segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Filmes: Os Caça-Fantasmas (1984)

Poster do filme
Existem muitos filmes considerados grandes clássicos pelos fãs, pela crítica e pelo público. Muitos deles eu nunca assisti, mas tenho uma imensa curiosidade em conferir devido a quantidade de fãs, de citações e referências que existem sobre estes filmes. Claro que Os Caça-Fantasmas está nesta minha lista! O filme escrito por Dan Aykroyd e Harold Ramis em 1984, com direção de Ivan Reitman e lançado pela Columbia Pictures foi um grande sucesso e até hoje em dia mantém uma legião fervorosa de fãs. E dá pra entender o por quê disso.

Da esquerda para a direita: Egon, Winston, Peter e Ray
Os Caça-Fantasmas ou Ghostbusters, como é popularmente conhecido mundialmente, é um filme de comédia e aventura que acompanha quatro caçadores de fantasmas (obviamente) que tentam evitar que uma infestação de fantasmas ocorra em Nova York. Os quatro Caça-Fantasmas são formados por: Peter Venkman (Bill Murray), um professor de parapsicologia meio charlatão que não acredita muito em fantasmas e só quer saber de dar encima de mulheres bonitas, Raymond "Ray" Stantz (Dan Aykroyd), um especialista em fantasmas e entusiasta de situações paranormais, Egon Spengler (Harold Ramis), um gênio da ciência e é uma pessoa extremamente séria; e fechando nosso quarteto, Winston Zeddmore (Ernie Hudson), um faz tudo da equipe e único contratado como funcionário do trio principal.

Dana e Louis
Ainda temos no filme a presença marcante de Sigourney Weaver como Dana Barret, interesse amoroso de Peter e alvo dos fantasmas, além de Rick Moranis como Louis Tully, o abobalhado vizinho de Dana, que nutre uma enorme paixão por ela. Ambos agregam muito ao filme, especialmente porque ambos estão sob a ameaça de Zuul, guardião de uma entidade sobrenatural chamada Gozer. Rick Moranis é engraçado demais, especialmente no papel de bocó atrapalhado. É um ator que faz muita falta no cinema atual.

Os Caça-Fantasmas e suas armas
O filme é extremamente divertido e os 107 minutos de filme passam num piscar de olhos. Os efeitos especiais, pra época do filme, foram revolucionários. A película lançou dois dos monstros mais amados da cultura pop/nerd mundial: Geléia e o Homem de Marshmallow, o Stay Puft. Outro elemento usado no filme que entrou para a galeria de referências do mundo pop/nerd são as armas de prótons utilizadas pelos nossos heróis para capturar os fantasmas. O carro do filme também é outro item de fama mundial! Por falar em elementos que entraram para a história, como não citar a música tema do filme, "Ghostbusters", interpretada por Ray Parker Jr.? O tema musical chegou a ser nomeado ao Oscar de Melhor Canção Original

Poster do desenho inspirado no filme
O filme foi um sucesso de público e crítica e pagou fácil seu orçamento de U$ 30 milhões, chegando a uma bilheteria mundial de mais de U$ 295 milhões. Com tamanho sucesso e tantos fãs ávidos por mais Caça-Fantasmas, uma sequência foi lançada em 1989, trazendo todo o elenco de volta, mas isso é história para uma outra matéria, assim como o remake/continuação de 2016 protagonizado apenas por mulheres (e odiado por boa parte dos fãs). Na carona do sucesso do filme, ainda foi lançado um desenho em 1986 chamada de The Real Ghostbusters (renomeado anos depois para Geléia! e os Verdadeiros Caça-Fantasmas), que teve 7 temporadas, totalizando 147 episódios. Em 1997 foi lançado outro desenho inspirado no filme chamado de Extreme Ghostbusters, mas esse teve apenas uma única temporada com total de 40 episódios

Geléia, o fantasminha mais amado do mundo!
Confesso que eu esperava um pouco mais do filme pelo tanto que falam dele e pelo tamanho da legião de fãs que ele possui. Quando fizeram o remake/continuação com as mulheres como protagonistas, parecia que estavam cometendo uma heresia sem perdão. Não creio que seja pra tanto. Vejam bem, não estou aqui escrevendo que o filme é ruim. Muito longe disso. Muito mesmo! O filme é muito bacana, muito divertido, mas pra mim não é algo tão irretocável assim. Como já citei antes aqui no texto, o filme é muito bacana e vale dar uma conferida, sem sombra de dúvidas. Em breve, irei escrever aqui sobre o segundo filme, então não deixem de acompanhar o Confr4ria para não perderem nada!


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário