fundo sem saber que era a música favorita de sua filha, você nem se toca da grande homenagem, mas depois que você descobre tudo, não tem como não se emocionar com o amor de um pai pela sua filha. Vejam a Liga da Justiça de Zack Snyder para entender como um produto funciona muito melhor nas mãos de alguém que entende esse material e que o ama também. Vida longa ao Universo de Zack Snyder na DC!!!

Um grande abraço!

2 comentários: