quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Séries: The Mandalorian - 1ª Temporada (2019)

Poster da primeira temporada

Quando a Disney+ foi lançada, lá em 12 de novembro de 2019, ela já veio com um catálogo recheado de filmes, séries e produções de peso da empresa, envolvendo conteúdo da própria Disney, da FOX, Marvel, Star Wars, e muito mais. No meio de todo esse catálogo, uma série nova chamou a atenção para os fãs da franquia Star Wars, e essa série era The Mandalorian, ou simplesmente, O Mandaloriano. A série começou a ser desenvolvida por George Lucas em 2018, mas foi Jon Favreau quem escreveu, foi showrunner e produtor executivo, juntamente com Dave Filoni, Kathleen Kennedy e Colin Wilson, desta maneira, expandindo mais o universo de Star Wars. A trama ocorre após os eventos de Star Wars - O Retorno de Jedi de 1983 e é uma espécie de faroeste espacial. A primeira temporada contém 8 episódios com duração média de 32 minutos cada.

O momento em que Mando e A Criança se conhecem

A história da série é até bem simples: um caçador de recompensas gira a galáxia atrás de serviços que lhe passam para serem executados. A premissa básica fica por aqui, mas a trama vai bem além disso. Temos aqui a clássica interação "criança sozinha com um lobo solitário". O Mandaloriano, ou apenas Mando (interpretado por Pedro Pascal o tempo todo de capacete), é um dos melhores caçadores de recompensa do seu clã e em uma de suas missões ele acaba tendo que resgatar uma criatura, um bebê, de uma fortaleza fortemente vigiada e levá-la para uma pessoa ligada ao Império e que possui enorme interesse na Criança (como ela é conhecida). Mando acaba se afeiçoando à Criança e decide ficar com ela e cuidar dela até que encontre alguém que possa protegê-la e que possa educá-la.

Mando protegendo A Criança

Os destaques totais para a série são o Mandaloriano e a Criança, batizada mundialmente de Baby Yoda, porém eles não são o mesmo personagem. A Criança é da mesma raça que Yoda, mas temos que lembrar que a série ocorre após o final de Star Wars - O Retorno de Jedi e após a queda do Império, portanto, Yoda já não estava mais entre nós. A criançada é louca e apaixonada pela Criança, e convenhamos, ele é muito fofo mesmo! A dinâmica entre o sério e caladão Mando com a inocente Criança é muito interessante, gera momentos hilários e momentos de extrema emoção, capaz de derreter qualquer coração.

A Criança observa Mando em ação

A Criança é um boneco mecatrônico que cativou aos fãs do mundo todo e o jeitão fodão do Mando também. Pedro Pascal já havia mostrado do que era capaz quando interpretou Oberyn em Game of Thrones (2011-2019), mas o papel de sua vida, definitivamente é O Mandaloriano, mesmo que ele não mostre seu rosto na série (95% do tempo ele está de capacete), mas seu personagem conquistou todos aos fãs da franquia de Guerra nas Estrelas. Mando possui dois lemas que leva ao pé da letra: um é que um Mandaloriano nunca deve mostrar seu rosto e retirar seu capacete na frente dos outros, e a segunda é sempre dizer "esse é o caminho" ou algo como "assim deve ser", mas é muito mais maneiro quando ele diz no original "this is the way". O fato de Mando ser um órfão faz com que ele tenha uma afinidade quase que instantânea com a Criança, mas também pudera, né? Fora tudo isso, a Criança é fofinha demais!

Olha isso! Como resistir a tanta fofura???

A série ainda conta com nomes de peso, como Carl Weathers interpretando Greef Karga, um líder de uma associação de caçadores de recompensa; Gina Carano como Carasynthia "Cara" Dune, uma ex-soldada do Império que se tornou uma mercenária; e Giancarlo Esposito como Moff Gideon, um ex-governador do Império. Ainda temos na trama participações especiais de Taika Waititi, Nick Nolte, Werner Herzog, Ming-Na Wen, entre outros.

Mando e seus aliados: Cara e Greef

O Mandaloriano é um sucesso de público e crítica e foi indicada e venceu diversos prêmios no Emmy, Globo de Ouro, Satellite Awards, entre outros e concorre em diversas categorias em todos eles. A segunda temporada foi lançada em 30 de outubro de 2020 e uma terceira temporada já foi confirmada, mas ainda sem data definida, além de uma série derivada, um spin-off chamado The Book of Boba Fett e que estreará em 21 de dezembro de 2021.

Razor Crest, a nave do Mandaloriano

Para aqueles que gostam de uma boa história, bastante ação, bons momentos de humor, momentos fofos, é fã de ficção científica e ama Star Wars, então você não pode deixar de assistir O Mandaloriano de jeito nenhum! A série já era sucesso aqui no Brasil antes mesmo da própria Disney+ chegar oficialmente por aqui (😏), mas eu só fui assisti-la quando assinei o streaming no dia da sua estreia por aqui, em 17 de novembro de 2020 e digo com toda a certeza do mundo que valeu muito a pena! A série é espetacular e amplia muito o universo de Star Wars, e o melhor de tudo na minha opinião, deixa um pouco a família Skywalker de lado e se concentra em novos personagens (e antigos também). Por tudo isso, deem uma chance ao Mando, garanto que não irão se arrepender, afinal de contas, esse é o caminho.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário