quarta-feira, 15 de abril de 2015

Que monstro te mordeu?, uma série infantil muito interessante.

Gorgo, Morgume, Luísa, Lali e Dr. Z, os personagens principais.

Vivemos em um tempo em que a programação infantil na TV aberta é praticamente nula. Apenas SBT, Cultura e Record (apenas aos sábados e só Pica-pau) têm em sua grade um espaço para crianças. A própria legislação brasileira atrapalha nisso, mas não é do que se trata este artigo.

Recentemente, zapeando canais, coloquei na Cultura e estava passando "Que monstro te mordeu?", uma serie criada por Cao Hamburguer, o mesmo que criou Castelo Rá-Tim-Bum e Família Imperial, e Teodoro Poppovic. De cara, fiquei impressionado pela qualidade da produção: não deve em nada a programas de fora e nem outros já produzidos no Brasil.

Cenários, figurinos, os bonecos, tudo muito belo, bem feito. A série é nos moldes de Vila Césamo, Muppets, mas com uma linguagem mais voltada para o nosso país. Eu vi poucos episódios, mas gostei muito da maneira como a série se desenvolve. Pra ficar mais claro, eis o enredo, que é bem simples:

Toda vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida em um lugar muito especial: o Monstruoso Mundo dos Monstros, espalhando caos por onde passa. Resta a Lali e seus amigos monstruosos - Luísa, Dedé e Gorgo - resolverem a confusão aprendendo algo com ela.
Fonte: Wikipédia.
A série já encerrou suas gravações, e possui 50 episódios. Começou a ser transmitida pela Cultura em 10 de novembro de 2014, e é diária, em dois horários: 11:30 e às 19:30.

Os personagens:

  • Lali "Lalica" Monstra (Daphne Bozaski) - Apesar de ter garras, orelhas pontiagudas e um rabinho, Lali Monstra é uma menina como qualquer outra. Ela é metade humana e metade monstra porque é assim que foi desenhada e desde que chegou no Monstruoso Mundo, tornou-se amiga inseparável de Gorgo, Dedé e Luísa e passou a ser tratada como filha por Dr. Z e seu assistente Morgume. Lali geralmente, vive sendo mordida por monstros diferentes e vivendo as aventuras mais absurdas.
  • Dr. Z (Paulo Henrique Santos) - Pai adotivo de Lali. Dr. Z é um cientista monstrólogo - que estuda e cataloga todos os tipos de monstro. No entanto, tem como atividade paralela humanologia, a ciência que estuda os seres humanos. Apesar de muitíssimo inteligente, Dr. Z é igualmente atrapalhado e desorganizado e por isso, depende de seu assistente Morgume para tudo. A origem de seu sotaque maluco até hoje não foi desvendada.
  • Morgume (Aguinaldo Rodrigues Feitosa) - É o único monstro em todo o Monstruoso Mundo que não foi "desenhado" por uma criança. Ele é na verdade um griseng mutante criado por Dr. Z para ser seu assistente no laboratório mas que acabou ficando responsável também por cuidar de casa e até mesmo da pequena Lali. Mas Morgume faz tudo isso sem reclamar pois, apesar de ser pequenino tem um coração gigantesco.
  • Luísa (Melina Meghini) - É uma poltrona rosa, romântica e sonhadora. É sensível, dedicada e muito tímida. Mas Luísa também tem a força de um mastodonte e consegue levantar monstro-pedras e monstro-árvores. Então é melhor ninguém se meter a besta com ela!
  • Dedé Haroldo (Hugo Picchi) - É um monstrinho hiperativo que nunca para quieto. Ele é grudento - vai ver é por isso que é feito de chiclete. Pula sem parar - vai ver por isso é uma bola. Tem quatro braços e oito olhos - e vai ver é por isso que está sempre ocupado com alguma coisa. Dedé porém, só tem uma boca - mas que fala por mais de doze!
  • Gorgo (Sidnei Caria) - É um latão de lixo todo embolorado e meio mal humorado. Tem um apetite de monstro-leão e come todo tipo de coisa com um gostinho especial porpneus borrachentos. Ele adora fazer piadas afiadas. Mas apesar das aparências, Gorgo é um monstro muito legal e um grande amigo para Lali, Dedé e Luísa (mas ele só não vai muito com a cara do Super Tom).
Há mais personagens, mas estes compõem a trama básica. Os temas são bem comuns, coisas que se pode ver no dia a dia, mas também abordam temas mais sérios como suas escolhas poderem afetar a vida dos outros ao seu redor, noções de responsabilidade e respeito às diferenças, valor da amizade e do companheirismo, entre outras coisas. Eu não vi todos os cinquenta episódios por questões de horário de exibição, mas é uma série leve, engraçada, divertida e com momentos interessantes de reflexão.

Deixarei para vocês o canal oficial da série no You Tube:

Que monstro te mordeu?

E um trailer:




Em um tempo em que as crianças têm tão pouco espaço na tv aberta, é muito bom ver que ainda há interesse de produtoras locais e gente igualmente interessada em produzir um programa de qualidade para as crianças que não têm (ou têm) acesso aos canais infantis da tv paga. E ainda mais contando com o nome de alguém como Cao Hamburguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário