quarta-feira, 10 de julho de 2019

Filmes: Shazam! (2019)

Poster do filme
Já faz um bom tempo que eu gosto do personagem Shazam! Desde a época em que ele ainda era conhecido como Capitão Marvel (ou seja, há um tempinho mesmo). Tive o boneco dele da antiga coleção Super Powers da década de 80, vi diversas vezes o seriado dele da década de 70 que passava no SBT, li algumas histórias, vi participações dele em desenhos animados e sua presença sempre foi constante no mundo pop/nerd. Imaginem vocês, então, que foi com muita alegria que vi o anúncio na época que iriam lançar o filme do herói! O protagonista eu já conhecia da série Chuck (2007-2012) e sabia que ele poderia mandar muito bem no papel de Shazam!

Shazam!
O roteiro do filme ficou a cargo de Henry Gayden e Darren Lemke, a direção ficou por conta de David F. Sandberg e a produção com Peter Safran. Shazam! estreou no Brasil no dia 4 de abril de 2019 e nos Estados Unidos em 5 de abril de 2019. O orçamento do filme custou em média U$ 90 milhões e o filme arrecadou mundialmente em torno de U$ 364 milhões. Falando em termos de blockbusters, o filme foi mal em sua bilheteria. Ele se pagou, mas considerando que além do seu orçamento devemos incluir uma grande quantia que o estúdio gasta com marketing, Shazam!, infelizmente, não fez tão bonito como Mulher-Maravilha ou Aquaman para os cofres da DC/Warner.

A dupla que vai te fazer rir: Freddy e Shazam!
Aí vocês podem perguntar: "Mas, Tuninho, então isso quer dizer que o filme é uma bomba??"! Nada disso, amiguinhos! Longe disso! Eu, ao menos, achei o filme divertidíssimo! Um grande filme pipoca! Ri demais e me lembrou diversas vezes outro filme de herói que me fez rir tanto quanto: Deadpool! Mas, claro, Shazam! é uma versão sem sangue e sem palavrões. Aliás, quem reclamou do filme ser muito "engraçadinho" ou voltado demais para a comédia, não entendeu direito a proposta do filme, que já deixava bem evidente através dos seus trailers e teasers que seria um filme de herói voltado para a comédia. Se não me engano, foi o próprio diretor do filme que disse que esta seria uma versão de Quero ser Grande (clássico estrelado por Tom Hanks em 1988) voltado para heróis.

Billy Batson e seu irmão adotivo Freddy
A história do filme consiste num mago poderoso chamado Shazam (Djimon Hounsou), que busca uma pessoa que seja digna de herdar seus poderes, de ser o seu campeão da justiça. Há séculos ele busca esta pessoa. Após mais uma decepção com um escolhido, o jovem Thaddeus Silvana (Mark Strong), que é tentado pelos 7 Pecados Capitais, que prometem poder e fazem o garoto ficar poderoso, anos depois o mago encontra o jovem Billy Batson (Asher Angel). Billy é um garoto de 14 anos que procura por sua mãe há anos sem sucesso. Pulando de lar adotivo pra lar adotivo, o jovem Billy acaba sendo selecionado pelo mago, e por ser puro de coração, ele herda os poderes de Shazam. Agora, toda vez que algum inocente corre perigo, Billy Batson diz as palavras mágicas Shazam!(Zachary Levi) e torna-se um adulto cheio de super poderes.

Dr. Silvana, o vilão clássico em busca de poder
Por diversas vezes o filme lembra Quero ser Grande, além de lembrar Homem-Aranha de 2002, especialmente a parte em que Shazam está descobrindo seus poderes junto com seu irmão adotivo, Freddy (Jack Dylan Grazer). Há alguns easter eggs do universo DC presentes no filme. O elenco do filme é bom, há bastante ação e muita comédia em Shazam! Como escrevi no começo deste texto, a película diverte muito! Do começo ao fim! Aparentemente uma sequência já está sendo planejada, com o retorno de todo o elenco, do roteirista e do diretor. 

Billy e sua nova família adotiva
Sem entrar em mais da trama para não estragar, deem uma chance a Shazam! Garanto que vocês irão se divertir pra valer. Temos uma bela história de origem, leve, engraçada, divertida, com bastante ação e momentos que farão os fãs de quadrinhos sorrirem de satisfação. Com certeza o filme não veio para reinventar a roda, mas com certeza absoluta veio para nos entreter pra valer, portanto, não esqueçam de dizer as palavras corretas: Shazam!

Shazam irá proteger sua família!
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário