sexta-feira, 24 de julho de 2015

Gotham – 1ª Temporada – Uma Série Razoável que Possui Bons Momentos

Bom, conforme falei no post sobre The Flash, a Waner/DC levou para as telas da TV muitos dos seus personagens. Claro, aproveitando o tremendo sucesso causado pela trilogia de Christopher Nolan com seu Batman, eles decidiram contar a origem do Homem Morcego através de uma série, porém, Batman aqui seria apenas o coadjuvante. O protagonista é James Gordon. A série foi lançada em setembro de 2014 e teve longos 22 episódios.

Parte do elenco principal da série

Tudo começa com o assassinato de Thomas e Martha Wayne em Gotham City. O novo recruta da Polícia de Gotham, o detetive James Gordon (Ben McKenzie), é o responsável pela investigação junto com o detetive veterano Harvey Bullock (Donal Logue). A única testemunha é o sobrevivente do crime: o jovem Bruce Wayne (David Mazouz). Começa assim a saga de Jim Gordon. Hã? James Gordon? Gotham conta a origem do Comissário Gordon e não do Batman?? Exatamente!

Gordon tão novo que ainda nem usava óculos e bigode!
Praticamente, Gotham segue a mesma linha de Smallville, só que aparentemente será bem mais demorado para vermos o Homem Morcego em ação do que o Homem de Aço. Lembrando que Clark Kent em Smallville já era um adolescente e levou 10 anos para vestir o uniforme do Superman no último episódio por uns 2 minutos no máximo. Imaginem Bruce Wayne, que na série, deve ter uns 12 anos no máximo!

Bruce ao lado dos pais mortos
Mas, como citei acima, Gotham é sobre a origem do Comissário Gordon. Paralelamente, iremos ver Bruce caminhando para ser o herói que um dia será. Junto com tudo isso, surgem vilões consagrados de Batman no início de suas carreiras, muitos ainda, nem são vilões ainda. Selina Kyle e Ivy Pepper, por exemplo, são crianças com idades médias como a de Bruce. Outros vilões já são mais velhos, como é o caso de Edward Nygma, Harvey Dent e Oswald Cobblepot. Resumindo, se parar para analisar as idades com o futuro, sua cabeça embaralha e explode. Muitas ali não fazem muito sentido, mas embarquemos na ideia da série.

Mais uma parte do elenco
Gotham teve uma primeira temporada razoável pra fraca, contando com alguns bons momentos, um elenco bom onde acabam se destacando alguns personagens. O clima de investigação policial ficou bom e a guerra da máfia foi uma boa jogada para começar. Mostrar uma cidade corrupta onde não se pode confiar em ninguém é uma boa base para mostrar o porquê de Batman ser um herói tão solitário e violento. Vemos o conflito que o jovem Bruce Wayne passa, tendo que crescer e amadurecer antes do tempo, contando sempre com a ajuda de seu fiel mordomo/conselheiro/pai Alfred Pennyworth (Sean Pertwee). Até mesmo o Asilo Arkham aparece nesta primeira temporada.

Bruce e seu fiel companheiro Alfred
Do elenco, merecem destaque 4 personagens: Oswald “Pinguim” Cobblepot (Robin Lord Taylor), Edward Nygma (Cory Michael Smith), Harvey Bullock (Donal Logue) e Fish Mooney (Jada Pinkett Smith). Começarei por Cobblepot. Ele é o coração de Gotham. Sem ele, acho que a série não iria muito à frente. Taylor nos mostra um Pinguim extremamente inteligente, oportunista, estrategista, esperto e que não sabe usar a força, mas compensa usando todo seu intelecto. Cobblepot tem veneração por sua mãe, a divertida Senhora Gertrud Kapelput (Carol Kane), e faz de tudo para mostrar que ele será um grande homem um dia (mesmo que para isso ele precise matar e passar qualquer um pra trás). Cobblepot trava uma batalha interessante com Fish Mooney e Salvatore Maroni (David Zayas, o Batista de Dexter) na tentativa de assumir o controle do submundo do crime de Gotham.

"Pinguim", um dos melhores personagens da série
Edward Nygma é um perito forense da Polícia de Gotham que é apaixonado por charadas. Está sempre de bom humor, é inteligente e nutre uma paixão não correspondida pela Senhorita Kringle (a bela Chelsea Spack), que poderá ser um dos caminhos que o levarão para o lado do crime. Cory interpreta um personagem que nos cativa rapidamente pela simpatia e que mostra um lado sombrio que pode surgir a qualquer momento. Juntamente com Cobblepot, estes dois foram os personagens que mais gostei da série.

Esse dará trabalho ao Batman no futuro
Harvey Bullock é um detetive que já conhece as regras da cidade há um bom tempo para saber a hora de fazer vista grossa e a hora de dar em cima da criminalidade. É um tanto quanto corrupto, mas sempre tenta fazer o possível para resolver os crimes que investiga. Diversas vezes bate de frente com Gordon por pensarem diferente. Gordon é idealista, incorruptível, pensa rápido e quer acabar com o crime de qualquer maneira. Já Harvey, se contenta em receber seu pagamento no final do mês. Com o tempo, um aprende muito com o outro e acabam formando uma bela dupla. 

Harvey, sarcástico e experiente
A bela Fish Mooney é uma personagem que foi criada para a série e não existe nos quadrinhos. Ela é muito inteligente, manipuladora, comanda seus capangas com mãos de ferro, não se incomoda em sujar as mãos e é muito ambiciosa. Trava bons diálogos com Cobblepot. A senhora Smith tirou onda com sua personagem. Ela foi contratada para participar apenas da primeira temporada, mas após o sucesso da personagem, apostaria no retorno dela para a segunda temporada. 

Fish, mulher barra pesada no meio dos homens da máfia
Apesar do clima de “filme de máfia/policial” da série, eu não curti muito Gotham. Depois de The Flash e Demolidor, Gotham é meio boba. Imaginar que a série poderá durar muito tempo apresentando futuros vilões que ainda nem são vilões ainda (a galeria de vilões do Batman, juntamente com do Homem-Aranha, são as melhores e mais vastas dos quadrinhos) e enrolando com o desenvolvimento de Bruce Wayne a Batman não me animam. Claro, eles podem dar um salto no tempo se quiserem e pularem muitos anos, apresentando um Bruce maior. Mas, enquanto der audiência, acho que durará muito tempo ainda nisso. É só lembrar do exemplo que dei de Smallville lá em cima. Seria melhor se já colocassem tudo estabelecido com o Batman já atuando como vigilante em seus primeiros anos, como fizeram com Flash na sua série.
Alguns dos vilões e futuros vilões
Uma outra coisa que me incomoda na série é a Selina Kyle (Camren Bicondova) que num futuro próximo será a Mulher Gato. Quem me conhece sabe que eu não curto colocar criança mais esperta e mais forte do que um adulto em produções de ação. Imaginem em Gotham então! Tá certo, ela será a Mulher Gato, personagem esperta, escorregadia, inteligente e que trapaceia com todos.... mas, será! Ainda não é! Ter que engolir que uma menininha é mais esperta do que um bando de detetives veteranos e que faz um monte de bandidos perigosos da máfia de bobos... sinto muito.... isso não me desce. 

Selina, criança que engana mafiosos e policiais experientes
O final da temporada foi morno, deixou algumas coisas em aberto e outras foram resolvidas. A segunda temporada já está sendo gravada e estreia dia 21 de setembro nos EUA pela FOX. Espero que dê uma melhorada na série e que mostrem o caminho para o surgimento do grande herói que Batman é.


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário