domingo, 22 de maio de 2016

Dr. Estranho – Começos e Fins: A Origem do Mago Supremo da Marvel é Revisitada com Alto Estilo!

Em novembro de 2004, a Marvel lançou um novo olhar sobre a origem do Mago Supremo do Universo Marvel: o Dr. Estranho. Através do selo “Marvel Knights”, selo mais adulto da editora, vemos uma história de origem mais atualizada do personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1963. Escrita por J. Michael Straczynski e Samm Barnes, desenhada por Brandon Peterson e colorida por Justin Ponsor, a mini série em 6 edições, intitulada como Strange ou Começos e Fins, reconta com alto estilo como o arrogante Dr. Estranho tornou-se o Mago Supremo. 

Capa da Primeira Edição

O Dr. Stephen Strange é um jovem estudante de medicina que vai ao Tibet com seu melhor amigo para um “intercâmbio” de medicina e para ajudar as pessoas humildes de um vilarejo. Lá, ele conhece Wong, um menino em estado catatônico que ele acaba ajudando. Durante um passeio ele conhece um ancião que lhe diz frases misteriosas e depois desparece. Empolgado com o trabalho voluntário e por ter ajudado ao jovem Wong, Strange promete retornar ao Tibet no ano seguinte para continuar ajudando aos necessitados.

Strange e seu melhor amigo no Tibet
Os anos passam, Stephen torna-se um dos mais renomados cirurgiões do planeta e esquece da promessa feita de voltar ao Tibet, de Wong e de ajudar aos necessitados. O Dr. Estranho transforma-se num sujeito arrogante, milionário, fútil, entediado e sem uma expectativa de vida. Durante um fim de semana num chalé de um cliente milionário, Strange sofre um acidente na neve e fica gravemente ferido. Após um tempo internado em um hospital, ele se recupera, porém sofre uma grave consequência de seu acidente: nunca mais poderia usar suas mãos novamente para operar ninguém.

Strange e Wong
Stephen parte numa busca mundial por especialistas em mãos, gasta toda sua fortuna e acaba falindo. Sem sucesso, ele ouve falar de um especialista em mãos no Tibet que usa uma medicina não convencional. Esse especialista era nada mais, nada menos do que Wong, o menino que Strange havia ajudado anos atrás. A busca por Wong vai terminar em Nova York, num casarão a duas quadras de onde Stephen morava. Chegando lá, Strange encontra Wong, o Ancião que havia conhecido anos atrás e Clea, uma espécie de guarda costas do Ancião. 

Mais uma  Capa da Mini Série
O Ancião revela que Strange estava destinado a coisas maiores em sua vida, o que o arrogante doutor não quer saber. Ele se revolta e decide ir embora, mas antes, o Ancião toca sua testa e diz que irá abrir seu terceiro olho. Pronto. Daí para frente a vida de Stephen Strange muda radicalmente. Ele começar a ver criaturas místicas e demônios, que passam a perseguí-lo. A saída é voltar ao casarão do Ancião. Desta forma, Stephen inicia seu treinamento para se tornar um mago. 

Strange assim que sai do Casarão do Ancião
O Ancião já tinha um discípulo chamado Barão Mordo, que queria virar o Mago Supremo. Ao ver a atenção que Strange recebia, Mordo fica enciumado, com inveja e com ódio. Ele une-se então ao demônio Dormammu e atacam o casarão do Ancião. Agora, Stephen terá que colocar seu treinamento em ação, terá que defender o casarão e derrotar os planos do Barão Mordo e de Dormammu.

Strange vê um demônio pela primeira vez
A mini série é excelente e me lembrou muito o estilo da também mini série de origem do Demolidor, escrita por Frank Miller em 1993, intitulada Demolidor– O Homem sem Medo. Em ambas as minis a origem dos heróis é recontada em detalhes, e geralmente, incluem uma origem dos vilões principais também. Eu adorei as duas mini séries e recomendo com toda certeza para qualquer fã de quadrinhos e de uma boa história. Aliás, é leitura obrigatória para qualquer nerd de respeito!

Demolidor - O Homem sem Medo (1993)
Eu não conhecia muita coisa sobre o Dr. Estranho, havia lido apenas uma graphic novel dele há um tempo atrás, mas uma história muito comum ao qual não vi muita graça. Com esta mini série contando sua origem em detalhes, fiquei conhecendo melhor o personagem, seus coadjuvantes, e de quebra, me preparo para o filme do herói que vai sair em 4 de novembro de 2016 com o excelente Benedict Cumberbatch no papel de Dr. Estranho. Stephen Strange possui um fardo pesado para carregar e as consequências de ele ser o Mago Supremo me chocaram e me fizeram curtir ainda mais sua história.

Poster do filme
Para aqueles que não conhecem nada sobre o Dr. Estranho, como era meu caso, ou que simplesmente querem saber a origem desse ótimo personagem, precisa ler esta excelente mini série que revisita com alto estilo a origem do herói. É fácil encontrar a revista na internet. Leiam. E lembrem-se sempre: o mago é implacável!!!

As 6 edições juntas
Um grande abraço!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Crítica: Capitão América 3: Guerra Civil - O Esperado Duelo de Titãs! (Sem Spoilers)

Guerra Civil: De que lado você está? 

2016 tem sido um ano agitado pro mundo Nerd nos cinemas. Mal pudemos respirar depois de Deadpool e Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça, e a Marvel Studios lança um dos títulos mais esperados entre os filmes de super-heróis, o bombástico Capitão América 3: Guerra Civil. Esse era um Filme mais do que aguardado, em especial por ser baseado num dos mais marcantes arcos das histórias Marvel nos quadrinhos. Claro, não poderíamos esperar uma adaptação da mesma Guerra Civil das HQs, pela própria impossibilidade do universo cinematográfico incorporar um momento de tamanha magnitude, que envolveu tantos personagens e tantas ligações entre as histórias do mundo Marvel, mas era de se esperar algo que seguisse ao menos o mesmo conceito. 

O tão aguardado confronto de Heróis
Pode-se perceber, desde que o filme foi anunciado, que as especulações sobre ele eram bem divididas, quase não havia meio termo. Ou se esperava que o filme fosse um sucesso ou um fracasso total. Mas já poderíamos supor o que ele poderia ter afinal, de positivo e negativo. De  positivo, poderíamos testemunhar o embate ideológico do Capitão América e do Homem De Ferro, além da aparição de outros heróis que tomariam seus lados e se digladiariam uns contra os outros. De negativo, havia os que argumentavam pelo fato do filme não conseguir reproduzir a grandiosidade e relevância do evento das HQs e contar com poucos heróis. Todavia, a Marvel conseguiu guardar o melhor pro final: A aparição do Homem-Aranha logo nos últimos trailers serviu pra aguçar a curiosidade dos fãs (Além do que, o Aranha já é ícone nas HQs e no cinema, certeiro pra atrair os fãs do cabeça de teia) e criar uma expectativa ainda maior sobre o filme. Muita curiosidade e muitas teorias fizeram o filme ser ainda mais aguardado, isso sem falar no desempenho de seu principal concorrente, Batman Vs Superman, filme que divide opiniões, e fez muitos se perguntarem "será que a Marvel conseguirá superar o duelo da distinta concorrente DC Comics?"

Pantera Negra e Soldado Invernal:um dos melhores embates do filme
De qualquer forma, Guerra Civil estreou com críticas positivas e boas arrecadações mundo afora, e ao que parece, será um novo recorde de público e lucro pra Marvel Studios. Baseado nisso, e depois de assistir com grande atenção, resolvi falar um pouco sobre o filme, ressaltando os pontos importantes e principalmente respondendo a dúvida cruel: vale a pena ver ou não? será esse realmente o blockbuster que prometeu ser? procurarei fazer uma análise dos pontos relevantes do filme, fazendo uma análise crítica mas procurando evitar os tão odiados spoilers. Então, vamos lá. 

Elizabeth Olsen como a bela Feiticeira Escarlate
Falando do enredo, pra quem não conhece o evento Guerra Civil nas HQs isso não fará a menor diferença. Afinal, o filme não tem quase nenhuma relação com ele, fora claro, a ideia central e algumas leves e sutis referências  aos quadrinhos, que apenas os fãs que leram as histórias vão notar. Mas é interessante como a Marvel liga vários pontos de seus diversos filmes nesse, em especial Homem de Ferro 3 e Vingadores 2: A Era de Ultron sendo que o filme automaticamente pressupõe que você já conheça esse e outros títulos anteriores, evitando assim contextualizações e explicações desnecessárias. Graças a isso, a história ganha um ritmo dinâmico, podendo explorar todo o conceito do filme, sem se ater a longas introduções. 

Os dois times de heróis se confrontam
O longa conta a história dos já conhecidos Vingadores, que após uma série de eventos trágicos,  que surgem como efeitos colaterais envolvendo suas batalhas em defesa do mundo, acabam sendo pressionados pelos governos mundiais a assinarem um pacto, onde se submetem a jurisdição da lei internacional, que irá regular as ações dos heróis. Tony Stark, o Homem de Ferro (vivido pelo carismático Robert Downey Jr). movido por razões emocionais adere a essa lei, seguido por outros heróis que sugerem que esse é um meio correto de adquirir responsabilidade por suas ações. Outros heróis, movidos por suas convicções, em especial o Capitão América (Chris Evans) acabam por discordar desse pacto. Combinando esse contexto, e mais uma série de eventos que vão aos poucos se ligando a história principal, se desencadeia o embate entre os heróis, que acabam lutando ferozmente entre si, mas principalmente os dois líderes, respectivamente Capitão América e Homem de Ferro.

Porrada entre os heróis: disso os fãs não poderão reclamar
O filme também faz ligações com os eventos do filme anterior do Capitão América, ao colocar o Soldado Invernal, Bucky Barnes, como uma espécie de pivô de alguns conflitos interessantes dentro da trama ao mesmo tempo em que, um plano de vingança arquitetado sutilmente pelo grande vilão da história, torna a situação ainda mais complicada. Pode-se notar que alguns dos eventos desse filme, também servem de pressuposto pra um futuro trabalho nas histórias do Pantera Negra, herói pouco conhecido pelo grande público, mas que ganhou espaço no filme e já tem seu próprio longa previsto pro ano que vem. 

Alguns dos personagens que mais se destacam no filme
Depois de todas essas ligações, da pra perceber que o enredo do filme foi bom certo? errado. Pode-se dizer que os escritores souberam criar pontos de ligação, mas não trabalhar com eles. Alguns pontos na história ficam mal aproveitados, e culminaram num final previsível e num ritmo carente de reviravoltas e situações inesperadas. Em compensação, os combates e o drama fazem questão de tentar compensar esses furos no enredo. O duelo ideológico entre os heróis tem seu lugar tomado por um confronto com motivações mais sentimentais e pessoais, e acaba não se aprofundando tanto sobre a questão do governo poder ou não regular as ações dos heróis, ponto que é discutido e fica mais evidente apenas no começo do filme. 

Uma das primeiras artes dos times: Teamcap x TeamIron
Apesar disso, esse é provavelmente o filme mais dramático e "pesado" da Marvel, apelando  pra boas cenas de ação e sangue (mais do que se podia esperar na maioria dos filmes Marvel, dada a classificação dos mesmos) criando uma atmosfera relativamente mais "adulta" em alguns momentos. Os combates são bastante explorados, onde os heróis usam e abusam das suas habilidades pra se enfrentar, em especial o derradeiro duelo de equipes, que tende a agradar a maior parte do público. A luta entre o Capitão e o Homem De Ferro, já está em primeiro lugar nos duelos dos filmes Marvel pra mim, os dois lutam com tudo, e com certeza, os fãs vão a loucura com esse confronto, recheado de boa  carga dramática. Claro, apesar dos bons dramas, o alívio cômico é sempre presente, mas não em todo o filme, ele é feito na hora certa e dose certa, sabendo explorar bem as emoções de quem assiste.

"E Aí, Pessoal?" o novo Homem Aranha soube surpreender
Sobre a parte estética do filme, os diretores Joe e Anthony Russo botam pra quebrar com boas e bem planejadas cenas de perseguição, explosões, cenários bonitos e efeitos especiais de ótima qualidade. Os personagens estão bem caracterizados, e souberam ser bem utilizados no filme, todos tem seu espaço e seu momento, com exceção dos vilões, nenhum deles aparece apagado demais, coisa que o filme acertou em cheio. Claro, existem os que pra mim foram mais interessantes, sendo esses: A Feiticeira Escarlate, que agora é mais explorada e mais bem apresentada ao público. O Visão, carismático e tem sua relação com a feiticeira mais evidente e trabalhada na trama, além de terem o cuidado de mostrar melhor seu modo de pensar, seus poderes e habilidades. O Soldado Invernal também é um ponto chave do filme, apesar do Falcão e do Máquina de Guerra também terem seus momentos de brilhar, Bucky liga uma série de acontecimentos no filme, tornando-se um dos personagens com mais tempo de tela. 

Marisa Tomei como a nova (e repaginada) Tia May
O Homem-Aranha de Tom Holland foi um show a parte. Junto com o Homem-Formiga (vivido por Paul Rudd), foram os grandes alívios cômicos do filme, e tem tudo para cativar o público. Sobre o aranha em especial, temos um Peter Parker mais jovem e inexperiente, movido apenas por sua vontade de fazer a coisa certa. O aracnídeo está mais parecido com o herói dos quadrinhos: tagarela, piadista e cheio de sacadas hilárias no meio da luta. Destaque pra tão comentada Tia May do filme, estrelada pela belíssima Marisa Tomei, que mesmo já tendo seus 51 anos, mostra uma beleza de dar inveja a garotas bem mais jovens. O Homem-Formiga que pra mim passou despercebido ano passado, agora mostra mais de si (acho inclusive que aqui ele está melhor que em seu próprio filme) protagonizando alguns dos melhores momentos do filme. Mas sem sombra de dúvida, o personagem mais bem utilizado foi o Pantera Negra. No filme pudemos ser apresentadas a um T'chala bem fiel as histórias em quadrinhos e bem Badass, sendo bem aprofundado mesmo não exigindo-se dele tanto tempo de tela. Um personagem rico, que tem tudo pra conquistar um público próprio daqui pra frente nos cinemas. 

Pantera Negra: Filme ajudou a introduzir o novo Herói
Capitão América e Homem de Ferro estão em suas melhores formas, ambos fortes, determinados e dispostos a defenderem o ideal que acham certo. Alguns dos diálogos mais fortes e carregados de emoção do filme estão entre os dois, E por fim, os vilões. Ossos Cruzados e o Barão Zemo pra mim foram os piores personagens do filme. Apesar de suas participações terem sido importantíssimas pra dar lógica a pontos na trama, foram fracas e sem brilho, coisa que talvez seja comum, afinal o foco do filme está mais no duelo dos heróis. Todavia, se me permitem uma comparação, considero que o Lex Luthor de Batman Vs Superman soube ser melhor nesse sentido, cumprindo bem seu papel e tendo seu momento de foco, mesmo com a principal atração sendo o embate dos dois  heróis. O barão Zemo em especial está completamente descaracterizado, passando longe da aparência do antológico vilão dos quadrinhos. 

A emblemática Cena dos quadrinhos no Filme
De toda forma, esse é um bom filme, que tem tudo para agradar muita gente. Mas, respondendo aos questionamentos anteriores, ele é tudo que prometeu ser? essa é realmente uma pergunta difícil de ser respondida. Eu diria que se você espera um enredo bem traçado, trabalhando a questão ideológica da guerra civil e todo o questionamento social envolvendo a trama, vai ficar a ver navios. Mas se você quer se divertir, vendo boas trocas de golpes entre super heróis, esse é o filme certo. o Filme cumpre seu papel, sendo um pouco aquém de quem colocou as expectativas la no alto, mas pode-se dizer que dos lançamentos de heróis do ano, por enquanto, foi o melhor. Vale a pena assistir? Sim, com certeza, essa filme encerra um ciclo da Marvel nos cinemas e dá a abertura a outro, com novos personagens e tramas, e abre um leque de possibilidades pra boas novidades que veremos daqui pra frente. Então veja o filme e tire suas próprias conclusões, garanto que terá uma boa diversão. Assistam e descobram quem vence esse duelo de titãs!